Gatos pequenos, como cuidar de um gatinho?

,

Se está a pensar levar para casa um animal de estimação, mas não tem ainda muito claro qual deve escolher, recomendamos os gatos pequenos. Continue a ler para descobrir as chaves para saber como cuidar de um gatinho nas melhores condições.

A principal vantagem de adoptar um gatinho pequeno é que se habituará mais rapidamente ao ambiente e a todos os membros da família. No entanto, durante as primeiras semanas necessitará de muita atenção e cuidados especiais.

Quais os cuidados de que necessitam os gatos pequenos?

Como todos os animais de estimação, sobretudo os recém-nascidos, os gatos pequenos requerem uma série de atenções que um felino adulto não necessita. Os primeiros meses de vida são cruciais para ensinar-lhes as normas de casa e inclusivamente alguns truques.

Para além disso, se é a primeira vez que tem um felino, necessitará de uma série de artigos imprescindíveis para gatos, como o transporte, a casa de banho, o comedouro, entre outros.

Mas, o mais importante é vigiar a sua higiene e alimentação, assim como ensinar-lhe a jogar e a conviver com o resto da família. Vejamos com detalhe como cuidar destes pequenos e desfrutar ao máximo da sua companhia.

Uma higiene adequada

Para manter as condições ótimas de higiene em gatos pequenos é imprescindível saber como cuidar de um gatinho e que ações são essenciais:

Escovar o pêlo: deve fazê-lo com cuidado, sobretudo no início, até que se habitue. Saber se deve escovar com maior ou menor frequência vai depender do pêlo do seu gatinho. Se tiver o pêlo muito curto, tenha cuidado, pois pode danificar-lhe a pele. Nestes casos, é melhor simplesmente passar-lhe um pano húmido ou uma luva especial para ele.

Limpar os olhos e o nariz: os olhos dos gatos podem criar ramelas e devem ser limpos com uma toalhita ou um pano húmido. O nariz deve estar húmido, mas se tem secreções secas é necessário que sejam retiradas com muito cuidado.

Vigiar os ouvidos: é imprescindível que inspeccione as orelhas dos gatos pequenos de vez enquando. Para além disso, para evitar infeções deve lavar-lhe os ouvidos, uma vez por semana, com uma solução específica.

Cortar as unhas: os gatos arranham de forma inata, mas se não quer que ele o faça nos seus móveis, o melhor é comprar um raspador. Para além disso, para que não o arranhe quando estiverem a brincar, pode cortar-lhe um pouco as unhas. Se o habituar desde que é pequeno, vai considerar cortar as unhas como algo normal e p stress vai ser menor. Assim, a tarefa ficará muito mais fácil.

É importante que siga todos estes conselhos, já que os gatos pequenos são muito propensos  ter diarreias, pelo que a higiene deficiente poderá tornar o seu animal de estimação mais vulnerável não apenas a esta doença, mas a muitas outras.

A melhor alimentação

A comida é outro assunto importante quando falamos de gatos pequenos já que o seu corpo está em formação e os seus órgãos alcançaram uma maior maturidade. Por isso, não podemos alimentá-los da mesma maneira que um gato adulto.

Há uma grande variedade de alimentos específicos para gatinhos, como rações especiais, mais suaves e adequadas ao seu sistema digestivo, que ainda não está totalmente desenvolvido. No entanto, há também fórmulas e alimentos húmidos que eles vão adorar e fazer com que cresçam fortes e saudáveis, preservando as suas defesas. Como comprovou, para manter saudável o seu gatinho recém-chegada, deve saber como cuidar dele e pôr em prática estes conselhos. Os pequenos requerem mais atenção que os adultos, mas também se adaptarão mais depressa e melhor à sua nova casa.


« Anterior

Como começar a cuidar de um gato ragdoll

Curiosidades do gato do bosque da Noruega

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.