Ácaros no hamster

O teu hamster continua a arranhar e mal se mexe? Ele provavelmente tem ácaros, pois são os principais sintomas nestes animais. Os ácaros são um dos alérgenos mais comuns e, infelizmente, os nossos pequenos amigos peludos podem tê-los. Neste artigo damos-te as ferramentas para saber se o teu hamster tem ácaros e como tratá-los

Como saber se o meu hamster tem ácaros?

Os ácaros são um problema porque, como parasitas, eles habitam naturalmente os animais. Os sintomas mais comuns são o coçar excessivo e a falta de mobilidade, embora existam outros sintomas igualmente importantes a considerar:

  • Pele seca e escamosa
  • Secreção nos olhos e no nariz
  • Stress
  • Perda de pelo
  • Falta de apetite

Vários destes sintomas podem ser causados por alergias produzidas por estes parasitas. Por favor, nota que estes sintomas também ocorrem noutras doenças, por isso recomendamos que consultes um veterinário para descartar problemas mais graves.

Como tirar os ácaros a um hamster?

Os hamsters, por natureza, são muito limpos, normalmente passam várias horas por dia a limparem-se a si próprios, usando as suas patas para limparem todo o seu corpo. Contudo, isso não é suficiente quando os ácaros estão presentes. Para remover os ácaros de um hamster, deves primeiro certificar-te de ter localizado as principais fontes de ácaros

É necessário desinfetar a gaiola do hamster e comprar uma gaiola de quarentena. Se a gaiola principal for de madeira, é melhor livrares-te dela, pois os ácaros escondem-se em superfícies porosas. Se for de vidro ou plástico, lava-a com água com sabão quente e depois desinfeta-a com um spray contra insetos.


Por outro lado, os hamsters são animais muito ativos e gostam de atividade física; não fazer qualquer atividade iria deixá-los nervosos ou stressados. Portanto, é muito provável que o hamster tenha estado em contacto com brinquedos ou rodas. Estes objetos também devem ser desinfetados.

Os ácaros aproveitam-se da falta de defesas do hamster para se reproduzirem e infetarem o animal, por isso é essencial vigiares a sua dieta. Podemos fornecer suplementos vitamínicos para melhorar a sua nutrição.


Se tiver outros animais de estimação em casa, tais como cães ou gatos, há uma hipótese do teu hamster ter sido infetado por eles. Os ácaros nos hamsters são perigosos e devem ser tomadas precauções, uma vez que entram em contacto com roedores muito mais facilmente do que em outras espécies. É essencial que verifiques todos os animais que vivem juntos em casa.

Tratamento para os ácaros em hamsters

Para obter o tratamento certo para os ácaros nos hamsters, deves visitar o teu veterinário de confiança, mais especificamente um veterinário de animais exóticos. Lembra-te que este tipo de parasita se reproduz muito rapidamente e, portanto, os seus sintomas pioram ao mesmo ritmo. Portanto, se suspeitas que o teu hamster pode estar infestado de ácaros, tira as dúvidas o mais rápido possível.

Uma vez na clínica, o veterinário realizará os testes apropriados e escolherá um tratamento adequado. Geralmente, os acaricidas são administrados com ivermectina, ou seja, um pesticida para eliminar e controlar o aparecimento de fungos através de uma ação química.

Remédios caseiros para os ácaros no hamster

Existem alguns remédios caseiros que podem ajudar a eliminar os ácaros do hamster. Aqui estão alguns deles, mas lembra-te, estes remédios não são um substituto para o tratamento veterinário:

  • Alho: Tem propriedades antivirais, inseticidas, antibacterianas, vermífugas e antiparasitárias. Apesar dos seus benefícios, usa-o com cuidado, pois em altas concentrações pode ser tóxico para o teu hamster.
  • Vitamina E: Este remédio natural está disponível em cápsulas nas farmácias e é adequado para uso dermatológico. Pode ser usado para combater os ácaros e manter a pele do teu hamster saudável.
  • Árvore do chá: Este é um dos remédios caseiros mais eficazes para os ácaros nos hamsters. Dilua 20 gotas deste chá em 100 ml de óleo neutro ou em óleo portador uma ou duas vezes por semana.

Agora que conhece os sintomas dos ácaros nos hamsters, lembra-te de levar o teu roedor ao veterinário se ele desenvolver algum deles. A prevenção é a melhor coisa que podes fazer para cuidar da sua saúde e bem-estar. 


Além disso, na página da Tiendanimal e nas nossas lojas físicas podes encontrar todos os artigos para hamsters que necessitas, desde a sua comida e gaiola até rodas, leitos e produtos para a sua higiene. Visita-nos e pergunta aos nossos profissionais em caso de dúvida. O teu hamster será super feliz!

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Raiva nos gatos 

Mastim Tibetano: Conselhos, cuidados e características

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.

Natal