Como podes saber se o teu gato tem febre?

,

Os seres humanos não são os únicos animais que mostram sinais de doença através da febre. Os cães e gatos também sofrem de temperaturas elevadas devido a infeções e outras condições, então como é que sabes exatamente se o teu gato tem febre?

A primeira resposta que pode vir à mente é que o nosso felino tem febre quando a sua temperatura corporal é mais alta do que o normal, tal como nós. Mesmo assim, a temperatura corporal normal de um gato é superior à de um humano, de 38 a 39 graus, por isso se suspeitarmos que o nosso gato possa ter febre é aconselhável tirar a sua temperatura ou ir ao veterinário.

Neste artigo explicamos-te outros sintomas de febre em gatos, para além do aumento da sua temperatura corporal, e algumas outras indicações no caso da febre ser acompanhada por outros comportamentos mais apáticos. Como este é um artigo informativo, recomendamos sempre que, se o teu animal de estimação estiver doente, é sempre melhor visitar um veterinário ou especialista.

Como saber se um gato bebé tem febre?

Ao contrário dos gatos adultos, os gatos bebés têm uma temperatura corporal ligeiramente mais elevada de 39,5 graus. Se notarmos que o nosso gatinho está mais quente, menos ativo ou muito mais indiferente, pode ter febre.

Mais uma vez, podes medir a sua temperatura com um termómetro para ver se a sua temperatura é preocupante. No entanto, é importante mencionar que por vezes as primeiras vacinas que recebe podem dar-lhe febre, pelo que a sua febre pode ser um sintoma temporário. Se ele ainda tiver febre muitos dias após a sua vacinação, consulta um veterinário para saber se o seu estado piorou.

Como tirar a temperatura a um gato?

A forma mais rápida de medir a temperatura de um gato é usar um termómetro retal, mas esta não é normalmente a forma mais fácil, pois é muito desconfortável para os animais, e sabemos demasiado bem como os gatos são particulares.

Para medir a sua temperatura, é aconselhável utilizar um termómetro veterinário especial, pois demora muito menos tempo a mostrar a quantidade de febre que pode ter. Para tal, insere o termómetro no reto do animal e desloca-o para um lado de modo a que a ponta toque na parede. Dependendo do instrumento, será necessário mais ou menos tempo para mostrar a temperatura do animal no ecrã.

Como saber se um gato tem febre sem termómetro?

Alguns donos afirmam que podem dizer se os seus gatos têm ou não febre tocando nos ouvidos dos seus gatos. Se os ouvidos estiverem mais quentes do que o habitual, é sinal de que a sua temperatura pode ter subido em resultado de infeção ou doença.

Como podes ver, este não é um método muito fiável para determinar se o teu animal de estimação tem febre, por isso recomendamos que obtenhas um termómetro para animais de estimação, para que possas sempre ter a certeza se a temperatura do teu gato é mais alta do que normalmente é.

Sintomas de febre em gatos

Podes descobrir se o teu gato tem ou não febre por outros métodos, embora a utilização de um termómetro ou a consulta de um veterinário seja sempre a mais eficaz:

  • Se o seu nariz estiver mais seco.
  • Se perdeu o apetite e bebe menos água do que o habitual.
  • Se estiver mais indiferente, menos enérgico ou angustiado.
  • Se tiver negligenciado a sua higiene pessoal.
  • Se a sua respiração é rápida, tem tremores ou calafrios.

Se o teu gato apresentar algum destes sintomas, recomendamos uma visita a um veterinário, uma vez que podem ser um problema de saúde mais grave.

Como baixar a febre a um gato?

Embora a medicação possa ser a primeira opção para baixar a febre, não é aconselhável fazê-lo sem o conselho de um especialista. Mesmo assim, podes baixar a febre em casa, seguindo uma série de passos:

  • Mantém-no hidratado, mantendo uma tigela de água por perto. Também podes substituir a sua comida seca por comida húmida, que contém uma maior percentagem de água.
  • Podes ajudá-lo a regular a sua temperatura colocando primeiro uma compressa húmida na sua testa e depois no seu corpo.
  • Move a sua cama e encontra um lugar sem ruídos e distúrbios. Os gatos doentes tendem a deitar-se a maior parte do dia na sua cama, por isso certifica-te de que está confortável e sossegado.

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, a número um em Espanha, e não perca as nossas ofertas!

« Anterior

Adotar outro cão em casa Quando?

Cães no Natal: celebra bons momentos junto ao teu melhor amigo!

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.

Natal