Passo-a-passo para cortar o pêlo do seu cão em casa

,

O bom tempo está a chegar. Por isso a temperatura sobe e tal como sente calor o seu cão também o sente. Por isso pergunta: Como cortar o pêlo do seu cão em casa? No entanto, se é a primeira vez que o vai fazer, vamos contar-lhe tudo o que precisa saber e as ferramentas que vai necessitar. Esteja atento!

Quando cortar o pêlo a um cão

No caso dos cães o pêlo não é uma simples questão estética. Além de funcionar como proteção contra o frio, também os protege da ação dos raios UV e evita as queimaduras. É por isso que a primeira coisa que deve fazer é perguntar ao seu veterinário.

Tipos de pêlo e raças

Como já lhe dissemos, cortar o pêlo do seu cão depende muito do seu tipo de pêlo. Por isso, aqui vamos mostrar-lhe alguns deles. No entanto lembre-se, nunca deve rapar o seu animal de estimação completamente.

  • Raças de pêlo longo e abundante: Embora pareça surpreendente para raças como os Chow-chow, os Spitz ou os Golden Retriever não lhes deve cortar o pêlo. Se o fizesse, eles estariam desprotegidos e o seu manto enfraqueceria.
  • Raças de pêlo curto e grosso: A raças como os pastores alemães, os husky ou os pastores belgas também não lhes deve cortar o pêlo, vai deixá-los desprotegidos contra o frio e os raios UV.
  • Outras raças: Pode cortar o pêlo pelo menos uma vez por ano ao resto das raças. Por exemplo, os Schnauzers, Coker, Tekel, Lhasa Apso ou Caniches são algumas delas.

Mãos à obra

Chegou o momento de cortar o pêlo do seu cão em casa. Por issol, siga os seguintes passos:

  1. Verifique bem o seu cão para ter certeza de que ele não tem nenhum parasita como os carrapatos.
  2. Dê-lhe banho com um shampoo específico para cuidar do seu pêlo.
  3. Seque e escove, assim terá o pêlo no melhor estado para começar a cortar.
  4. Escolha um bom lugar para cortar-lhe o pêlo e coloque-o numa posição confortável.
  5. O momento crucial, o corte. É melhor combinar o uso de tesouras e a máquina de corte. As tesouras para as partes mais delicadas, como a barriga, o pêlo entre as almofadinhas e o focinho. Reserve a máquina para cortar o resto do pêlo uniformemente. Ou seja, comece pelo lombo e as patas traseiras primeiro e depois passe para o pescoço, peito e patas dianteiras.
  6. Não se esqueça das almofadinhas. Já que é importante que corte o pêlo entre os dedos e finalmente corte as suas unhas.

Como remover os emaranhados do seu cão?

Se o seu cão tem muitos emaranhados, pode recorrer a amaciadores de pêlo para facilitar o pentear. Se forem nós muito complicados para desfazer, será melhor cortá-lo diretamente para evitar magoar o seu animal de estimação.


Recomendações se o seu cão não deixar cortar o pêlo

A melhor coisa que pode fazer antes de começar a cortar o pêlo do seu cão em casa é deixá-lo familiarizar-se com os objetos que vai usar. Deixe-o cheirar a tesoura, a tosquiadora ou o secador para que ele não fique nervoso na hora de usá-los.

Vá devagar, se ele se portar bem, recompense-o pelo seu bom comportamento. Vai ser um processo lento, mas ele vai habituar-se. Seja como fôr, deve estar muito atento à linguagem corporal do seu cão, especialmente se ele tende a morder.

Se achar que é muito complicado porque o seu cão resiste ao corte, recomendamos que vá a um centro profissional de cabeleireiro canino.

Agora que já sabe como cortar o pêlo do seu cão em casa, é hora de colocar em prática todos estes conselhos. E não se esqueça de dar um prémio ao seu peludo!


« Anterior

Como posso eliminar os carrapatos dos cães?

Diferença entre etólogo e treinador, qual necessito?

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.