Como cuidar de um pastor-alemão?

Aprende como cuidar de um pastor-alemão de forma correta e quais são as necessidades básicas de qualquer cão.

Para saberes como cuidar de um pastor-alemão deves ter muito claro alguns pontos gerais de cuidados básicos que qualquer cão necessita, independentemente da raça, tamanho ou características.

Necessidades e cuidados básicos de um cão

  • Água e comida. Os cães devem dispor em todo o momento de água fresca e limpa para poderem beber e hidratar-se sempre que quiserem. Também devemos fornecer-lhes o alimento que precisa cada dia para manter um corpo forte, saudável e com energia. É importante que seja uma comida de qualidade, já que a sua saúde será o reflexo do que comer.
  • Higiene. Cuida da higiene geral do teu animal de estimação cortando as suas unhas quando for necessário, limpando os ouvidos e a zona da cara. Limpa a zona dos olhos, sobretudo em cães de pelo comprido que costumam acumular mais remelas. Também deves pentear o pelo e dar banho quando estiver sujo.
  • Descanso. Qualquer animal precisa dormir num lugar cómodo e cálido. Oferece ao teu cão uma cama ou colchão adequado ao seu tamanho para que possa ter um descanso de qualidade. Os cães dedicam muitas horas do dia ao descanso, por isso o lugar onde o fizer deve ser muito confortável.
  • Passeios e exercício. Cada cão tem umas necessidades diferentes quanto ao exercício, mas todos devem exercitar os músculos e desfrutar, indo uma ou duas vezes por dia a passear, correr ou brincar com outros cães. Não te esqueças de que, à margem do exercício, todos devem sair 2 ou 3 vezes por dia para fazer as suas necessidades.
  • Tempo juntos. Deves partilhar tempo com o teu cão e deixar que socialize e se divirta com outras pessoas e animais. É imprescindível dedicar algum tempo todos os dias a estar com o teu animal de estimação, mimá-lo e brincar com ele; quanto mais tempo, melhor.
  • Educação. É importante ensinar aos cães o que está bem e o que está mal, assim como uma obediência básica para que possa comportar-se de forma correta tanto em casa como na rua. A educação sempre deve ser em positivo, sem gritos nem castigos.
  • Veterinário. Deves realizar uma visita ao veterinário pelo menos uma vez por ano para que revisem a sua saúde geral. Além disso, deve estar em dia as desparasitações e as vacinas.

Como cuidar de um pastor-alemão tendo em conta as suas características?

O pastor-alemão é um cão de pastoreio muito obediente que trabalhou em diferentes âmbitos ao longo do tempo: cão guardião, cão polícia, do exército, cão guia e cão de salvamento, entre outros. A fama da raça fez com que sofresse uma cria irresponsável, tornando-a numa das raças com mais problemas genéticos.

Alguns dos cuidados do pastor-alemão são:

  • Água e lugar fresco. O pastor-alemão é uma raça muito suscetível ao calor, pelo que pode aquecer muito mais rápido que outros cães. Há que evitar o tempo prolongado ao sol e fazer que a casa seja fresca na época do verão. Além disso, é preciso prestar especial atenção ao bebedouro, já que costumam beber muita água e esvaziá-lo.
  • Ração de qualidade. Precisam de uma dieta muito nutritiva adaptada às necessidades dos cães de tamanho grande. O alimento que fores escolher deve ter a carne como principal fonte de proteínas e não os cereais. Além disso, é conveniente que a ração inclua entre os componentes a glucosamina e a condroitina para favorecer a saúde articular. Existem alimentos específicos para a raça pastor-alemão como as rações de Advance, Eukanuba ou Royal Canin, disponíveis na Tiendanimal.
  • Escovagem diária. Este cão perde pelo de forma constante, pelo que, embora a pelagem não precise de cuidados especiais, deves penteá-lo cada dia para eliminar o pelo morto.
  • Doenças hereditárias. Como já comentamos, a cria indiscriminada do pastor-alemão deixou sequelas na sua saúde como a displasia da anca e a displasia do cotovelo. Os problemas ao caminhar são muito habituais nesta raça e podem aparecer até nos cães jovens, pelo que deves levá-lo de forma habitual ao veterinário para revisar as ancas.
  • Exercício diário. Sendo uma raça de trabalho precisa de se manter sempre em forma e ter longos passeios cada dia. O pastor-alemão deve ter espaço para poder correr e praticar exercício pelo menos 1 vez por dia. Isso também contribui imensamente à sua saúde, tanto mental como física. As brincadeiras e as sessões de treino ou adestramento também ajudam a que o teu cão tenha a suficiente estimulação.

« Anterior

Como Krishna chegou em casa – Parte II

Iguanas: o terrário

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.