Scottish Fold: Conselhos, cuidados e características

NomeScottish Fold 
OrigemReino Unido
Esperança de vida12-15 anos
CoresCinza, branco, areia, bicolor e tigrado
PeloDenso e suave
AlturaAté 25 cm
Peso2-6 kg
TemperamentoMeigo e amigável 
NecessidadesCompanhia, escovagem regular, limpeza de ouvidos
Perfeito paraFamílias com crianças e outros animais de estimação, pessoas mais velhas 

Origem do Scottish Fold

A sua origem remonta à década dos 60, quando uma aparente mutação espontânea deu lugar a esta raça de gato, conhecida pele dobra nas suas orelhas.  

Uns agricultores escoceses decidiram então cruzar o primeiro exemplar de Scottish Fold, chamada Susie, com gatos British Shorthair, mas os seus descendentes começaram a manifestar diferentes tipos de malformações. 

Daí que a criação desta raça foi proibida até que geneticistas e criadores provenientes dos Estados Unidos uniram esforços de modo a acabar com os ditos problemas de saúde. Finalmente, na década de 70, a CFA (Cat Fanciers Association), que conta com um dos maiores registos de raças de gatos do mundo, reconheceu oficialmente o Scottish Fold como tal.

Tipos de Gato Scottish Fold

Existem diferentes variedades de Scottish Fold em função do seu pelo.  

Tipo de pelo

  • Scottish Fold de pelo curto: O seu pelo é, além do mais, suave e sedoso.
  • Scottish Fold de pelo semi-longo: A sua raiz surgiu através do cruzamento dos gatos da raça British Longhair.

No que diz respeito à cor do seu pelo, podemos encontrar a gatos Scottfish Fold de cor cinza, azulado ou blue, castanho, bicolor e tigrado, além de que pode apresentar um tom similar à areia (entre outros). De igual forma, o Scottish Fold preto também é uma das principais variedades de cor que esta raça de gato pode ter.  

Scottish-Fold-raza

Cachorro de Scottish Fold

Já desde cachorro, o carácter do Scottish Fold é amigável. Contudo, é uma raça de gato que também necessita de muito carinho. Daí que é importante passar tempo com ele e dar-lhe diferentes brinquedos para que se mantenha distraído.


Cabe destacar que educar este tipo de gato não requer muito esforço, já que se adapta facilmente a diferentes ambientes.

Carácter e comportamento do Scottish Fold

Como já adiantamos, o Scottish Fold é conhecido por ser carinhoso e brincalhão, em sintonia com a sua aparência doce, além de inteligente. De facto, graças a esta última característica é capaz de aprender com facilidade aquilo que lhe é ensinado, fazendo com que a sua educação não requeira muito esforço.  

É um gato que necessita de realizar exercício diário para libertar a sua energia e evitar que ganhe sobrepeso, dado que tende a ser guloso. Isto pode levar a um problema, já que é uma raça de gato que tende a ter obesidade (com os problemas que isso acarreta para a o seu estado de saúde). 

Como alimentar o Scottish Fold de acordo com a sua idade? 

Adaptar a alimentação em função da idade é fundamental para que o Scottish Fold, assim como qualquer outra raça de gato, se mantenha saudável. A razão está em que as suas necessidades nutricionais são diferentes sendo cachorro, adulto ou sénior.

Alimentação por etapas

O cachorro de Scottish Fold, cheio de energia, precisa de uma ração específicamente formulada para gatos bebés que também lhe dê proteínas de alta qualidade.

Por sua vez, o que necessita o Scottish Fold adulto é uma ração que mantenha o seu bom estado físico. A sua alimentação terá que ser rica em ácidos gordos essenciais e vitaminas, entre outros ingredientes, para reforçar o seu sistema imunitário.

Para o Scottish Fold sénior é recomendável uma ração ou comida húmida que mantenha o seu peso ideal, e mais tendo em conta que a sua atividade física irá ficar reduzida com o avanço da idade. 


Saúde do Gato Scottish Fold

A saúde do gato Scottish Fold, para a qual dedicamos um artigo específico, necessita  de especial atenção devido à sua genética. 

Patologias de saúde típicas nesta raça 

Uma das patologias mais frequentes que afetam o Scottish Fold é a otite. Isso deve-se ao formato das suas orelhas, que por sua vez favorecem o aparecimento de infeções e de outros problemas do aparelho auditivo, podendo levar à perda auditiva (ou inclusive surdez). Daí que é importante realizar limpezas semanais dos seus ouvidos com produtos oportunos.

Outra afeção a ter em conta é a osteocondrodisplasia, uma doença hereditária que produz malformações dos ossos e articulações, provocando rigidez, coxeadura e, inclusive, paralisia. Por isso é fundamental que sejam realizados check-ups veterinários regularmente, além de evitar o cruzamento entre os mesmos Scottish Fold devido aos problemas de saúde que isso pode levar nos novos exemplares.  

Cuidados

Devido à sua mencionada genética, há que valorar outra série de fatores para manter o gato Scottish Fold saudável.

Pelo

O seu pelo denso requer uma escovagem uma vez por semana, sem esquecer que este hábito terá que ser diário na época de mudança de pelo. Além do mais, a administração de malte evitará a desconfortável formação de bolas de pelo ou de tricobezoares no seu aparelho digestivo.


Ouvidos 

A forma dobrada das suas orelhas requere de uma frequente rotina de higiene. Para isso será necessário ter à mão os produtos recomendados pelo veterinário, como limpadores de ouvidos, tendo sempre em conta a forma de proceder que recomenda o especialista. 

Adoção de um Scottish Fold

Depois de saberes mais acerca do adorável Scottish Fold, não é de estranhar que já estejas a planear a sua adoção, e mais tendo em conta que se trata de um gato carinhoso e brincalhão que se adapta facilmente a diferentes ambientes.  

Por essa razão recomendamos-te procurar um exemplar desta raça de gato entre diferentes protetoras animais.E não te esqueças que na Tiendanimal podes encontrar todos os produtos que necessitas para cuidar do teu Scottish Fold.

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Pancreatite em gatos

Dogue de Bordeaux: Conselhos, cuidados e características

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.