10 conselhos de como cuidar de uma iguana

,

Quando o nosso animal de estimação é algo peculiar, diferente ou exótico, muitas vezes temos perguntas ou dúvidas básicas que não sabemos como resolver.

Se és amante das iguanas, de certeza já te encontraste em uma situação, na qual não está seguro da alimentação ou das pautas de higiene corretas, ou se o terrário está corretamente preparado ou se estamos a ajudar para que se adapte da melhor forma possível ao novo entorno.

A seguir descobrirás algumas dicas para resolver as dúvidas mais comuns com estes 10 conselhos para cuidar de uma iguana corretamente:

  • Suplementar com cálcio diariamente a sua comida. As iguanas precisam, para o correto crescimento e um ótimo desenvolvimento ósseo, adicionar cálcio na sua dieta diária. Uma iguana calcificada é uma iguana saudável e forte. Basta com deitar um pouco cálcio na salada diária que comem. O cálcio podemos oferecê-lo em pó ou líquido, escolhe o que for mais confortável para ti. O líquido tem a vantagem de que pode ser adicionado diretamente na água que bebe.
  • Trocar a fonte de iluminação UVA/UVB a cada seis meses ou pelo menos uma vez por ano. Tanto as lâmpadas fluorescentes compactas como as tradicionais têm um limite de horas de produção de raios UVA e UVB. A partir dos 6 meses, ainda que a lâmpada fluorescente continue a funcionar, a percentagem de radiação UVA e UVB que produz diminui progressivamente a qualidade da luz que emite. Esse é o motivo pelo que se recomenda trocar a cada 6 meses ou uma vez por ano, no máximo. A radiação UVB é a que permite a assimilação do cálcio da alimentação e, portanto, a correta ossificação dos ossos.
  • Aumentar a humidade na época de muda. As iguanas, como todo réptil, para crescerem precisam mudar e se desfazer da sua pele velha e substituí-la por uma nova. Para a correta muda e desprendimento da pele velha é muito importante o fator humidade de maneira que é muito conveniente pulverizar com água morna a nossa iguana os dias prévios à muda. Desta forma a pele fica hidratada e mais flexível, facilitando o seu desprendimento. O Shedding Aid para ajudar a muda de répteis é um produto que ajuda na muda, especialmente nos casos de retenção.
  • Revisão veterinária uma vez por ano. As visitas ao veterinário são importantes para conferir a saúde da nossa iguana e saber que está em perfeito estado e crescendo otimamente. Uma desparasitação interna e externa do nosso animal de estimação uma vez por ano é importante já que através dos novos objetos decorativos que adicionamos no seu terrário ou inclusive da alimentação podem chegar parasitas, tanto à sua digestão como à sua pele. De igual forma, graças à revisão o veterinário poderá detetar qualquer possível problema de saúde.
  • Trocar o substrato a cada dois ou três meses no mínimo. A higiene é muito importante, não só pelo tema dos odores, mas também porque uma boa higiene é companheira de uma boa saúde da nossa iguana. A maioria das doenças das iguanas são originadas por uma má higiene. Um terrário sujo facilita o desenvolvimento de bactérias patógenas que podem adoecer, de diferentes maneiras, à nossa iguana. É conveniente a limpeza profunda e a desinfeção do terrário a cada 6 meses ou pelo menos uma vez por ano. Há numerosos produtos no mercado para isso como o Reptix Health Spray desinfetante para terrários.
  • Apanhar e passear diariamente a nossa iguana. É importante conseguir que a nossa iguana seja mansa e tranquila. Para habituá-la é necessário dedicar todos os dias um tempo para tirá-la do terrário. Uma iguana adulta selvagem é um animal perigoso e problemático, enquanto que uma iguana mansa e habituada ao seu dono pode ser como um cãozinho dócil. Controlar uma iguana pequena é simples e com o tempo ela habitua-se com o manejo, mas uma iguana adulta resulta praticamente impossível de manipular.
  • Variar a alimentação o máximo possível. “Somos o que comemos” e o mesmo acontece com as iguanas. Quanto mais variada e rica for a sua dieta, desfrutará de uma maior saúde, vitalidade e inclusive beleza. Portanto, é conveniente variar a dieta vegetal que proporcionamos, trocando os legumes, hortaliças e frutas que damos à nossa iguana. Desta forma não se cansará de comer sempre o mesmo e receberá todos os nutrientes e vitaminas que precisa. As misturas de ervas e flores são muito importantes na sua dieta e há um enorme sortido no mercado.
  • Não oferecer nunca proteína de origem animal. Muitas vezes temos a tentação de adicionar algum inseto à dieta da nossa iguana, de oferecer carne e outros alimentos que não são de origem vegetal. As iguanas são animais estritamente herbívoros e a adição de qualquer tipo de proteína de origem animal é nocivo para a sua saúde. Se queremos ver caçar o nosso réptil, a iguana não é o animal adequado, para isso temos outros como os Varanus, lagarto-de-gola, Dragão-água-chinês, geckos e Pogonas, entre outros.
  • Não juntar dois machos no mesmo terrário nem exemplares de diferentes idades e tamanhos. As iguanas são répteis muito territoriais. Uma vez atingida a maturidade sexual um macho não permitirá a presença de outro nas suas cercanias e produzir-se-ão brigas com resultados imprevisíveis para ambos concorrentes (feridas, amputações e até mesmo a morte). Se colocamos dois exemplares (inclusive um casal) de diferente tamanho no mesmo terrário corremos o risco, não só de ataques, mas também de competição alimentar e o de menor tamanho deixará de comer ou comerá em pequenas quantidades o que fará com que fique, aos poucos, cada vez mais enfraquecido.
  • Cortar as unhas quando estiverem demasiado compridas. As iguanas são répteis arborícolas e para escalar pelas ramas usam as suas unhas afiadas que podem ser como facas produzindo não só arranhões, mas também profundos cortes quando as manipulamos. Para prevenir os possíveis arranhões da nossa iguana é recomendável cortar as unhas com um corta-unhas com cuidado para não apanhar nenhum dos vasos sanguíneos que percorrem pelo seu interior. As nossas mãos, braços e roupa o agradecerão.

SOBRE O AUTOR

Tiendanimal

Tiendanimal é a grande loja online de produtos para animais de estimação. Descobre o nosso catálogo com mais de 16.000 produtos em www.tiendanimal.pt

« Anterior

Como instalar plantas naturais dentro do meu aquário

Como cuidar de um hamster?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.