Caraterísticas das tartarugas: Que espécies existem?

,

Está a pensar levar para casa um novo animal de estimação? Seguramente que já pensou na opção de adotar uma tartaruga, ainda mais se tem crianças. Já que deseja cuidar de uma, mas não sabe como começar, este artigo explica quais são as caraterísticas das tartarugas e as espécies mais comuns. Para além disso, vamos contar-lhe as curiosidades e outros dados importantes sobre estes ternos animais.

Quais são as espécies mais comuns de tartarugas?

As tartarugas dividem-se em dois tipos: aquáticas e terrestres. Por isso embora tenham características similares, devem adotar-se cuidados específicos para cada uma delas para que tenham uma boa qualidade de vida, em especial no que respeita ao alojamento e alimentação.

Na atualidade existem cerca de 240 espécies de tartarugas aquáticas e terrestres. De seguida, vamos mencionar quais as caraterísticas das tartarugas e quais são as mais comuns na Península Ibérica.

Espécies de tartarugas terrestres mais comuns

– Tartaruga Caixa

– Tartaruga Mediterrânea

– Tartaruga de amora-preta

– Tartaruga russa

Espécies de tartarugas de água mais comuns

  • Tartaruga de orelhas vermelhas
  • Tartaruga de orelhas amarelas
  • Tartaruga de Cumberland

Cuidados básicos de uma tartaruga

Com efeito as tartarugas são animais de estimação muito independentes e podem chegar a viver muitas décadas se forem cuidadas corretamente. Nesse sentido, a esperança de vida depende principalmente da espécie e da sua idade máxima que varia entre 20 e 100 anos.

Assim sendo um espaço adequado para viver com uma correta iluminação e temperatura, será mais do que suficiente para manter o seu animal de estimação confortável. Por isso se não é possível localizar o aquaterrário ou a tartarugueira num sítio com luz solar direta, é necessário colocar lâmpadas especiais de luz ultravioleta. Já que as tartarugas necessitam de receber entre duas a três horas de luz para que tenham uma carapaça forte e sã.

Por conseguinte a qualidade da água é outro aspeto importante para a longevidade das tartarugas, já que a mesma deve estar bem oxigenada e livre de restos orgânicos. Para isso, pode utilizar um sifão de filtros que mantêm a água limpa mediante a depuração de detritos e impurezas. As caraterísticas das tartarugas exigem que tenha estes cuidados.


O que comem as tartarugas?

No que respeita à alimentação, as tartarugas de terra são maioritariamente vegetarianas e a sua dieta deve ter um alto conteúdo de fibra, verduras, frutas e em alguns casos insetos.

Por sua vez, as caraterísticas das tartarugas de água têm uma alimentação muito versátil e podem comer quase tudo. Ainda assim, é necessário oferecer uma dieta equilibrada e completa. De forma que lhes proporcione os nutrientes e vitaminas que necessitam para o seu desenvolvimento.


Por que é importante dispor de um suplemento de cálcio

As tartarugas que crescem em liberdade obtêm o cálcio de uma maneira natural através da alimentação ou no fundo da água. Por isso esta situação muda com as tartarugas que temos em casa, pelo que necessitamos de incluir um suplemento de cálcio no seu habitat.  

De fato cálcio ajudará a sua tartaruga a crescer corretamente, com ossos sãos e fortes, com uma carapaça dura e saudável, sem quaisquer problemas de pele. Como verifica, são muitos os benefícios do cálcio para a sua pequena. Com toda a certeza a tartaruga é o animal de estimação perfeito para as crianças. Já que requer poucos cuidados para manter-se saudável. Por isso lembre-se de escolher um terrário ou tartarugueira de acordo com o seu tamanho e espécie. Para que possa deslocar-se livremente, para além do mais deve situá-la num lugar com boa luz e temperatura.


« Anterior

Como adotar um gato? Saiba passo-a-passo como receber um novo elemento na família

Como posso eliminar os carrapatos dos cães?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.