Savannah: Conselhos, cuidados e caraterísticas

NomeGato de Savannah
OrigemEstados Unidos
Esperança de vidaLarga
CoresPadrões marmorizados e clássicos
PeloCorto
TamanhoGrande, patas longas e altas
AlturaAté 60 centímetros
PesoEntre os 8 e os 23 kilos
TemperamentoNo existem características gerais
NecessidadesNecessidade de nutrientes especiais na sua alimentação
Perfeito paraGato familiar

O gato Savannah caracteriza-se pelo seu tamanho, já que têm as patas longas, sendo o seu corpo longo e esbelto. As suas proporções dependerão dos cruzamentos que os membros tenham sofrido na primeira geração, posto que normalmente são bastante grandes. Isso sim, os machos normalmente são maiores que as fêmeas. No entanto, tendo em conta que existem fatores aleatórios na genética híbrida do gato savannah, é necessário mencionar que existem, em relação com o tamanho, grandes variações, inclusive em uma mesma camada.

Ainda que normalmente se caracterizem por ser manchados, também podem apresentar padrões marmorizado ou clássicos. As suas orelhas normalmente são profundas, altas e eretas; os seus olhos são caídos e o seu nariz é largo. Com relação ao rabo, chama a atenção por ser curto e apresentar anéis pretos com ponta preta e lisa. A cor dos seus olhos é variada, e podem caracterizar-se por serem castanhos, verdes ou dourados.

Procedência e história do gato Savannah

Os especialistas não têm muito claro a procedência o a história dos gatos Savannah. A razão é porque esta raça trata-se de um cruze de um gato serval, ou seja, um felino selvagem africano com orelhas grandes e de tamanho médio, e um gato doméstico. O gato Savannah apareceu por volta dos anos oitenta e acredita-se que a sua origem seja nos Estados Unidos. 

Carácter do gato Savannah

Tendo em consideração que o gato Savannah não é muito comum, a maioria dos profissionais não se atrevem a definir a sua personalidade em termos gerais. A razão é que alguns exemplares são muito sociáveis, mostrando-se, inclusive, muito amistosos com os desconhecidos. Além do mais, podem chegar a ser muito próximos de cães e gatos. No entanto, existem outros que se escondem quando vêm chegar um estranho. 

Se quiseres adotar a um gato Savannah deves saber que não está feito para principiantes. Trata-se de animais muito ágeis, capazes de saltar até dois metros e meio de altura. Por isso, é possível que existam pessoas que não aceitem tanto movimento na sua casa. São gatos muito fortes e grandes, há quem os descreva, inclusive, como assertivos. Por essa razão, é necessário saber aceitá-los desde o primeiro momento se queres oferecer-lhes uma boa qualidade de vida. 

Os que têm experiencia com estes animais, asseguram que emitem um chiado similar ao serval africano ou miam como um gato doméstico. Existem alguns que fazem ambas as coisas. Por outro lado, deves saber que bufam com intensidade. Não deves ter medo, mas sim respeito perante as petições que realizam estes gatos mediante certos comportamentos e gestos. Não deves sufocá-los, assim que é importante dar-lhes o seu espaço. 

Como manter um Savannah saudável e com muita energia 

Ainda que se pense que são gatos muito independentes, com o objetivo de que o animal se mantenha saudável e cheio de energia, é necessário mantê-lo entretido com jogos. Podes convidá-lo a brincar sozinho ou contigo naqueles momentos em que possas. Nesses casos, um rato de brinquedo ou um pedaço de cartão chegam para despertar os seus instintos caçadores mais naturais.


Saúde do Savannah

De igual modo que os especialistas não se atrevem a falar detidamente do caráter do gato Savannah, também não o fazem na hora de falar da sua saúde. 

Existe alguma doença típica do gato Savannah?

Tendo em consideração que este gato, fusão do serval africano e felino doméstico, foi reconhecido nos anos oitenta, não foi possível investigar sobre se têm problemas de saúde de modo geral.

Tendo em conta o que foi comentado anteriormente, os veterinários decidiram tratar a cada exemplar de modo individual com o fim de não divulgar informação que, com o tempo, pode demonstrar-se que não é real.  

Cuidados típicos de um gato Savannah

Pelo

Na hora de cuidar do pelo do gato Savannah são tudo facilidades. A razão é que eles tomam conta de si próprios e não requerem um grande mantenimento por parte do seu humano.

Pele

A pele de um gato Savannah manter-se-á sempre saudável e quando tenham que dar-lhe banho utilizem produtos específicos para gatos. Por outro lado, se opta por escová-lo, devem comprar uma escova de qualidade

Outros

Na hora de cuidar de um gato Savannah também é necessário que sigas um controle antiparasitário, visitar o veterinário, pelo menos uma vez por ano e seguir umas vacinações periódicas.

Qual é a melhor alimentação para um Savannah?

Neste caso, os especialistas também confirmaram que cada gato é único. Por esse motivo, cada felino tem as suas próprias aversões, os seus próprios gostos e as suas próprias necessidades particulares no que diz respeito a alimentação. 

Alimentação por etapas

Não existe duvida que todos os gatos Savannah são carnívoros e que necessitam obter 41 tipos de nutrientes distintos na comida que comem. Claro, que não é o mesmo um gato Savannah bebé que um adulto, assim que a proporção de nutrientes variará dependendo de este fator. O Estado da saúde e o estilo de vida também marca uma diferença na hora de medir as proporções dos diferentes nutrientes. 

Outra das considerações que deves ter em conta é que é imprescindível medir a quantidade adequada na hora de dar de comer a estes animais. O motivo é que é necessário manter o peso ideal do animal mediante umas pautas de alimentação muito concretas. Dependendo do que vais vendo à medida que passa o tempo, poderás escolher entre a comida húmida ou seca segundo as preferências do teu animal de estimação.


Que ter em conta para adotar um gato Savannah

Conviver com um gato Savannah requer ter paciência, ser próximo ao animal e estar disposto a controlar a sua saúde e alimentação de maneira constante.

Lembra que na Tiendanimal encontrarás tudo o que necessitas para a alimentação e do cuidado do teu felino.

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Gato Van turco: Conselhos, cuidados e características

Pancreatite em gatos

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.