Dados interessantes sobre os hámsteres

  • Os hámsteres Sírios devem ser mantidos isolados a partir das 10 semanas de vida. Apesar de formarem bons laços de confiança e carinho com os seus donos humanos, não são sociáveis com outros animais nem com outros da sua mesma espécie.
  • Apesar de serem animais noturnos, quando vivem em cativeiro acostumam-se a acordar e a fazer algumas atividades várias vezes durante o dia até que acordam completamente ao anoitecer.
  • Os hámsteres anões são mais sociáveis que seus primos um pouco maiores, e gostam de viver em grupos pequenos sempre que tenham sido criados desde pequenos. Se quiseres juntar um pequeno com outro mais velho, deves fazer uma introdução gradual para que se acostumem.
  • Em estado selvagem, os hámsteres cavam tocas muito extensas debaixo da terra e chegam a ter até 1 metro de profundidade e mais de 10 metros de comprimento. Os túneis têm vários quartos que utilizam para diferentes atividades; um para dormir, outro para armazenar alimento, outro como casa-de-banho, etc. Estas tocas costumam ter mais de uma entrada.
  • Eles cobrem o seu ninho com grama, pelos ou lã soltos por outros animais para torná-lo mais confortável e mantê-lo a uma temperatura estável e a salvo das mudanças extremas entre a noite e o dia no deserto.
  • Os hámsteres têm uma visão bastante pobre e não percebem bem a profundidade. Eles somente veem a uma distância de 15 cm. Para compensar este problema eles utilizam umas glândulas que se encontram nos flancos (e no abdômen dos hámsteres Chineses) para flutuar em diferentes superfícies e deixar um rastro de cheiro que lhes permite encontrar o caminho de volta para casa.
  • Como saber se é macho ou fêmea? Para saber, deves deitar o hámster com a barriga para cima e olhar debaixo do rabo. Os machos têm essa zona visivelmente mais volumosa (a partir das 4 semanas em diante percebem-se os testículos) e dois orifícios, o ano e o que oculta o pênis, redondos e bastante separados um do outro. As fêmeas têm os dois orifícios, ânus e vagina, muito colados um ao outro, e, além disso, a vagina é mais comprida. Se tiver o pelo curto, poderás ver duas linhas de mamas. Nos hámsteres anões também serve para diferenciá-los uma glândula de marcação que se encontra próxima ao umbigo e que somente os machos possuem.
  • A domesticação dos hámsteres começou em 1930, quando um zoólogo encontrou uma mãe com 12 filhotes no deserto em Aleppo, Síria. O nome hámster provém de uma palavra em alemão (hamstern) que significa “armazenar”.
  • Os hámsteres Roborowski são os menores e também os mais velozes porque têm as patinhas mais longas.
  • A gravidez de um hámster dura uns 16 dias e a ninhada pode ser de 4 a 12 recém-nascidos.
« Anterior

Cuidados depois do parto de cães

Dálmata

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.