O que é que um pastor alemão come? Dieta e melhores rações

,

O pastor alemão é uma das raças de cães mais bonitas e inteligentes. É também muito ativo e necessita de aprendizagem, brincadeira e exercício diários. Para manter o seu cão saudável e enérgico ao longo de toda a sua vida, é importante saber como alimentar um Pastor Alemão, desde a fase de cachorro até à velhice.

Tal como para os outros cães, a alimentação deve ser nutritiva e adaptada à fase de crescimento e às necessidades específicas do cão.

De um modo geral, pode dizer-se que a dieta de um pastor é predominantemente rica em carne e baseada principalmente numa alimentação natural, que pode ser assegurada por alimentos de alta qualidade com uma proporção adequada de ingredientes equilibrados.

O que é que os pastores alemães podem comer?

Se se questiona sobre o que come um pastor alemão, é importante saber que a melhor forma de alimentar um pastor alemão é dar-lhe uma ração de alta qualidade que contenha uma mistura equilibrada de todos os nutrientes essenciais para manter a sua saúde e vitalidade.

Pode utilizar a comida húmida como um suplemento ocasional ou como um tratamento especial, uma vez que os pastores alemães a consideram uma guloseima saborosa e suculenta.

É preferível evitar a comida caseira, uma vez que é bastante difícil criar uma dieta equilibrada; as rações são preparadas para satisfazer todas as suas necessidades. No entanto, isto não significa que não se possa oferecer ocasionalmente alimentos como fruta sem sementes, legumes cozinhados ou frutos secos. No entanto, a fruta, os legumes ou os frutos secos não devem representar mais de 10% da ingestão diária de calorias.

Dieta recomendada para um pastor alemão

As necessidades nutricionais e energéticas dos cães mudam ao longo do tempo. Os cachorros precisam de uma dieta rica em nutrientes e calorias para apoiar o seu crescimento e desenvolvimento. A ração para cachorro deve ser sempre de alta qualidade porque este é o período mais importante das suas vidas e a sua saúde futura depende disso. 

No entanto, à medida que o Pastor Alemão envelhece, necessita de uma ingestão energética muito menor e de uma dieta menos calórica; é aconselhável reduzir a ingestão de proteínas para evitar a obesidade.

Mas, independentemente disso, a dieta de um pastor alemão deve conter certos nutrientes básicos:

  • Proteínas: constituem 22% da dieta de um pastor alemão e são essenciais para a reparação e construção do tecido ósseo e muscular. Também promovem uma pelagem saudável.
  • Hidratos de carbono: Estes nutrientes encontram-se numa variedade de leguminosas e cereais e fornecem a energia necessária para as atividades diárias.
  • Gorduras: As gorduras são importantes para a saúde da pele e do pelo do seu pastor alemão e para a absorção de certas vitaminas. Cerca de 5 a 8% da dieta do seu pastor alemão deve ser constituída por gorduras. É importante evitar as gorduras saturadas e optar por ácidos gordos monoinsaturados ou polinsaturados.
  • Vitaminas e minerais: O seu pastor alemão precisa de uma variedade de vitaminas e minerais para se manter saudável. As frutas e os legumes são boas fontes de vitaminas e minerais. Certifique-se de que a dieta do seu cão é equilibrada e contém uma vasta gama de nutrientes. Também pode considerar suplementos vitamínicos se o seu veterinário o recomendar.
O que come um pastor alemão e a ração recomendada para esta raça

As melhores rações para um pastor alemão

É importante que alimente corretamente o seu pastor alemão desde a fase de cachorro. Não deve alimentá-lo em excesso nem oferecer-lhe alimentos que não sejam adequados à sua fase de crescimento

Embora seja um cão que se adapta perfeitamente a qualquer tipo de dieta, o ideal é que seja alimentado com uma dieta completa e equilibrada que garanta o seu correto desenvolvimento.

Mas é claro que a alimentação de um cachorro pastor alemão não pode ser a mesma que a de um cão adulto, uma vez que os cachorros precisam de mais nutrientes, por exemplo.

A melhor ração para um pastor alemão cachorro:

Até às 8 semanas de idade, os cachorros de Pastor Alemão devem receber leite materno ou uma fórmula especial para cachorros, uma vez que estas fontes fornecem os nutrientes necessários para o crescimento. 

A partir das 8 semanas de idade, a ração para cachorros pode ser introduzida gradualmente, com o leite materno ou o leite em pó como suplemento. 

Aos 3 meses de idade, o cachorro deve ser alimentado apenas com alimentos sólidos. 

É importante escolher uma ração de alta qualidade que contenha um bom equilíbrio de proteínas, gorduras, cálcio e fósforo, bem como antioxidantes, prebióticos e ácidos gordos ómega 3 para garantir um desenvolvimento saudável.

CRIADORES PARA CACHORROS:

A Criadores desenvolveu esta ração seca especialmente para cachorros de raças grandes, como os Pastores Alemães. Um alimento que oferece uma dieta adaptada às necessidades desta raça e contém ingredientes de alta qualidade, como frango e arroz.

Para garantir uma digestão ótima, a ração contém prebióticos. Também contém condroprotetores que promovem articulações saudáveis e ácidos gordos essenciais que são bons para a pele e o pelo. Os croquetes são extrudidos em formas e tamanhos convenientes para facilitar a alimentação. O alimento é enriquecido com vitaminas e minerais essenciais e foi desenvolvido por veterinários para garantir uma dieta completa e equilibrada para o desenvolvimento saudável dos cachorros.

ROYAL CANIN PUPPY:

ROYAL CANIN PUPPY PASTOR ALEMÃO é o alimento ideal para cachorros desta raça até aos 15 meses de idade, adaptado de forma precisa às suas necessidades nutricionais específicas. Esta ração reforça as defesas naturais do cachorro graças a um complexo patenteado de antioxidantes. Com uma combinação especial de nutrientes, promove uma ótima saúde digestiva e contém proteínas de fácil digestão.

Para além disso, a forma e o tamanho dos croquetes são adaptados à mandíbula de um Pastor Alemão. Este alimento também fornece o equilíbrio correto de cálcio e fósforo para manter os ossos e as articulações fortes e saudáveis, enquanto a sua composição única ajuda a manter um peso ideal para o seu cachorro. 

A Royal Canin também oferece outra ração ideal para os Pastores Alemães: ROYAL CANIN PUPPY MAXI foi desenvolvida para raças grandes dos 2 aos 15 meses, promove a saúde do sistema imunitário e do cérebro, equilibra a flora intestinal e assegura a saúde dentária com o seu croquete adaptado.

NATH PUPPY MEDIUM MAXI:

Uma ração super premium que assegura o desenvolvimento e o crescimento adequados do seu cachorro. A sua fórmula contém ingredientes de alta qualidade, tais como frango desidratado e arroz integral de baixo índice glicémico para uma nutrição ótima. Contém antioxidantes naturais, óleo de salmão para a saúde da pele e do sistema imunitário, levedura de cerveja e probióticos para uma digestão saudável e ovos como fonte de proteína animal de fácil absorção. Contém também condroitina e glucosamina para um desenvolvimento saudável das articulações e dos ossos.

AFFINITY ADVANCE MAXY PUPPY:

Uma ração para cães com frango e arroz, de fácil digestão e enriquecida com prebióticos, probióticos e proteínas plasmáticas para a saúde intestinal. Este alimento desenvolvido pela Advance é perfeito para proteger o seu cachorro de raça grande durante os primeiros meses de vida e dar-lhe a energia de que necessita.

A fórmula única rica em nucleótidos permite uma rápida ativação do sistema imunitário e reforça a sua saúde. Contém igualmente ácidos gordos ómega 3 que promovem um desenvolvimento ótimo do sistema nervoso central, da visão e do processo de aprendizagem. 

DOGZILLA PUPPY:

Esta ração para cães Dogzilla contém 33% de carne de frango e 20% de proteína de aves e fornece nutrientes essenciais para o crescimento ótimo do seu Pastor Alemão. Um alimento à base de ingredientes 100% naturais que foi especialmente desenvolvido para cachorros na fase de desmame e para iniciar a ingestão de alimentos sólidos.

Fornece a energia necessária para o seu desenvolvimento e, graças ao teor de taurina, proteína de batata e ovos, contribui para o bom funcionamento do sistema cardiovascular e da visão. É também rico em ácidos gordos essenciais ómega 3 e ómega 6, que proporcionam um cuidado ótimo da pele, do pelo e das articulações.


A melhor ração para um pastor alemão adulto:

Quando o Pastor Alemão atinge a idade adulta, é necessário alterar a sua dieta para uma mais adaptada ao seu nível de atividade. Neste sentido, a melhor ração para um Pastor Alemão muito ativo é uma rica em hidratos de carbono. Por outro lado, se ele for mais sedentário, a proporção de hidratos de carbono deve ser reduzida para evitar a obesidade.

Se quiser saber mais sobre como alterar corretamente a ração do seu cão, não perca este artigo com as melhores dicas e recomendações.

É importante que lhe ofereça uma ração rica em proteínas, vitaminas, gorduras saudáveis e minerais. Idealmente, deve conter pelo menos 25% de proteínas e 15% de gorduras.

Os snacks e as guloseimas podem ser incluídos na ração diária, mas devem ser deduzidos da quantidade total. A ração também pode ser combinada com comida húmida rica em fibras.

CRIADORES PASTOR ALEMÃO:

Uma fórmula única com ingredientes naturais selecionados, desenvolvida por veterinários especificamente para as necessidades dos pastores alemães adultos. Os croquetes estão adaptados às mandíbulas desta raça em particular, tornando-os fáceis de engolir. 

Além disso, esta ração contém glucosamina e condroitina para manter ossos, cartilagens e articulações saudáveis, o que é importante para os pastores alemães. Também nutre a pele e o pelo, fortalece o sistema imunitário e protege contra o envelhecimento prematuro. Sem dúvida, uma ração completa e equilibrada para manter o seu pastor alemão saudável e em ótima forma.

ROYAL CANIN ADULT PASTOR ALEMÃO:

A sua composição tem em conta todas as necessidades do Pastor Alemão para uma boa saúde, fortalecendo os seus músculos e articulações e mantendo o seu pelo macio e brilhante. É também rico em antioxidantes, que ajudam a retardar os sinais de envelhecimento.

AFFINITY ADVANCE PASTOR ALEMÃO ADULT:

Esta ração é adequada para cães adultos desta raça a partir dos 2 anos de idade. Foi concebida tendo em conta o seu sistema digestivo sensível e contém ingredientes como o peru e o arroz, que são facilmente digeríveis e adaptados aos seus dentes. A ração é enriquecida com glucosamina, condroitina, óleo de coco e nutrientes funcionais que promovem a saúde das articulações, a digestão, os cuidados dentários e a qualidade do pelo.

EUKANUBA ADULT PASTOR ALEMÃO:

A Eukanuba desenvolveu este alimento especificamente para satisfazer as necessidades desta raça. Com um elevado teor de fibras para uma digestão saudável, proteínas de fácil digestão e nutrientes essenciais para a pele, o pelo e as articulações, esta ração promove a saúde geral do seu Pastor Alemão adulto. Perfeita para uma vida ativa e feliz.

DOGZILLA LARGE GRAIN FREE:

É uma ração sem cereais que fornece os nutrientes necessários para os ligamentos, articulações e músculos de raças de cães de grande porte, como os pastores alemães. Contém também condroprotetores naturais para apoiar as articulações e vitaminas, minerais e antioxidantes para proteger o sistema cardiovascular e melhorar a qualidade de vida.


A melhor ração para um pastor alemão sénior:

À medida que os cães envelhecem, os seus corpos e metabolismos mudam. E o mesmo acontece com as suas necessidades nutricionais. É lógico que as suas necessidades energéticas diminuam porque já não são tão ativos como antes. Por conseguinte, é aconselhável reduzir a ingestão de energia e adaptá-la ao nível de atividade do cão em questão, para que este não ganhe peso. Além disso, nalguns casos, o paladar e o olfato do cão são limitados, pelo que é aconselhável oferecer um alimento mais saboroso de que o cão goste mais.

Neste artigo, ficará a saber mais sobre a obesidade nos cães, as suas causas e como pode ser prevenida.

CRIADORES SENIOR PARA RAÇAS MÉDIAS E GRANDES:

Um alimento natural super premium feito com ingredientes de alta qualidade, ideal para cães com mais de 7 anos de idade que tendem a ter excesso de peso ou obesidade.

Este alimento equilibrado melhora a saúde dentária, das articulações e intestinal, enquanto o óleo de salmão fornece ácidos gordos essenciais para ajudar a manter o pelo e a pele em boas condições. Com proteínas de frango fáceis de digerir, energia proveniente do arroz e do milho, glucosamina para as articulações e extrato de mandioca para a digestão, é uma das melhores rações para pastores alemães e outras raças grandes. Fabricado em Espanha com ingredientes naturais de alta qualidade.

ROYAL CANIN:

A marca Royal Canin oferece rações para cães mais velhos. ROYAL CANIN ADULT +5 PASTOR ALEMÃO foi desenvolvida para pastores alemães com mais de 5 anos de idade e promove a saúde da pele e da digestão e fortalece os ossos e as articulações. Contém também ácidos gordos ómega 3 para a pele e o pelo e ajuda a manter um peso saudável. 

A ROYAL CANIN MAXI ADULT +5, por outro lado, é adequada para cães de raças grandes com 5 anos ou mais. Controla o peso, reforça os ossos e as articulações e fornece antioxidantes para manter a vitalidade na velhice.

SALVAJE ORIGINAL SENIOR:

Salvaje Original Senior Frango é uma ração premium para cães idosos com atividade física normal a moderada.

Os seus croquetes saborosos promovem a saúde dentária e, graças à sua relação equilibrada entre proteínas e gorduras, ajuda a digestão e o controlo do peso nos cães mais velhos. Fornece também níveis ótimos de cálcio e fósforo para manter as articulações fortes e saudáveis, tudo isto sem a adição de organismos geneticamente modificados (OGM). Uma escolha nutritiva e natural para cães mais velhos que desejam uma dieta equilibrada e de alta qualidade.

AFFINITY ADVANCE SENIOR MAXI +6:

Um alimento de qualidade para raças de cães de grande porte, como os pastores alemães com mais de 6 anos de idade. Este alimento promove o funcionamento ótimo dos sistemas imunitário, digestivo, cardiovascular e urinário do seu animal.

Além disso, está adaptada aos seus maxilares e aos dentes e tem poucas calorias para cães idosos menos ativos. Esta ração também contém taurina para a saúde cardiovascular e utiliza ingredientes-chave como frango e arroz para uma digestão ótima e uma nutrição equilibrada. É uma ótima escolha de ração para o seu Pastor Alemão sénior.

DOGXTREME SENIOR LIGHT:

É a escolha perfeita para os pastores alemães adultos que necessitam de um conteúdo energético adaptado às suas necessidades enquanto seniores. Com 20% de frango, fibras vegetais e outros ingredientes naturais, esta ração light promove uma dieta equilibrada e saudável, bem como a saúde do coração e um ótimo metabolismo das gorduras.

Quantidade de comida para um pastor alemão

Está a pensar quanto é que um pastor alemão deve comer? A quantidade de comida e a frequência da alimentação de um pastor alemão depende de vários fatores, incluindo a idade do cão, o nível de atividade, o tamanho e a saúde individual. Eis algumas diretrizes gerais: 

  • Idade: Os cachorros de pastor alemão devem ser alimentados com mais frequência do que os cães adultos. Até aos 4-6 meses de idade, devem ser alimentados pelo menos 3-4 vezes por dia, após o que podem ser gradualmente reduzidos para 2-3 refeições por dia. 
  • Tamanho: Os cães maiores, como os pastores alemães, necessitam de mais comida do que as raças mais pequenas. A quantidade de alimento é normalmente calculada de acordo com o peso do cão e está normalmente indicada na embalagem do alimento que utiliza. 
  • Nível de atividade: um pastor alemão ativo e enérgico necessita de mais comida do que um pastor alemão menos ativo. Adapte a quantidade de alimento ao nível de atividade do seu cão. Se o seu cão faz exercício ou trabalha regularmente, pode precisar de um alimento especializado para cães ativos. 
  • Estado de saúde: Se o seu pastor alemão sofre de doenças como a obesidade ou alergias alimentares, é importante adaptar a dieta de acordo com as recomendações do seu veterinário.

A melhor maneira de determinar a quantidade específica e a frequência da alimentação do seu pastor alemão é falar com o seu veterinário. Ele avaliará as necessidades individuais do seu cão e recomendará uma dieta adequada.

Em suma, o pastor alemão é um cão forte, atlético e ativo que gosta de fazer exercício e está ativo a maior parte do tempo. Devido ao seu consumo de energia, precisa de uma dieta rica em proteínas que cubra todas as suas necessidades para o manter saudável e feliz.

Perguntas frequentes sobre a alimentação do pastor alemão

Um cão pastor alemão pode ser alimentado com comida humana?

Por vezes, podemos dar pequenas quantidades de comida humana que seja segura para o cão, como carne magra cozinhada, legumes e fruta. 

A dieta BARF baseia-se na alimentação de cães com alimentos crus e naturais, incluindo carne, ossos e legumes, mas deve ser dada com cuidado e de acordo com diretrizes específicas para garantir uma dieta equilibrada e a segurança do cão.

Existem alimentos tóxicos para o pastor alemão?

Sim, existem alguns alimentos tóxicos para os cães, incluindo chocolate, uvas, sultanas, cebolas, alho, ossos cozinhados, abacates e alimentos gordos. Evite dar estes alimentos, pois podem ser prejudiciais e mesmo fatais para os pastores alemães e outros cães.

Preciso de dar suplementos ao meu pastor alemão?

Se o seu cão receber uma dieta equilibrada e de alta qualidade, geralmente não precisará de suplementos adicionais. É sempre importante consultar o seu veterinário antes de dar suplementos ao seu cão, uma vez que um excesso de certos nutrientes pode ser prejudicial para a saúde do seu cão.

Como é que mantenho um peso saudável no meu pastor alemão?

Para que o seu pastor alemão mantenha um peso saudável, é essencial uma dieta equilibrada e o controlo das porções. Eis algumas diretrizes: 

  • Siga as recomendações de alimentação que constam da embalagem da sua ração comercial. 
  • Não dê demasiadas guloseimas e certifique-se de que são saudáveis. 
  • Estabeleça um horário regular de alimentação. 
  • Incentive o exercício diário para queimar calorias e manter os músculos. 
  • Monitorize o seu peso e ajuste a quantidade de alimentos conforme necessário.

Se quiser continuar a ler, não perca estes artigos que podem ser do seu interesse:

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Cães de pelo comprido: cuidados e manutenção

Mastim Espanhol: conselhos, cuidados e características

Seguinte »

19 comentários em “O que é que um pastor alemão come? Dieta e melhores rações”

    • Boa tarde Vandeir, deve experimentar dar-lhe uma ração mais calorica ou pode misturar um pouco de comida húmida com a sua ração seca.
      Obrigado

      Responder
  1. Olá bom dia tenho um casal de pastor alemão e meu macho e bem peludo mais ele tá perdendo m
    uito pelo é estou achando ele magro e eles comem só ração pode ser a ração.

    Responder
    • a troca de pelo é normal , as vezes possa ser uma mudança de clima ,quanto a ele ser magro comece a dar vitaminas para ele possa ser a falta dela que esta ocorrendo todos estes fatores, mas não há coisa melhor do que antes você procurar um veterinario de confiança.

      Responder
  2. Meu bebê tá com 5meses está bem, apenas fez fases mole hoje mais já identifique o problema, acho que foi à troca de ração, tem lógica né?

    Responder
    • Olá Lucinete, sim é muito provável, deve trocar de ração sempre de um modo gradual, no entanto se continuar com a caca mole deveria levar o seu pequenote ao veterinário para que lhe aconselhe outra ração.

      Responder
  3. Olá, boa noite. Tenho uma pastor fêmea, ela tem quatro anos. Quando adotei descobri que ela veio de uma cria entre irmãos e desde novinha apresentava dificuldade para andar e caia muito. O veterinário na época me pediu para misturar cálcio na ração e orientou que eu desse uma ração premium para filhotes. Hoje já não tem essa dificuldade mas como a raça tem tendência a ter problemas nas patas e devido ao histórico dela o que seria mais aconselhável? Obrigada.

    Responder
    • Olá Rafaela, deveria em primeiro lugar levar ao veterinário e perguntar se já pode trocar a ração. Caso já seja possível, podemos aconselhar-lhe várias alternativas.

      Responder
    • Olá Luiz, depende muito da ração, mas se estamos a falar de Royal Canin para Pastor alemão, só deveria começar a dar ração de adulto depois a partir dos 15 meses.

      Responder
    • Olá José,
      Primeiro deveria consultar o seu veterinário antes de lhe começar a dar qualquer suplemento. Que ração é que lhe dá actualmente? Qual é a idade do seu pequenote? Está castrado?

      Responder

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.