Infecção de urina em gatos e outras doenças urinárias

,

A doença do trato urinário inferior dos gatos ou FLUTD (Feline Lower Urinary Tract Disease) engloba diferentes dolências urinárias que são comuns nestes animais.

As doenças urinárias afetam a uretra e a bexiga e são muito dolorosas, algumas até podem ser mortais se não são detectadas a tempo.

Causas da infecção de urina nos gatos

Os problemas urinários nos gatos podem ser por diferentes causas. Conhece todas elas para poder agir com rapidez.

  • Cálculos. Os cálculos na bexiga (os mais comuns são os de estruvita ou oxalato) provocam a obstrução da uretra nos gatos machos e produzem dor intensa. O tipo de alimentação ajuda a dissolver estes cálculos e evitar que se formem novamente. Em Tiendanimal contamos com uma série de marcas de alimento de alta qualidade que estão desenhados com os nutrientes essenciais pensados para os gatos com doenças renais, favorecem a micção e controlam o pH da urina.
  • Cistite idiopática. É uma infecção de urina em gatos muito comum e provoca um desconforto inflamatório da bexiga, o que leva a que as proteínas se filtrem e a uretra dos gatos machos fique bloqueada.
  •  Idade e peso do gato. Um animal com excesso de peso, de idade avançada ou que está submetido a muito stress (mudanças, a chegada de outro animal a casa…) são fatores que influenciam nos problemas urinários.
  • Anomalias de nascimento. Alguns gatos que nascem com anomalias no trato urinário inferior, ou que devido a um traumatismo desenvolvem algum tipo de anomalia, são mais propensos a ter problemas urinários.

A infecção de urina é mais comum nas gatas fêmeas, enquanto que os machos costumam ter problemas de obstrução na uretra.

Sintomas da infecção de urina nos gatos

Os sintomas dos problemas da bexiga nos gatos indicarão que algo não funciona corretamente. Fica atento a estes sinais para poder identificar as dores do teu gato e apanhar a infecção a tempo, poderás evitar problemas mais graves.

  •  Sentem dor ao urinar (miam intensamente quando estão na sua caixa de areia).
  • Faz força ao tentar urinar e não expulsa a urina ou sai muito pouca quantidade.
  •  Há sangue na urina.
  • Lambe-se frequentemente na zona genital.
  •  Tem mudanças no seu comportamento.
  • Fica incomodado com as carícias na barriga.
  •  Perda do apetite.

Se observares que o teu animal de estimação tem dificuldade para urinar ou tem algum sintoma dos descritos anteriormente, pode padecer da infecção de urina em gatos. Não esperes e leva-o o quanto antes ao veterinário, já que as doenças urinárias são perigosas para a saúde, e ele será o encarregado de diagnosticar a doença urinária e o tratamento a seguir para uma correta recuperação.

Tratamento para a infecção urinária em gatos

Uma vez que o veterinário tiver diagnosticado o tipo de doença urinária mediante um exame de sangue e tiver analisado a amostra de urina do teu gato, indicar-te-á qual é o tratamento mais adequado para o teu animal de estimação. Este tipo de doenças são difíceis de tratar e leva tempo e paciência.

  • Ante uma infecção de urina em gato com origem bacteriano, o tratamento será feito a base de antibióticos que receitará o especialista. Não costuma acontecer com muita frequência, mas é uma doença urinária que deve ser tida em conta.
  • A doença do trato urinário inferior é complicada de tratar. O gato está muito estressado e é necessário ter muita paciência para ajudá-lo a reduzir a ansiedade. Diante de mudanças no seu comportamento deverás acudir ao veterinário para receber conselhos do especialista.
  •   A cistite idiopática também leva um tratamento difícil. Primeiro é necessário aliviar a dor e dar medicamento para prevenir a obstrução (o tipo de medicamento e as quantidades ajustar-se-ão ao gato). Também é conveniente ajudá-lo a reduzir o stress, com um ambiente tranquilo mediante feromonas, e mudar para comida húmida, já que lhes aporta um extra de água e, desta maneira, é reduzida a concentração da urina.
  • Se o problema estiver em algo que obstrui a uretra do teu gato, o veterinário deverá agir com rapidez para desbloqueá-la. Mediante um cateter fará com que a urina volte a fluir novamente sem dificuldade pela uretra. Não te preocupes, o realizará com teu gato sedado ou anestesiado para que não sinta dor.
  • Para os cálculos na bexiga, a solução pode estar em uma mudança na alimentação ou, em outros casos, deverão ser extraídos de forma cirúrgica. Além disso, deves conseguir que o gato beba mais água para que urine com maior abundância.

Como prevenir a infecção de urina em gatos?

É melhor prevenir do que curar, observa os seus costumes na hora de urinar e o estado da sua bandeja sanitária para poder identificar quando alguma coisa não está bem. Deves ter a certeza de que tenha:

  • Água fresca e limpa sempre disponível
  • Alimentação adequada
  • Caixa de areia em boas condições de limpeza

As doenças urinárias nos gatos são comuns e difíceis de tratar, então cuida da saúde urinária do teu gato o máximo possível e ante qualquer desconforto leva-o ao veterinário.

 

O teu gato já teve alguma infecção de urina ou alguma outra doença urinária? Quais sintomas apresentava com a infecção? Como foi solucionado? A tua informação pode ser muito valiosa para os nossos leitores.

« Anterior

Hemograma em cães

Conheces o Projeto Laço Amarelo?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.