Problemas de saúde do scottish fold

,

Os cuidados de um animal são sempre fundamentais, ainda que consoante as raças uns sejam mais dependentes do que outros. Por isso os problemas de saúde do scottish fold podem ser numerosos se não forem seguidos os conselhos de um profissional.

Com efeito, este gatinho de origem escocesa é sociável, tranquilo e um fã incondicional do seu dono, pelo que será fácil ficar apaixonado pela sua cara redonda e pequenas orelhas. No entanto a sua educação pode ser algo exigente. Por isso, é necessário ter muitos cuidados de higiene com o scottish fold, mas a compensação não tardará, porque não haverá limitações no dia-a-dia para a doçura destes gatos.

Quais são os principais problemas de saúde do scottish fold?

Atualmente não se recomenda o cruzamento entre os gatos da mesma raça, devido a problemas de saúde que levam a uma mutação genética que afeta diretamente a cartilagem. Por isso, esta é a principal razão para o formato das orelhas de dobra destes gatos e também a causa de doenças crónicas como a artrite.

A saber, as impressionantes orelhas de dobra são o resultado de uma alteração nos ossos que causa ostedistrofia, uma patologia que faz com que as vértebras se juntem e as articulações das extremidades sejam cobertas com cartilagem, dificultando a mobilidade do gato.

Com efeito, os seus ouvidos podem sofrer sérias consequências se não forem tratados da maneira correta. De tal forma que a flexão facilita a otite, a parasitose atrial e outras infeções. Portanto, limpar os ouvidos é a maneira mais rápida de evitar os sintomas.

Como limpar as orelhas corretamente?

Para prevenir qualquer tipo de infeção por ácaros e otites é fundamental limpar as orelhas do nosso scottish fold com um pano humedecido em água. Por isso, realizar esta ação a cada semana será suficiente para manter saudáveis os seus ouvidos.

Devido à dobra peculiar das suas orelhas, é mais fácil que o scottish fold acumule sujidade e mais difícil detetá-la e limpá-la.


Resto dos cuidados

  • As suas unhas e dentes devem ser limpos todas as semanas. Tal como os olhos, as unhas e dentes ficam livres de sujidade se tiver o cuidado de utilizar um pano húmido simples ou uma gaze com solução salina.
  • O uso de um pente de puas metálicas ajudará a eliminar o pêlo morto do nosso scottish fold. Com uma escovagem suave todos os dias e uma mais intensa 2 a 3 vezes por semana, evitaremos também que engula bolas de pêlo e que que possa sofrer problemas intestinais.
  • A comida é um dos pontos mais importantes na vida de uma scottish fold. É muito importante oferecer um alimento rico em proteínas e ácidos gordos (ómega 3 e 6) que cuide do seu cabelo, pele e articulações. Uma dieta baixa em cálcio ajudará a manter a sua dobra original nos ouvidos, evitando qualquer tipo de má formação.

Estes conselhos farão com que os problemas de saúde do scottish fold não sejam uma incógnita para si de modo a que possa cuidá-lo estupendamente. Se algo carateriza este gatinho, para além das suas orelhas, é a sua inteligência e curiosidade por todo o que vê. Esta forma de ser, ajuda o scottish a dar-se bem com as crianças e outros animais. Sem dúvida, esta leitura fará com que não possa viver sem a companhia deste adorável gato.

« Anterior

Características do gato munchkin: como são?

Quais são os melhores antiparasitários para o gato bombay?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.