Doença óssea metabólica dos répteis

Esta doença é um conjunto de estados patológicos relacionados com o metabolismo do cálcio e do fósforo, por tanto a causa mais frequente é a nutricional, dietas pobres em cálcio ou com uma má relação destes minerais.

Também é produzida por causas ambientais como a falta de luz UVB, por doença renal ou hiperparatiroidismo primário.

Os primeiros sinais clínicos que o dono aperceberá são: crescimento lento, falta de apetite (anorexia) e decaimento.

Nos adultos pode haver falhos reprodutivos, incapacidade para caminhar e suportar o seu próprio peso, dificuldade para defecar, prolapso da cloaca e deformação da mandíbula, esta se abranda devido ao tecido fibroso e cartilaginoso que substituem ao ósseo, e a falta de mineralização dos ossos fazem com que fiquem moles nas áreas das curvaturas.

O diagnóstico definitivo da doença será feito pelo teu veterinário com base nos sinais anteriormente citados, que pode vir a ter um ou vários ao mesmo tempo; a radiografia e um exame de sangue no qual se determine a relação entre o cálcio e o fósforo.

O tratamento consiste em reestabelecer a hidratação, dar um suporte nutricional e banho de água quente para facilitar a defecação.

Em zonas de clima ameno é suficiente a exposição solar durante o verão, aqui é conveniente que a fonte de luz UV seja controlada por se tiver caducado ou estiver muito longe e for incapaz de cumprir a sua função. A exposição deve ser direta já que os raios UVB não ultrapassam o plástico nem o cristal.

Se quiseres podes ver métodos de iluminação e aquecimento.

Deves ter muito cuidado ao manipulá-los já que podem sofrer fraturas espontâneas pela debilidade óssea.

É necessário também corrigir a dieta, inclui alimentos ricos em cálcio e dá um suplemento que o inclua, assim como vitaminas.

Se o estado for muito grave o veterinário ingressará o teu réptil para tê-lo mais controlado e poder administrar a medicação injetada e criar as condições ambientais necessárias para a sua recuperação.

« Anterior

Tartaruga-das-galápagos

Furões: Limpeza dos ouvidos.

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.