Cães de pelo comprido: cuidados e manutenção

,

As raças de cães de pelo comprido são aquelas que têm mais de 6 cm de comprimento, e existe uma grande variedade delas no mundo atual. Desde raças com pelo fino que se emaranha facilmente a outras com pelo espesso e encaracolado que quase não se desprende.

Entre as mais conhecidas estão o Yorkshire Terrier, o Bichon maltês e o Caniche. Cada uma destas raças tem as suas próprias características, tanto em termos de forma como de tamanho, o que naturalmente afeta os seus cuidados, a frequência dos cuidados e o tipo de corte de pelo.

Em seguida, damos uma vista de olhos aos cuidados para o pelo para pelos compridos – tome nota!

Cuidados a ter com cães de pelo comprido

Para evitar nós e emaranhados e para manter o pelo bonito e brilhante, os cães de pelo comprido precisam de mais cuidados do que os cães de pelo curto. É verdade que isto requer tempo e dedicação, mas se o fizermos corretamente, os resultados são fantásticos. De facto, é este tipo de cão que muitas vezes fica em primeiro lugar nos concursos de beleza canina.

E embora existam muitas raças diferentes de pelo comprido, todas elas têm em comum alguns cuidados básicos:

Escovagem diária

É importante que escovemos o nosso cão diariamente para evitar nós e emaranhados, uma vez que estes podem levar a problemas de pele, parasitas e acumulação de humidade. Além disso, a única solução para se livrar dos nós é cortar o pelo se não forem removidos a tempo.

A melhor altura para o fazer é imediatamente após um passeio, especialmente quando estamos habitualmente na natureza. Desta forma, podemos remover os restos de vegetação e os parasitas que possam ter-se fixado no pelo.

Poderá estar interessado nos nossos artigos “Cães que soltam muito pelo” e “Escovas para remover o pelo de cao no inverno“.

Limpeza dos ouvidos

Os cães de pelo comprido sofrem frequentemente de otite porque cresce muito pelo nesta zona. O pelo protege o ouvido de influências externas e corpos estranhos, mas também pode impedir a ventilação e promover a produção excessiva de cera. Para evitar infeções, é, por isso, muito importante limpar os ouvidos pelo menos uma vez por semana, utilizando produtos especializados, como os produtos de limpeza para os ouvidos.

Corte de cabelo

É aconselhável aparar o pelo do seu cão pelo menos uma vez por mês nos nossos centros de tosquia. Isto permite-nos moldar e endireitar cuidadosamente o pelo para evitar a formação de emaranhados.

Como é que posso dar mais brilho ao pelo comprido do meu cão?

Existem vários fatores que afetam o brilho do pelo de um cão, mas o mais importante é a genética do cão. Devemos lembrar-nos que há algumas raças que têm naturalmente um pelo muito brilhante, mas há outras que, por mais que tentemos, não vamos conseguir dar-lhes o mesmo aspeto.

No nosso salão de beleza, utilizamos cosméticos especiais para este tipo de cabelo, que melhoram o brilho e a elasticidade do cabelo.

Outro fator que desempenha um papel importante é a dieta do cão. Tal como acontece com os humanos, os cães bem nutridos têm um pelo mais bonito, especialmente se tiverem uma dieta rica em nutrientes e gorduras ómega. Alguns alimentos, como o óleo de peixe, ajudam a dar brilho ao pelo de um cão em apenas algumas semanas.

A cor do pelo comprido do meu cão pode mudar com o tempo?

Nos cães mais velhos, a cor muda naturalmente, de modo que o focinho e o bigode, em particular, se tornam brancos. Isto é perfeitamente normal e não precisa de ser motivo de preocupação.

Se o seu cão sofre de uma alergia canina, pode também notar alterações na cor e mesmo na quantidade de pelo, uma vez que é provável que ele largue mais pelo. Nestes casos, é melhor consultar um veterinário.

Embora seja verdade que não se pode tingir de branco um cão com um pelo muito escuro, é possível aumentar a intensidade da cor. Por exemplo, se tiver um cão castanho, pode tornar a cor mais castanha incluindo alimentos como a farinha de aveia na dieta. Os alimentos ricos em ómega também podem melhorar o aspeto do pelo neste aspeto.

Lembre-se que temos champôs no nosso salão de beleza que melhoram a cor e o brilho do pelo do seu animal de estimação. Basta perguntar aos nossos estilistas de cães como utilizar estes champôs.

Se quiser continuar a ler, não perca estes artigos que podem ser do seu interesse:

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

O que é que eu preciso para o meu primeiro cão? Lista de coisas básicas

O que é que um pastor alemão come? Dieta e melhores rações

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.