Como começar a cuidar de um gato ragdoll

, ,

Se está a pensar adotar um gato carinhoso e brincalhão e dependente do seu dono, está à procura de um gato ragdoll. Com efeito, esta raça é o resultado do cruzamento do gato de Angora com o gato sagrado da Birmânia. Por isso esteja atento, vamos contar-lhe como cuidar de um gato ragdoll.

Como são os gatos ragdoll?

Os gatos ragdoll podem chegar a pesar de cinco a oito quilos, e alguns machos podem pesar até 10 quilos. Em princípio esta raça está entre os maiores gatos domésticos e a esperança média de vida é de cerca de 10 anos.

São gatos fortes e saudáveis, e geralmente precisam dos cuidados tradicionais exigidos por um animal de estimação. No entanto devemos saber como manter em dia as suas vacinas ou visitar regularmente o veterinário.

Como é o caráter do gato ragdoll?

Esta raça de gatos é indicada para conviver com as famílias, pois é um felino muito carinhoso que se adapta perfeitamente à convivência com crianças e com outros animais de estimação.

Além disso, o gato ragdoll é muito inteligente e aprende muito rapidamente qualquer truque que lhe queira ensinar. Por isso vai adorar jogar com brinquedos que estimulem a sua inteligência e curiosidade, como quebra-cabeças ou brinquedos interativos.

Sem dúvida, a tranquilidade é a principal caraterística da sua personalidade, tanto que não costumam miar. No entanto, a sua pelagem longa e macia, juntamente com os seus olhos azuis, fará com que se apaixone à primeira vista.

Como é a alimentação do gato ragdoll?

Com efeito, o gato ragdoll tem tendência a engordar, especialmente à medida que envelhece, por isso recomendamos que use ração específica de baixas calorias para ajudá-lo a realizar atividades físicas diariamente.

Assim sendo, além deste tipo de alimentação, é importante dar comida de alta qualidade ao seu gato, seja ração seca ou húmida. O seu felino deve ter sempre água à sua disposição para que possa hidratar-se quando necessite.

Como cuidar de um gato ragdoll?

Como cuidar do pêlo do gato ragdoll

Para cuidar de um gato ragdoll, manter a sua pelagem longa em perfeito estado é essencial, por isso deverá escová-lo três vezes por semana. Assim evitará que apareçam nós e eliminará o pêlo morto que tenha.

O mais importante é escovar cuidadosamente as áreas mais difíceis, como a parte das patas; ou a cauda, onde além de remover pêlo morto, também deverá remover todos os vestígios de sujidade. Para isso, recomendamos o uso de escovas especiais para eliminar o pêlo morto do seu animal de estimação.



Lembre-se que, ao tratar-se de um felino de pelagem longa, as bolas de pêlo que se acumulam no seu sistema digestivo podem ser prejudiciais para o animal.

Como evitar as bolas de pêlo do seu gato

  • Escove o seu gato ragdoll. Se está na época da muda, escove-o diariamente. Desta forma, evitaremos que o felino continue a acumular pêlo morto no seu sistema digestivo.
  • Cuide da sua alimentação. Pode adicionar uma colher de sopa de azeite à ração do seu gato para incentivar a remoção das bolas de pêlo. Verifique com o seu veterinário que dieta pode seguir nestes casos.
  • Malte. Basta dar ao seu animal de estimação uma pequena dose de malte para evitar o aparecimento de porções de pêlo no seu estômago.

Como pode ver, cuidar de um carinhoso gato ragdoll é uma tarefa simples e muito agradável, já que este gato lhe fará companhia o tempo todo.


« Anterior

Quais são os melhores antiparasitários para o gato bombay?

Gatos pequenos, como cuidar de um gatinho?

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.

Natal