Como manter a pelagem de cães de pelo duro

,

Algumas das raças de cães mais conhecidas tem uma pelagem dura, geralmente com “barba” e grandes sobrancelhas. Esse tipo de pelo é uma das principais características destes cães e deve-se fazer o possível para mantê-lo assim.

Alguns dos cães de pelo duro são os Schnauzers, Teckels, Airdale Terrier, Terrier irlandês, Fox terrier, Welsh terrier, Kerry blue, Cairn terrier, Drahtaar, etc. Um West Highland terrier, por exemplo, não deve ter um pelo muito suave, e sim duro, brilhante e praticamente impermeável.

Muitos destes cães, especialmente os terries, têm duas camadas de pelo: uma dura e brilhante e outra subcamada mais, suave e fosca. Para manter a pelagem típica é muito importante que se escovem frequentemente para eliminar essa camada, que se solta mais facilmente. Existem escovas especiais para esta finalidade que te ajudarão a dar um acabado profissional.

O trimmng é uma técnica que tem sido usada durante anos para isto, mesmo que na atualidade muitos donos não a usem porque existem poucas pessoas que saibam faze-la corretamente, portanto, é muito cara. Consiste em arrancar com ferramentas específicas toda a pelagem suave do cão. Segundo especialistas não é doloroso para o cão, porém requer de mais tempo que um corte feito com máquina. Com o uso repetitivo desta técnica, se seleciona a pelagem dura e não se permite o crescimento da suave, melhorando a qualidade da pelagem em geral. É necessário repetir o processo cada 2 a 4 meses, segundo o quanto demore em crescer o pelo do teu animal de estimação. Se decidires cuidar do teu cão por este meio deves buscar um experto que te ajude, pois não se pode praticar em qualquer cão; alguns têm um pelo que não é o adequado para a raça e nesses casos pode sim resultar dolorida.

A forma mais comum para manter a pelagem em boa forma é cortá-la com máquinas


Tosquiadoras de pelo. Cada raça tem o seu corte típico que podes respeitar ou simplesmente mantê-lo curto e simétrico como um “ursinho”. A máquina não determina o tipo de pelagem, de modo que com o tempo esta possa voltar a ficar suave e opaca.

Os Terriers que irão a ser apresentados em exposições devem ser arrumados mediante o trimming e stripping unicamente. Nestes casos não se deve usar uma máquina que corte o pelo porque altera o aspecto natural e também a sua coloração. Somente se reserva a máquina para finalizações nas raças correspondentes.

Na hora de dar banho a estes cães o melhor é escolher um bom champô que destaque a coloração do pelo de cada um.  É muito importante que não contenha substâncias ou azeites suavizadores, assim como também não se devem usar amaciadores para o pelo, silicones nem produtos para eliminar nós nos pelos. No geral é suficiente dar banho a eles cada 3 ou 4 semanas, assim a pele mantém-se saudável  e sem odor.

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Como respiram os anfíbios?

Como acontece a reprodução dos répteis?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.