Tartarugas de orelhas vermelhas

Estas tartarugas são originárias da América do Norte, do leste das Rochosas. No seu hábitat natural passam grande parte do dia em água morna. Nadam muito bem sob a água e durante as horas de mais calor é possível vê-las a apanhar sol sobre os troncos ou rochas da beira-mar. Os sexos podem diferenciar-se porque os machos são menores que as fêmeas, as garras são maiores e a cauda é mais comprida. São omnívoras e alimentam-se tanto de proteínas de origem animal como de vegetais. As mais novas precisam de 40% de proteínas, enquanto que as adultas comem mais plantas. No seu ambiente natural alimentam-se de pequenos peixes, anfíbios e caracóis de água, além das plantas que crescem na água e os arredores.

Igual que com o resto de répteis, tenta sempre comprar tartarugas procedentes de criadouros e que estejam em bom estado de saúde. As que foram caçadas no seu hábitat natural ficam estressadas e com infecções de protozoários e bactérias, como Salmonella, que se transmite facilmente às crianças. Além disso, costumam estar desnutridas e desidratadas por terem sido mantidas sem água durante longo tempo ou em lugares frios que não estimulam o seu apetite.

Logo que compres uma tartaruga, recolhe uma mostra de matéria fecal e leva-a junto com o animal a um veterinário especialista em répteis. Desta forma poderá controlar o estado físico e dar-te-á alguma medicação se for necessário. Se mantiveres a tua tartaruga com as temperaturas adequadas, a alimentas com uma dieta variada e equilibrada e proporcionas um ambiente livre de stress, ela pode chegar a viver 100 anos.

Um ambiente adequado para uma tartaruga deve constar de uma parte seca e aquecida e outra com abundante água morna. As tartarugas sujam muito quando comem e ,além disso, defecam na água, pelo que deverás limpar todos os dias para manter o ambiente em boas condições e evitar doenças. Alguns preferem alimentar a tartaruga em outro tanque para não sujar tanto. Se tens um bom filtro para a água, podes mudar entre um quarto e a metade do tanque por semana e limpá-lo completamente uma vez por mês. Caso contrário, é preciso trocar a água todas as semanas e se adicionares água, deve estar morna. A parte com água deve ter um tamanho apropriado para que a tartaruga possa nadar, que dizer, uma profundidade de 1,5 a 2 vezes o comprimento do seu corpo (CC) e uma longitude de 2 a 3 vezes o CC por 4 a 5 vezes o CC. Se não estás interessado em ver o animal quando está a nadar debaixo da água, podes usar um recipiente de plástico grande como piscina; só adiciona uma superfície como rampa para que o animal possa entrar e sair. Podes construí-la com pedrinhas de aquário, com troncos ou cortiça. Evita as rochas porque pode raspar a carapaça e ficar infectada. Para comprares o tanque, calcula estas medidas acrescentando a parte seca e tem em conta que a tartaruga adulta tem aproximadamente o tamanho de um prato grande.

Precisas também de um sistema para aquecer a água, que deve estar entre 24 e 30ºC. Usa um termômetro para controlar a temperatura, dado que se a água estiver muito fria a tartaruga não irá comer e se estiver muito quente, cozer-se-á.

As tartarugas precisam de um gradiente de temperatura igual que o resto dos répteis. Se a temperatura ambiental é de 24ºC só terás de aquecer a zona de descanso, e para isso será suficiente usar uma luz incandescente. Tem muito cuidado de que a lâmpada não caia na água nem que a tartaruga possa tocá-la. Se o ambiente é mais frio, adiciona uma fonte de calor que mantenha o tanque a 24ºC dia e noite e durante o dia liga a luz incandescente na zona de descanso para que atinja os 30ºC. Não calcules as temperaturas a olho nu, usa termómetros para teres a certeza.

Nos dias de calor ensolarados podes pôr a tua tartaruga a apanhar sol, mas nunca num recipiente de vidro porque pode sobreaquecer-se. Põe-na em lugares frescos onde possa proteger-se, caso a sua temperatura corporal suba demasiado. Se não tens possibilidade de fazer isso regularmente, deves colocar no seu terrário uma fonte de radiação UVB/UVA. (aquecimento e iluminação)

Qualquer aparelho eléctrico que uses no terrário apresenta o risco de eletrocussão. Faz uma conexão segura e coloca uma chave que corte o fornecimento elétrico automaticamente no caso de acidentes.

A alimentação deve ser variada e equilibrada. Podes usar diferentes tipos de comidas:

  • Até 25% de uma dieta comercial para tartarugas ou para peixes.
  • Até 25% de proteína de origem animal. Podes usar peixes, minhocas, lesmas, girinos ou vermes criados para alimento. Os adultos podem receber um rato lactante de vez em quando. Ocasionalmente podes dar-lhe carne magra moída ou carne de frango cozida, assim como alguma ração para cães de boa qualidade, mas apenas de forma esporádica.
  • 50% ou mais de matéria vegetal. Oferece-lhe folhas verdes, como repolho galego, mostarda ou dente de leão; cenoura ralada, favas verdes, também misturas de outros legumes e frutas cruas. Para manter os bicos em bom estado dá-lhe melão com a casca bem lavada. Procura plantas aquáticas comestíveis em aquários e pô-las no ambiente para ela mordiscar.

As tartarugas novas devem alimentar-se a diário, mas as adultas podem comer cada 2 ou 3 dias. Duas vezes por semana adiciona um suplemento de vitaminas e minerais para répteis. Também são bons os blocos de cálcio.

Dra. Isabel Iglesias

Dá uma olhadela em todos os nossos artigos de tartarugas aqui.

« Anterior

Tartarugas-de-terra dentro de casa: alojamento e substrato

Tartaruga como animal de estimação para crianças

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.