Buldogue francês

, ,

O lindo Frenchie é uma raça pequena e musculosa, perfeitamente adaptada à vida familiar. É um animal de estimação muito apreciado pelo seu temperamento afável e equilibrado, o seu aspecto engraçado e uma ampla variedade de cores.

Estes simpáticos cãezinhos foram criados como raça de companhia a partir do Buldogue Inglês, depois de que fossem proibidas as brigas de cães e esta raça perdesse a sua principal razão de ser. Os admiradores do Buldogue começaram a selecionar exemplares para conseguir um cão menor e menos agressivo que pudesse cumprir o papel de cão de família. Em breve foram ganhando popularidade e espalharam-se pela Europa e a América.

O Buldogue francês é um cão que não suporta bem as temperaturas extremas, sendo especialmente sensível ao calor. Deveria viver no interior de uma casa, com ambiente climatizado. O seu focinho curto e paladar longo fazem com que não consiga eliminar o calor corporal de forma eficiente, pelo que é propenso a sofrer golpes de calor. É muito importante evitar o excesso de peso para manter a sua saúde. Pode alimentar-se com uma ração equilibrada de boa qualidade, mas também há alimentos específicos para a raça que têm em conta a particular mordida e o cuidado das articulações.

A aparência geral é a de um cão pequeno alerta, musculoso, com estrutura firme. O seu olhar é vivaz e curioso, com as características orelhas de morcego.

A cabeça é de corte quadrado, com testa arredondada, focinho largo e curto e lábios superiores pendurados. A mandíbula inferior é forte, quadrada e bem marcada. Os olhos são redondos e escuros, bem separados. As orelhas são triangulares e eretas, de base larga e ponta arredondada.

O corpo é mesoformo; isto é, visto de perfil pode enquadrar-se num quadrado perfeito. O peito é forte e profundo, sendo a parte dianteira do corpo mais larga que a traseira. Os membros posteriores são ligeiramente mais compridos que os anteriores. A cauda pode ser reta ou enrolada (mas não curva).

O manto é liso, brilhante, bem colado ao corpo e suave. São observadas várias cores dentro da raça: tigrado, bege, branco e combinações de branco com os outros dois. O cuidado do pelo é muito simples; apenas requer ser arranjado com uma escova de cerdas suaves de vez em quando para manter o brilho.

O carácter destes cães é uma das principais características. Tem de ser carinhoso, alegre e doce, com uma personalidade que pode resultar cómica. Precisam de companhia permanente dos seus donos; não são cães que possam ficar sozinhos muitas horas por dia, já que podem tornar-se caprichosos e teimosos para chamar a atenção. Requerem pouco exercício, pelo que são perfeitos para a vida em apartamentos. São brincalhões e gostam de atividade moderada, mas não são ruidosos nem hiperativos. Costumam dar-se bem com os estranhos e com outros animais, embora alguns machos podem mostrar-se agressivos com outros cães.

A altura é de 30 cm no máximo e o peso não pode ser superior a 13 kg.

« Anterior

Agility para cães: um exercício fabuloso

Akita-Inu

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.