Tartaruga como animal de estimação para crianças

Tartaruga como animal de estimação para crianças: Se estás a pensar em introduzir um novos animal de estimação em casa, principalmente quando se tem crianças pequenas, podem surgir várias dúvidas.

Escolher o tipo de animal de estimação ideal para que as crianças tenham um primeiro contato com o mundo animal é muito importante. Dessa relação dependerá o trato futuro e a aprendizagem que os mais pequenos irão adquirir sobre a incorporação de um novo integrante à família.

Tartarugas, animais de estimação perfeitos para os mais novos.

As crianças costumam ter uma especial predileção pelos animais, já que despertam neles curiosidade e o seu lado mais meigo e sensível na maioria dos casos. São muitos estudos que confirmam os benefícios de que as crianças que crescem com animais de estimação: crescem felizes, sociáveis e muito mais responsáveis.

Se já decidiste que darás um animal de estimação aos teus filhos, as tartarugas, sem dúvida alguma, serão a vossa melhor opção.

Manutenção e cuidados

A tartaruga é um animal que requer uns cuidados muito simples, e, portanto, podem ser assumidos por uma criança. Um ponto de partida ideal para que descubram e assumam as tarefas que implicam a presença de um animal em casa.

Outro dos pontos a favor, é o facto de que com bons cuidados, são animais bastante longevos, portanto poderão permanecer na família durante muito tempo.

Além de aprender sobre responsabilidade e cuidados, também os obriga a adquirir outro bom hábito: o de lavar as mãos depois de tê-la manipulado.

Devemos garantir ao animal uma série de requisitos:

1.   Um espaço adequado onde viver, como os terrários ou os recintos adequados para elas (em função do tipo de tartaruga que tenhas escolhido)

2.   Uma boa alimentação com uma dieta variada.

3.   Uma correta iluminação e temperatura. Seria ideal colocar uma lâmpada que proporcione calor e radiação UVB durante o dia, e controlar a temperatura da água.

4.   Uma boa qualidade da água. Para isso deverá estar bem oxigenada e não pode conter restos orgânicos com ajuda de um filtro potente.

Independentemente do animal de estimação que fores escolher, sempre será benéfico para que os nossos filhos aprendam a adquirir aos poucos responsabilidades como: alimentá-lo, tratá-lo com cuidado e respeito, respeitar a sua intimidade e manter limpo o seu espaço e o próprio animal.

As tartarugas são uma perfeita opção para introduzir um animal de estimação em casa já que, como comentamos anteriormente, são pouco exigentes e serão animais felizes se lhes ofereces um alojamento, cuidados e alimentação adequados.

SOBRE O AUTOR

Nira Oliva Parra

Técnica Especialista em animais de estimação. Trabalho no meu dia-a-dia com o que mais gosto:  os animais de estimação. Consigo conciliar a minha profissão com diversas ONG do sector que ajudam milhares de animais que tenham sido vítimas do maltrato e abandono.  Sempre em formação contínua para conseguir oferecer os melhores serviços ao mundo animal.

« Anterior

Tartarugas de orelhas vermelhas

Terrier escocês

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.