Mastim Tibetano: Conselhos, cuidados e características

NomeMastim Tibetano
OrigemHimalaia
Esperança de vida Entre 10 e 12 anos
CoresPreto ou castanho com tons de azul, vermelho, cinzento e branco
PeloComprido e duro
AlturaMachos entre 66 e 71 cm e fêmeas entre 61 e 68 cm
PesoEntre 55 e 80 quilos
TemperamentoCalmo, inteligente, guardião e independente
NecessidadesLimpeza diária
Perfeito paraProprietários experientes

Origem do Mastim Tibetano

Considerada uma das raças mais antigas, o Mastim Tibetano habita as regiões dos Himalaias há 3.000 anos. Figuras históricas como Aristóteles ou Marco Polo já referiam nos seus escritos este cão gigantesco, que foi usado como cão de pastoreio pelos nómadas das montanhas dos Himalaias e como cão de guarda nos mosteiros tibetanos. 

Há provas de que foi também um cão de guerra e guarda de prisioneiros para os Assírios 2,000 a.C., e é encontrado esculpido em baixos-relevos egípcios, gregos e babilónicos, confirmando a sua presença no Mediterrâneo. 

Isto significa que é considerado o “pai” de outras raças de molossos europeus, tais como o Terranova, o Mastim dos Pirenéus ou o San Bernardo. O Mastim Tibetano é considerado uma raça pura devido à sua antiguidade e praticamente sem evolução ao longo dos séculos. 

Tipos de Mastim Tibetano

Existem dois tipos de Mastim Tibetano que se distinguem pelo seu tamanho e robustez, assim como pelas suas rugas e pelo seu pelo:

  • Drog Khyi: Usado pelos nómadas para guardar o gado ou outro trabalho que exija maior esforço devido a condições físicas mais favoráveis.
  • Tsang Khyi: Eles são os protetores dos mosteiros tibetanos, pois têm um tamanho maior, pelo mais comprido e mais rugas do que o Drog Khyi, o que significa que têm de realizar trabalhos menos exigentes. 

Cores

As variações de cor do pelo do cão mastim tibetano são preto, areia e azul, com manchas em tons fogo, cinzentas e até brancas.

Tipo de pelo

Os cães Mastim Tibetano têm um pelo duro, fino e direito, muito espesso em todo o seu corpo. Além disso, eles podem resistir às temperaturas frias do inverno graças ao seu subpelo lanoso e abundante. 

No pescoço e nos ombros têm uma maior quantidade de pelo, o que os torna parecidos com um leão, e os cães machos têm um pelo mais grosso do que as fêmeas.

Carácter e comportamento do Mastim Tibetano

O que é mais notável sobre o carácter do Mastim Tibetano é que ele é muito calmo e independente, o que o deixa confortável em ficar sozinho. Apesar da sua aparência feroz, não tem um instinto de caça, mas sim um instinto de guarda: vai defender os seus quando sentir que eles estão em perigo. 

Conselhos, treino e educação

Sendo um cão teimoso e obstinado, a sua educação é um pouco mais complicada do que a de outros cães, para além do seu grande tamanho. 

Por esta razão, é importante começar a sua educação desde a infância, através de uma socialização positiva com pessoas e animais, evitando sempre tratamentos violentos, o que o tornaria mais agressivo.

Não é um cão que precisa de exercício diário, mas é essencial fazer algum tipo de atividade ao ar livre, desde que não seja intensa, pois isto pode ser prejudicial ao seu tamanho gigantesco.  

Mastim Tibetano cachorro

Os cachorros do Mastim Tibetano atingem a maturidade aos quatro anos de idade, e alguns cachorros atingem um metro de altura antes de completarem um ano de idade. Normalmente nascem maiores do que outros cachorros de outras raças e têm um pelo espesso desde o início.

Como alimentar um Mastim Tibetano de acordo com a sua idade?

Embora o seu grande tamanho sugira que é um grande comedor, é capaz de saltar refeições se não tiver fome. Isto porque, nos tempos antigos, era um cão nómada que tinha de se adaptar a todas as situações.

Cachorro

O cachorro do Mastim Tibetano cresce muito rápido e isto, juntamente com o seu grande tamanho, significa que as suas articulações podem ser afetadas. Por esta razão, a sua dieta deve ser adaptada às suas características desde o início.  

Após o desmame e quando começar a comer, deve ser alimentado com comida específica para cachorros de raças grandes ou gigantes e, se necessário, complementar a sua dieta com suplementos alimentares focados nas suas articulações.


Adulto

Obviamente, a quantidade de ração que este cão deve comer é maior do que a de outras raças padrão, de acordo com o seu tamanho e peso. Mesmo assim, o ideal seria porções mais pequenas, desde que contenham todos os nutrientes necessários para completar a dieta do cão. Estas pequenas porções são importantes para evitar problemas gastrointestinais ou, em casos mais graves, a torção gástrica.


Senior

Quando atingirem a sua fase mais avançada, a sua alimentação deve ser alterada para uma adaptada às características desta idade. Deve ter um menor teor de gordura, uma vez que a sua atividade diária será reduzida e, se ele tiver alguma doença ou enfermidade, certifica-te de que a ração as trata.


Saúde da Raça Mastim Tibetano

Em geral, o Mastim Tibetano é um cão de boa saúde, em parte porque não se cruza com outras raças. No entanto, tal como outros cães de raça grande ou gigante, eles sofrem de algumas patologias que lhes são comuns.

Problemas de saúde típicos do Mastim Tibetano

A displasia da anca e outras doenças relacionadas com as articulações são as doenças mais comuns de que os mastins tibetanos podem padecer. Além disso, podem também sofrer de cataratas, outra doença comum dos cães de raça grande ou gigante. 

Finalmente, outra complicação que pode aparecer nos cães desta raça é o hipotiroidismo.

Como evitar as condições acima

Prevenir o aparecimento destas doenças é importante para assegurar uma saúde excelente para os nossos animais de estimação. No caso do Mastim Tibetano, para prevenir doenças relacionadas com as articulações, é importante que o alimentes desde cachorro com comida focalizada no cuidado das suas cartilagens e ossos.

O ideal é visitar um veterinário pelo menos uma vez por ano, para que ele possa ficar de olho no crescimento do cão e prevenir qualquer doença ou enfermidade que possa piorar com o tempo sem tratamento.

Cuidados com o Mastim Tibetano

O cuidado desta raça de cão é mais simples do que possa parecer, mas não deve ser negligenciado.

Pelo

O seu pelo, juntamente com o seu tamanho, é a sua marca, e precisa de alguns cuidados muito básicos, tais como escovar uma vez por semana para remover qualquer pelo morto ou sujidade superficial.


Pele

Os banhos neste tipo de raça não são tão necessários como possas pensar, e podem até ser prejudiciais. A menos que esteja demasiado sujo, é melhor escovar o pelo por cima.

Mesmo assim, como o seu pelo é muito comprido, quaisquer parasitas que possam ficar presos nele podem passar despercebidos. Examina o seu pelo à procura de quaisquer parasitas na sua pele sempre que ele vai passear no campo ou na natureza e não te esqueças de lhe pôr uma coleira desparasitante ou pipeta.


Outros: Olhos e ouvidos

Como o seu pelo é muito comprido, é muito comum que cubra os seus olhos e ouvidos, o que torna necessário cortar-lhe o cabelo sempre que o incomoda, especialmente porque, nos seus ouvidos, pode causar-lhe acumulação de cera e, nos seus olhos, o pelo pode acabar por entrar e causar-lhe desconforto e danos.

Para limpar os seus olhos e ouvidos, usa simplesmente gaze esterilizada e uma solução de olhos e ouvidos ou, na sua falta, solução fisiológica salina ou água destilada e, muito cuidadosamente e suavemente, limpa estas áreas pouco a pouco.

Adoção de um Mastim Tibetano

A criação de Mastins Tibetanos está a tornar-se cada vez menos comum, uma vez que é um cão que ocupa muito espaço e não é barato de alimentar, por isso é muito difícil encontrar qualquer um deles para adoção. Se o que procuras é um cão de tamanho grande ou gigante, calmo e um cão de guarda perfeito, certamente vais adorar os Mastins Espanhois ou Mastins dos Pirinéus, muito comuns no nosso país e que, infelizmente, também abundam em abrigos e centros de proteção animal.

Os cães de raça grande são os que demoram mais tempo a encontrar uma família, por isso encorajamos-te a visitares qualquer canil ou centro de adoção para adotares um deles.

Se estiveres interessado em iniciar um processo de adoção, podes visitar-nos em qualquer uma das nossas lojas físicas e perguntar sobre o nosso programa de adoção. Os nossos profissionais irão aconselhar-te em todos os momentos do processo.

Além disso, no nosso site também tens um catálogo completo de artigos para o teu novo melhor amigo, desde ração e snacks, passando por camas, coleiras e trelas até muitos brinquedos para o mimar como ele merece. Partilha a tua vida com um mastim e deixa-te amar por estes adoráveis gigantes.

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Ácaros no hamster

Tudo o que precisas de saber para praticar canicross com o teu cão

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.

Natal