Gato Van turco: Conselhos, cuidados e características

NomeGato Van turco 
OrigemRegiões montanhosas de Turquia 
Esperança de vida12-17 anos
CoresBranco de base, combinado com castanho, creme e avermelhado
PeloMédio
TamanhoGrande
Altura25-35 cm
Peso6-8 kg
TemperamentoAtivo, extrovertido, curioso e afetuoso
NecessidadesEscovado duas vezes por semana, sessões diárias de brincadeira. Higiene oral, de olhos e ouvidos
Perfeito paraFamílias que procuram um gato atento e enérgico

O gato Van turco trata-se de um felino carinhoso que, ainda que não se sente no teu colo, sentar-se-á ao teu lado para que o abraces. É uma raça de gato branco e esponjoso com rabo e orelhas de cores. O curioso é que têm uma caraterística que, talvez, se considere uma desvantagem, e é que nem sempre cai de pé.

Origens do gato Van turco

Trata-se de um dos gatos domésticos mais antigos do planeta. A raça teve origem na Turquia e, ao contrário de outras raças, desenvolveram-se naturalmente na natureza, e não através de programas de reprodução. Por essa razão, costumam ser felinos muito práticos. 

Conta a lenda que o Van turco foi um caçador de ratos eficaz na Arca de Noé. Chegaram pela primeira vez aos Estados Unidos em 1982, mas não foi até o ano 1985 quando a Associação Internacional de Gatos reconheceu oficialmente a raça.

Tipos de gato Van turco

Os tipos de gato Van turco diferenciam-se principalmente pela combinação de cores.

Cores

Talvez, o mais característico desta raça é que têm cor branca de base combinada com manchas na parte da cabeça e do rabo, ou seja, o padrão tradicional de cores deste felino. As manchas costumam ser de tonalidade avermelhada, ainda que também podem mostrar outras cores como o bege, o castanho e o amarelo alaranjado.

O bebé de Van turco

Como qualquer outro gato, o Van turco bebé necessita de uns cuidados especiais nos seus primeiros dias e meses de vida.

Durante estas semanas o ideal é que passe com a sua mãe a maioria do tempo possível para que se responsabilize de limpá-lo e alimentá-lo. Se isto não é possível, é necessário levá-lo ao veterinário para que o revise e comprar o alimento adequado para que possa ir adaptando-se, normalmente leite de gato para bebés.


Durante os seus primeiros dias com a família é importante ensinar a utilizar a caixa de areia para evitar que faça as suas necessidades por toda a casa. Se ainda não têm mobilidade suficiente para mover-se sozinho, terá que estimulá-lo para que defeque no lugar adequado, igual que faria a sua mãe. Uma vez consiga fazer as suas necessidades, devem mover os excrementos para a caixa de areia para que comece a associar a ideia.


Quando falamos da atividade diária, o mais recomendado é estimular e respeitar as suas necessidades de brincar desde que é um bebé. Nunca é adequado castigá-lo porque poderia ter um trauma para o resto da sua vida. Deveras ensiná-lo para que brinque sem chegar a ser agressivo.

Caráter e comportamento

Os donos de gatos da raça Van turco descrevem-nos como mais similares aos cães que ao gato estereotipado. Estes felinos costumam ter a devoção por parte dos seus donos e das pessoas que vivem com ele, por essa razão requerem mais atenção que a maioria dos gatos. 

Se desejas um gato carinhoso, esta raça pode ser precisamente o que procuras. No entanto, isto também significa que necessitam de mais atenção. Não se pode deixá-los sozinhos todo o dia com os seus brinquedos, já que podem sentir-se sozinhos e aborrecer-se rapidamente, o que leva a tendências destrutivas e, às vezes, podem chegar a ter atitudes agressivas.

Muitos felinos desta raça gostam de brincar com bolas, ratos de brincar e outros elementos de entretenimento. Além do mais, podem treinar eficazmente para que caminhem com trela e obedeçam a ordens como sentar-se, ficar e outros comandos básicos.


Como alimentar um gato Van turco em função da sua idade?

O gato Van turco não necessita de uma dieta especifica. Ainda que são uma raça de gato especial, isto não significa que necessitem uma alimentação exclusiva.

Alimentação por etapas

Na etapa de cachorro necessitarão uma ração que satisfaça as suas necessidades nutricionais com o objetivo de que cresçam saudáveis e fortes e se desenvolvam devidamente. O ideal é comprar ração especial para gatos bebés. Podes preguntar ao teu veterinário sobre qual é o alimento mais adequado para o teu Van turco durante os seus primeiros meses de vida.

Na etapa adulta, o gato Van turco pode alimentar-se com uma ração especial para gatos adultos que possa proporciona-lhe as vitaminas e nutrientes necessários para mantê-lo saudável e proporciona-lhe a energia suficiente para a sua atividade diária.


Na etapa sénior, esta raça necessita de uma ração reduzida em gorduras, já que é um felino propenso à obesidade. É fundamental não o alimentar demasiado, ainda que este está sempre com fome. De um modo geral, comerá cada vez que lhe ofereças comida, o que pode levar rapidamente à obesidade.

Saúde

O gato Van turco está livre de problemas genéticos. São gatos super saudáveis, já que evolucionaram na natureza, não através de programas de criadeiros dirigidos por humanos.

À diferencia de outros gatos turcos, não têm nenhum problema conhecido de surdez. Atualmente não existe nenhuma proba científica que demonstre que estes felinos têm mais probabilidades de tornar-se surdos que outros gatos.

Patologias de saúde típicas do gato Van turco

Em grande parte, só deves estar atento aos problemas gerais que possa apresentar qualquer gato. As infeções urinarias são comuns, mas não necessariamente mais do que em outras raças. 

Devido ao seu maior tamanho, as patologias desenvolvem-se mais lentamente do que na maioria de raças. Normalmente alcançam a maturidade sexual mais tarde, ainda que isto pode variar muito de uns para outros. 

Como comentamos brevemente anteriormente, esta raça é propensa à obesidade. São muito impulsivos com a comida, já que são bastante grandes e necessitam mais energia que os gatos de tamanho menor.

Como prevenir as patologias anteriores

Para evitar estas patologias é necessário prestar atenção às desparasitações e ao calendário de vacinas. Também são imprescindíveis as visitas regulares ao veterinário cada 6 ou 12 meses. Desta forma garantimos um estado de saúde ótimo e se assegura a deteção antecipada de qualquer doença ou afeção.

De igual modo que outras raças, a obesidade pode danificar as hormonas, as articulações, o coração e outros órgãos. Para prevenir por completo deves alimentar o teu gato com a quantidade de ração adequada para cada dia.

Cuidados de um Van turco

Pelo

Uma das características mais destacadas dos gatos Van turco é o seu pelo, pois têm uma pelagem sedosa, densa e semi-longa de longitude média. Apenas têm uma capa de pelo que não se emaranha facilmente, ainda que deva escovar-se umas duas ou três vezes por semana para evitá-lo.

Pele

Para evitar descamação ou algum tipo de alergia, o gato Van turco deve lavar-se com um champô especial para o seu tipo de pelo. O melhor é pedir conselho ao seu veterinário de confiança. 


Outros

Como comentamos anteriormente, os felinos desta raça podem sofrer infeções nos ouvidos e nos olhos, como qualquer outro gato. O ideal é limpar estas zonas regularmente com uma gaze: no olho deves passá-la com um movimento suave desde o interior ao exterior; para o ouvido, cobre o teu dedo com uma gaze e introduze lentamente em esta zona para limpar as paredes com cuidado.

Adoção de um gato Van turco

Antes de decidir adotar um gato Van turco deves ter claro que terás que dispor de muito tempo para ensiná-lo e entretê-lo com brincadeiras que lhe ajudem a manter-se entretido e ativo. Procura o teu gatinho entre os milhares de gatos que se encontram à espera de uma família entre as diferentes protetoras de Portugal.


« Anterior

O chocolate faz mal aos cães?

Savannah: Conselhos, cuidados e caraterísticas

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.