Podemos dar banho nos hamsters?

Os hamsters são animais muito limpos. Assim como os gatos, investem tempo cada dia na sua higiene pessoal. Contudo, em ocasiões podem se sujar ou cheirar mal e de certeza alguma vez pensaste em dar um banho no teu hamster. E é então quando surge a dúvida: podemos dar banho em hamsters como fazemos com os cães?

Deves ter em conta que o mau odor costuma ser por causa da gaiola e não do próprio roedor. Portanto se percebes que o teu hamster cheira mal, primeiro limpa a sua gaiola e coloca um leito novo antes de pensar na opção do banho.

Os hamsters podem tomar banhos quando estão sujos?

Como comentávamos anteriormente, os hamsters são capazes de manter uma boa higiene eles próprios e, além do mais, o fazem muito bem. No geral, nunca terás a necessidade de dar um banho ao teu hamster.

Os banhos com água não são recomendados para estes pequenos roedores, inclusive podem ser prejudiciais para a sua saúde. Por um lado, as mudanças de temperatura podem ser perigosas e, além do mais, se não os secamos bem e ficarem húmidos podem apanhar frio e adoecer. Por outro lado, molhá-los pode provocar a perda dos óleos naturais que agem como camada protetora da pele.

Mas há outras opções se o teu hamster estiver muito sujo, e são os banhos de areia.

Como dar banho em um hamster?

Banhos de areia

Conheces os champôs em seco? Também são utilizados em cães e gatos e resultam uma opção estupenda também para os roedores. Trata-se de um produto que não precisa do uso de água. Aplica-se diretamente sobre a pelagem do animal e faz uma limpeza efetiva, eliminando também os maus odores.

Não pode ser qualquer champô em seco; tens que escolher um específico para roedores. Deves aplicar sobre o seu corpo e distribuir uniformemente com a ajuda de uma escova suave. Escova também a contrapelo para que o champô consiga chegar até a pele e assim eliminar toda a sujidade.

Também podes encontrar desodorizantes perfumados como o de Sanilove, com aroma a talco, ou toalhitas húmidas especiais para roedores.

Banhos de areia

É a melhor opção para os roedores e, além do mais, a mais simples. Há um tipo de areia especialmente desenhado para a higiene dos hamsters. Além do mais, eles costumam adorar a hora do banho! Apenas tens de colocar um recipiente tipo banheira (pode ser um tupper, por exemplo) com a areia dentro da sua gaiola.

Podes utilizar as areias para chinchilas.

Então os hamsters não se podem banhar com água?

Se nenhuma das opções anteriores é possível, seja porque o teu roedor não usa a areia ou porque não podes aplicar o champô em seco, podes dar um banho com muito cuidado, mas esta deve ser a última opção e só se for estritamente necessário.

Deves encher um recipiente com 2 cm de água quentinha, mas sem ser quente demais, e dar um banho com muita delicadeza, sem molhar a sua cabeça. Tenta que o banho dure o menor tempo possível, mas tem que ser de forma tranquila para que o teu hamster não se stress. Utiliza um champô especial para roedores. Por último, seca o teu hamster com uma toalha e cobre o seu corpo para que não apanhe frio.

Também podes utilizar um pano húmido, no lugar do banho com água. Deita água morna com uma gota de champô em uma tigela, molha o pano e passa com cuidado pela sua pelagem para limpá-la.

Encontra todos os produtos de beleza e higiene para hamster em Tiendanimal: acessórios de higiene, champôs em seco, desodorizante e muito mais!

« Anterior

Quanto tempo vive um hamster?

Como elaborar um champô caseiro para cães

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.