Brinquedos para hamster

Os hamsters são criaturas ativas e brincalhonas que precisam de espaço e de elementos para se divertirem, explorar e morder. Alguns podem aproveitar de um passeio pelo exterior em um local preparado e seguro para eles, mas de qualquer forma é necessário adicionar alguns brinquedos dentro da gaiola.

Brinquedos para hamsters destinados ao exercício

Quase todos os hamsters enlouquecem com a roda de exercícios e a usam diariamente, por isso todas as gaiolas deveriam ter uma. É importante escolher uma de tamanho apropriado, de preferência uma em que a parte onde o animalzinho corre for lisa e não com grades, pois assim há menos possibilidades de que machuque suas patinhas. Podes encontrar diferentes rodas na web.


Uma alternativa para a roda é a bola de exercícios. Podemos consegui-la em dois formatos diferentes: uma que vem com um eixo e pé, é colocada dentro da gaiola e funciona de maneira semelhante à roda. A outra é a bola que se fecha e não tem pé, colocas o hamster dentro dela e o deixas andar pelo chão do quarto sem perigo de se magoar. Qualquer um dos três sistemas é muito bom para que o teu hamster realize todo o exercício que precisa.

Brinquedos para hamsters pensados para roer

Todos os roedores têm dentes de crescimentos contínuo, portanto temos que oferecer brinquedos que possam roer para manter a sua dentadura em bom estado. A opção ideal são os brinquedos para animais de estimação de madeira. A madeira não deve ter pesticidas, químicos nem tóxicos (como o cedro e outras sempre verdes). Podes usar galhos de qualquer árvore que tenhas em casa ou pedaços e ripas de madeira. Em Tiendanimal podes encontrar túneis, bolas ou argolas de madeira desenhados para coelhos e roedores.


Além da madeira também são úteis como brinquedos para hamster as caixas de cartão, de preferência sem tinta, apesar de que não esteja comprovado que é nociva para eles. As caixas servem tanto para roer quanto para se esconderem. Podes dar, por exemplo, os tubos que ficam quando acaba o papel de cozinha ou o higiênico. Normalmente irão roê-los, mas não deves te preocupar, somente trocá-los de vez em quando.

Em Tiendanimal também podes encontrar uma variedade de escadas, casas e cavernas de diferentes materiais. Se conseguires de madeira, irão cumprir propósito em dobro para escalar e para roer, mas deves renová-las quando ficarem destruídas. Também gostam de escalar blocos empilhados e, se tens habilidade, podes fabricar as tuas próprias rampas e estruturas com cartão, madeira ou arame, com cuidado para que não se possa magoar. Uma casca de coco pode ser um excelente brinquedo para hamster ao cumprir a função de esconderijo; e com fios de fibras naturais, como o de algodão ou o fio de sisal podes criar cordas para escalarem ou redes para formar pontes suspensas e brinquedos para morder. Deves ter em conta que o hamster não possa prender suas patinhas ou ficar preso e se magoar.

Brinquedos para hamsters de plástico

Existe uma grande variedade de casas e brinquedos de plástico que os hamsters adoram. Somente deves ter cuidado para que não engula pedacinhos deste material que não é digerível. Se o fizer, será melhor que os tires da gaiola para evitar problemas. Visita a seção de brinquedos para pássaros, pois podes encontrar coisas muito interessantes e divertidas que podem ser fantásticas para o teu hamster.

Além dos brinquedos para hamster, estes pequenos roedores adoram tomar banhos de areia, assim como as chinchilas. Coloca um recipiente pequeno com areia fina ou com pó para banho de chinchilas e vais ver como esfregam todo o seu corpo para manter a pelagem em boas condições. Também irão aproveitar de um recipiente mais profundo com terra esterilizada onde possa cavar e ocultar sua comida e objetos.

Por último, são vendidos também blocos de minerais para roer. Se o teu hamster gosta, podes dar a ele um desses, mas não são realmente necessários e muitos não gostam, costumam preferir outro tipo de brinquedos para hamster. 


« Anterior

Quais são as doenças dos pássaros?

Espuma no aquário, porque aparece?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.