Adotar outro cão em casa Quando?

Quando adotar outro cão?

Muitas famílias querem adotar um segundo animal de estimação, mas não têm a certeza de quando o devem fazer. Se decidires ter um segundo cachorro quando o que tens em casa tiver menos de um ano, eles tornar-se-ão bons companheiros, mas também será mais difícil educá-los porque não estarão tão atentos ao seu dono; o que exigirá mais dedicação e tempo na sua educação básica, em ensinar-lhes onde comer, dormir e fazer as suas necessidades.
 Se, por outro lado, o teu primeiro cão for um adulto e já estiver educado, será principalmente ele a mostrar ao novo cão as regras e costumes da casa; os lugares permitidos e onde fazer o quê.

Macho ou fêmea?

Se tiveres um macho e decidires ter outro, poderás ter problemas de “domínio” em casa. Ambos quererão ser o responsável e marcar o seu território, o que pode trazer lutas associadas. Com duas fêmeas pode acontecer a mesma coisa, pois são mais possessivas das suas coisas, dos seus lugares e até do seu dono. O ideal é ter 2 cães de sexos diferentes. O único inconveniente neste caso seria que ela pode engravidar e não quereres que ela engravide. A melhor solução, neste caso, é esterilizar os cães.

Qual é o tamanho certo?

Outro fator a ter em conta é o tamanho e o carácter do teu cão e do novo cão que estás a receber. Se o teu cão for grande e calmo, introduzir uma raça pequena e mais nervoso não causará problemas, mas dois cães grandes podem causar complicações e ainda mais se estiverem nervosos. Dois cães pequenos é uma boa combinação.

Em qualquer caso, é sempre bom para o teu animal de estimação ter outro animal da mesma espécie com quem partilhar o seu tempo. Exigirão menos de ti e ficarão mais felizes por ter um companheiro para estar com eles quando não estiveres em casa.

Quando em dúvida sobre que cão adotar, recomendamos sempre que consultes o teu veterinário, que te orientará para a melhor opção.

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, a número um em Espanha, e não perca as nossas ofertas!

« Anterior

Como adotar um gato? Passo a passo para acolher o novo membro

Como podes saber se o teu gato tem febre?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.