Gato Balinês: Características, origem e curiosidades

NomeBalinês
OrigemEstados Unidos 
Esperança de vida Entre 10 e 15 anos
CoresBranco e pontilhado: lilás, chocolate, azul e cinza foca.
PeloLongo
Altura25 cm
PesoEntre 3 e 5 kg
TemperamentoCarinhosos, ativos e brincalhões 
NecessidadesAtividade, escovagem três vezes por semana
Perfeito paraCrianças e outros animais

Origem do Gato Balinês

Apesar do seu nome nos levar a pensar o contrário, o Gato Balinês não teve a sua origem em Bali, nem a sua origem teve a ver com a Indonésia. O seu nome provém da semelhança que os criadores encontraram entre este gato e a graça e elegância dos bailarinos dos Templos em Bali. A raça é relativamente nova, pois o primeiro registo que existe de um Gato Balinês foi em 1940.

Depois do aparecimento de uma ninhada de gatos Siameses com o pelo longo, criadores interessaram-se por manter uma raça com estas características. O primeiro programa de criação de Gatos Balineses teve lugar nos Estados Unidos em 1950. Só foi em 1970 que o Gato Balinês chegou à Europa e foi reconhecido como tal. 

Tipos de Gato Balinês

O Gato Balinês é único na sua raça, pelo que não há mais do que um tipo de Gato Balinês reconhecido oficialmente. São gatos de cauda grossa com pelo abundante e aspeto senhorial. Têm um porte elegante, com um tronco delgado e patas compridas e fortes, que lhes permitem correr para lá e para cá durante todo o dia. 

A sua cabeça tem uma forma triangular e é consideravelmente fina, em comparação com as suas grandes orelhas pontiagudas, que fazem com que este felino pareça estar sempre alerta. A cor dos seus olhos, apesar de não ser padronizada, é um azul muito limpo e intenso. 

Cores

As cores oficiais da raça de gato Balinês foram amplamente discutidas. Apenas se reconhecem dentro da raça oficial aquelas que têm um padrão pontilhado: com a cauda, as patas e o centro da cara de uma cor e o restante do corpo branco. Não se aceita qualquer cor, estão registados em lilás, chocolate, cinza foca e azul.

Nem o Gato Balinês preto nem o branco fazem parte da família oficial gatuna. Não são tidos em conta gatos sem padrão pontilhado nem aqueles que fiquem fora destas quatro cores oficiais. Nestes casos, estamos a falar de outra variante, que se conhece como Gato Javanês

Tipo de pelo

O seu pelo é a principal característica que o diferencia do Gato Siamês. O Gato Balinês é de pelo longo, apesar de que não extremamente longo, e tende a cair a liso pelo corpo. A sua textura é esponjosa e suave, mas não tem dupla camada, pelo que não tem tendência a ensarilhar e não necessita de demasiada atenção. 

O cachorro de Gato Balinês

O Gato Balinês bebé é extremamente ativo e brincalhão. São gatos muito curiosos, que irão querer explorar o espaço e as pessoas e animais que existem em casa desde o primeiro dia. Nesta etapa é quando escolhem uma pessoa de referência, a quem pedirão mimos constantemente e à qual prestarão atenção acima de tudo. 

Este é o gato perfeito para brincar com crianças, pois tem um caráter doce, ao mesmo tempo em que odeia passar desapercebido. O Gato Balinês bebé encaixa perfeitamente com crianças que procuram um companheiro ativo que esteja disposto a seguir o seu ritmo e chamar a sua atenção. 


Carácter e comportamento

A raça de Gato Balinês tem tendência a dormir menos que a média, pelo que passa mais tempo ao longo do dia a fazer as suas brincadeiras. O Gato Balinês tem um carácter extremamente curioso e a observação é o seu passatempo favorito. São gatos que exigem atenção constante, e que irão tomar uma pessoa como referência, a quem irão recorrer com frequência. 

Dão-se muito bem com outros gatos se crescerem juntos desde pequenos e costumam estabelecer vínculos afetivos muito fortes com eles. Adoram manter-se ocupados, pelo que opções como jogos de inteligência são ótimos para eles. Apesar de sentirem um carinho especial por outros gatos, os cães também são bons companheiros para o carácter do Gato Balinês. 

Como alimentar um Gato Balinês em função da sua idade?

A alimentação da raça de gato Balinês deve ser muito completa e equilibrada, como a de qualquer felino. Contudo, tem a particularidade de ser muito ativo, pelo que devemos assegurar-nos de que a base da sua alimentação tem proteínas de origem animal, além de que o conteúdo energético tem que ser suficiente para que o Balinês corra durante todo o dia. 

Alimentação por etapas

Quando o Gato Balinês for cachorro, podes tentar misturar comida seca e húmida na sua alimentação, com o objetivo de não rejeitar nenhuma das duas em adulto. Incluir na sua dieta alimentos frescos, como presunto york ou peru cortado em pequenos pedaços, também é uma opção que ele irá adorar. 


O Gato Balinês bebé, tal e qual como na sua etapa sénior, pode ser especialmente exigente com a comida. Por isso, a comida húmida é um grande aliado para os amantes desta raça. Pela sua textura, cheiro e sabor costuma ser mais atraente do que os croquetes secos e facilitará a alimentação de um gato tão exigente como o Balinês. 


Saúde

O Gato Balinês, pelas suas características, pode herdar alguns problemas de saúde dos seus antepassados Siameses. Os problemas oculares são bastante frequentes: atrofia progressiva da retina, estrabismo e o desenvolvimento de glaucoma. São propensos, também, a conviver com problemas respiratórios como asma ou infeções bronquiais. 

Devido a um má filtração das proteínas amiloides, o Balinês pode chegar a sofrer uma insuficiência hepática. Apesar de ser menos frequente, também pode desenvolver alguns problemas cardíacos, entre os quais está incluída a miocardiopatia dilatada. De igual forma, não são descartados os problemas neurológicos, como hiperestesia (acariciar-se e lamber-se em excesso) e nistagmo (mover rapidamente os olhos).  

Cuidados de um Gato Balinês

Os cuidados do Gato Balinês estão centrados no desenvolvimento da sua inteligência e da satisfação da sua curiosidade. Necessitam de estar ativos constantemente para se manterem saudáveis e gastarem toda a energia que possam para descansarem corretamente. Por isso, ter à sua disposição jogos de inteligência e outros que os ajudem a  gastar energia é o mais recomendável. 


A sua necessidade de companhia fará com que não seja recomendável deixá-los sozinhos durante muito tempo. Se conviverem com outros animais, poderão estar “sozinhos” em casa com menos dificuldades. Adoram as alturas, pelo que podes dar-lhes plataformas elevadas pelas quais possa passear, se quiseres fazê-lo extremamente feliz. 

Pelo

Apesar de poder parecer que o pelo do Gato Balinês necessita de grandes cuidados, o mais certo é que a sua manutenção seja mais simples do que possamos imaginar. São gatos bastante limpos, que prestam muita atenção ao seu pelo. Uma escovagem três vezes por semana será suficiente para manter um pelo saudável. Pode escovar-se diariamente durante pouco tempo ou dedicar-lhe um pouco mais de tempo três vezes por semana.

Pele

A sua pele é um pouco mais delicada que o seu pelo. São gatos que estão mais acostumados ao frio que ao calor e, além disso, o seu pelo é extremamente fino. Por isso, uma exposição prolongada à luz solar não é benéfica para a saúde da sua pele e pode, inclusive, provocar-lhe queimaduras. Temos que ter cuidado, sobretudo, nos meses de verão. 

Outros (olhos, ouvidos)

Como acontece com o resto dos felinos, é recomendável observar a saúde dos seus olhos e ouvidos semanalmente. Estes exames, na procura de qualquer anomalia, podem ajudar a evitar que qualquer infeção ou ferida se converta em algo mais grave. Manter os seus ouvidos e olhos limpos será a melhor de forma de cuidar dele. No caso de perceber alguma alteração, recorrer ao veterinário será a melhor opção.


Adoção de um Gato Balinês

Se depois de conheceres a raça Balinês e as suas características, te apaixonaste por um felino tão elegante e brincalhão, não hesites em adotar um. A compra de animais provoca uma alta taxa de abandono em Portugal, pelo que a Tiendanimal compromete-se a fomentar a adoçãode cães, gatos e outros animais de estimação. Se não encontraste o teu gatito ideal, podes continuar a procurar outras raças de gato.

Recorda-te que na Tiendanimal poderás encontrar todos os produtos que necessitas para o cuidado do teu Gato Balinês tanto nas nossas lojas, como na nossa página web ou App.


« Anterior

Tártaro nos gatos

Pomsky: Tudo o que precisas saber

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.