Quais são os melhores antiparasitários para o gato bombay?

,

Se o atraem os felinos selvagens, esta raça vai fasciná-lo. Acima de tudo têm o pêlo preto e olhos de pantera, embora logicamente sejam mais dóceis. Por isso, se quer garantir-lhe uma vida longa, deve saber quais são os melhores antiparasitários para o gato bombay. Em seguida saiba como manter à distância estes incómodos visitantes.

Estes gatinhos não precisam de muitos cuidados. No entanto, para manter o brilho da sua bela pelagem é suficiente um banho por ano e escová-lo a cada quinze dias, e no que diz respeito à alimentação, a única coisa essencial é controlar o seu peso, já que têm tendência a engordar.

No entanto, o gato bombay é especialmente sensível quando se trata de contrair facilmente vários tipos parasitários, tanto internos quanto externos. Por isso não se assuste: com o tratamento adequado e uma boa prevenção, podem ser mantidos sob controle.

Mas além dos antiparasitários, recomenda-se que utilize alimentos específicos para cuidar da sua pelagem. Com efeito muitos deles ajudam a prevenir reações alérgicas e podem fazer com que o seu bombay seja menos vulnerável a parasitas.

Parasitas internos e externos, uma ameaça para o seu gato bombay

Parasitas internos mais comuns no gato bombay

Sem dúvida, os parasitas intestinais podem causar sérios problemas de saúde, por isso é importante saber reconhecer quais são os que mais podem afetá-lo, que sintomas têm e como tratá-los corretamente. A saber, estes são os mais comuns:

  • Nematoides: Não há dúvida que são um tipo de parasitas que se instalam no intestino do animal e lhe roubam nutrientes.
  • Cestódeos: neste grupo inclui-se a ténia, que é a mais comum. Tem que ter cuidado porque não apresenta sintomas evidentes.
  • Protozoários: a toxoplasmose é a infeção mais comum. Os sintomas geralmente são apatia, febre e desajustes alimentares, a melhor maneira de preveni-los é não permitir que o seu gato bombay tenha acesso a roedores ou carne crua sem controle.

Parasitas externos mais comuns no gato bombay

O seu gato pode também ser afetado por parasitas externos que aderem à pele e se alimentam do seu sangue. A picada em si não é perigosa, mas sim as doenças que estes bichinhos podem transmitir ao seu gatinho.

As mais comuns num gato bombay são as seguintes:

  • Pulgas e piolhos: instalam-se na pele do animal e, embora em princípio sejam bem tolerados por esta raça, às vezes podem causar alergias. Por isso, é aconselhável a sua prevenção com antiparasitários como colares, pipetas, loções e géis especiais.
  • Carrapatos: quando ouve falar sobre este parasita, provavelmente pensa em cães, mas também os gatos são muito afetados por os carrapatos. Felizmente, há muitas opções de proteção contra eles: colares, pipetas, shampoos ou sprays repelentes.
  • Fungos: a micose é uma doença fúngica produzida por fungos e é altamente contagiosa, facilitando a passagem de um gato para outro. Para tratá-la, é necessário fornecer ao animal um antifúngico em pílulas e em loção durante pelo menos seis semanas.

Quais são os melhores antiparasitários para o gato bombay?

Como pode ver, a lista de riscos é bastante extensa, mas não se assuste. Os parasitas, tanto internos como externos, podem ser mantidos sob controle com um bom tratamento. Mas, o melhor remédio é a prevenção que oferecem os produtos antiparasitários para gatos, como colares, pipetas ou loções e shampoos repelentes.

Além disso, é importante ter em casa outra série de acessórios antiparasitários, como pentes e pinças especificamente projetados para eliminar pulgas, lêndeas e piolhos. Se conhece bem os parasitas que podem ameaçar o seu animal de estimação e quais são os melhores antiparasitários para o gato bombay, não terá nenhum problema para o seu amiguinho crescer saudável e feliz.

« Anterior

Problemas de saúde do scottish fold

Como começar a cuidar de um gato ragdoll

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.