Vantagens de adotar animais adultos

Vantagens de adotar animais adultos

Tens pensado ultimamente em adotar um animal adulto? Esta não costuma ser a primeira opção de quem decide adotar um novo animal de estimação já que poder criá-lo desde filhote é em geral o maior
motivo.

Tens pensado ultimamente em adotar um animal adulto? Se for assim, certamente seja porque tenhas considerado as inúmeras vantagens que isso implica. Essa não costuma ser a primeira opção de quem decide adotar um novo animal de estimação; poder criá-lo desde filhote é, em geral, o maior motivo. Decidir-se por um animal novo, no entanto, acarreta outra série de consequências que não sempre são consideradas com precaução, como o compromisso e responsabilidade que isso supõe, já que um filhote requer geralmente mais atenções e exigências do que um animal adulto.

Adotar animais adultos em lugar de filhotes tem muitas vantagens. Continua a ler e ficarás surpreso!  

Animais em adoção adultos

Pode ser que te tenhas perguntado alguma vez por que os canis e as associações estão cheios de animais adultos. Como deves saber, muitos desses animais são antigos animais de estimação abandonados pelos seus donos, e uma grande parte deles sofreu maltrato ou algum tipo de trauma relacionado com o seu abandono. A falta de responsabilidade e possivelmente a falta de consideração dos seus donos anteriores com os cuidados de que um animal de estimação precisa os levou a abandoná-los quando já não puderam responsabilizar-se por eles. Todos esses animais estão ansiosos por voltar a ter um lar e donos que os amem e cuidem deles como merecem. Não achas que esses já são motivos suficientes para dar-lhes outra
oportunidade? A maioria dos lares temporários estão a transbordar e muitos deles podem acabar por sacrificar o animal se depois de um certo tempo ninguém se interessar pela sua adoção. Parece inacreditável, mas isso está a acontecer no nosso país. Adota um animal adulto e estarás a salvar uma vida.

Porque adotar animais adultos

Mas adotar um animal adulto tem muitas vantagens que te contamos a seguir:

Costumam estar domesticados

A maioria dos animais de associações foram animais de estimação de outras pessoas, de modo que muitos deles já conhecem as normas de convivência com humanos. No lugar onde o adotares poderão informar-te se se trata de um animal domesticado ou não. Lembra-te de que o adestramento é um dos aspectos mais complexos no cuidado do seu animal de estimação.

Adaptam-se melhor

Verás que em pouco tempo o teu novo animal de estimação adapta-se perfeitamente ao seu novo lar e à sua nova forma de vida. Pode ser que ele já esteja adestrado, mas se não o estiver não demorará em aprender as normas básicas, eles são muito mais maduros do que um animal jovem e compreendem antes e melhor o que tentas ensinar-lhe.

Requerem menos cuidado

Os filhotes precisam de mais cuidados e atenção do que um animal adulto, as visitas ao veterinário são mais frequentes e isso afinal se traduz em um investimento de dinheiro maior. Quando são menores também costumam ser mais inquietos, precisam fazer mais exercício e têm mais vontade de brincar. Avalia se esses aspectos encaixam no teu estilo de vida ou
se estarias melhor com um animal adulto e mais tranquilo.

Já conheces seu tamanho e personalidade

Ao ser adulto já alcançou o seu tamanho e forma de ser definitivos. No entanto, considera que a sua personalidade pode sofrer algumas mudanças ao mudar de ambiente, ou seja, ao levá-lo para casa, já que sentirá que está num ambiente mais seguro e confortável (não te assustes, serão mudanças para melhor).

Salvas a sua vida

Muitos desses animais estão a vida inteira a esperar por ser adotados, e outros inclusive podem ser sacrificados se ninguém os quiser depois de um tempo. Quando resgatas um animal dessas associações não só estás a salvá-lo duma vida triste e tediosa ou até mesmo de uma possível morte, mas também estás a dar-lhe outra oportunidade de ter uma nova família, para amar e ser amado.

… Ele será eternamente grato

O carinho destes animais depois de ser adotados é imenso. Testemunharás a sua alegria e constante agradecimento por voltar a ter uma família. Eles são conscientes de que os salvaste e tentarão recompensar-te com um carinho e uma lealdade incríveis.  

Anima-te e dá um futuro melhor a esses animais de estimação!

Tens ou tiveste algum animal de estimação de adoção? De que tipo de centro o resgataste? Tratava-se de um animal adulto ou de um filhote? Conta-nos como foi a tua experiência, ela pode ajudar a dar o empurrão que falta em muitos leitores indecisos e animar outros que nem sequer tinham pensado em se lançar à adoção de um animal de estimação.

Deixe um comentário