Vantagens de adotar animais adultos

Tens pensado ultimamente em adotar um animal adulto? Se for assim, certamente seja porque tenhas considerado as inúmeras vantagens que isso implica. Essa não costuma ser a primeira opção de quem decide adotar um novo animal de estimação; poder criá-lo desde filhote é, em geral, o maior motivo. Decidir-se por um animal novo, no entanto, acarreta outra série de consequências que não sempre são consideradas com precaução, como o compromisso e responsabilidade que isso supõe, já que um filhote requer geralmente mais atenções e exigências do que um animal adulto.

Adotar animais adultos em lugar de filhotes tem muitas vantagens. Continua a ler e ficarás surpreso!  

Animais em adoção adultos

Pode ser que te tenhas perguntado alguma vez por que os canis e as associações estão cheios de animais adultos. Como deves saber, muitos desses animais são antigos animais de estimação abandonados pelos seus donos, e uma grande parte deles sofreu maltrato ou algum tipo de trauma relacionado com o seu abandono. A falta de responsabilidade e possivelmente a falta de consideração dos seus donos anteriores com os cuidados de que um animal de estimação precisa os levou a abandoná-los quando já não puderam responsabilizar-se por eles. Todos esses animais estão ansiosos por voltar a ter um lar e donos que os amem e cuidem deles como merecem. Não achas que esses já são motivos suficientes para dar-lhes outra
oportunidade? A maioria dos lares temporários estão a transbordar e muitos deles podem acabar por sacrificar o animal se depois de um certo tempo ninguém se interessar pela sua adoção. Parece inacreditável, mas isso está a acontecer no nosso país. Adota um animal adulto e estarás a salvar uma vida.

Porque adotar animais adultos

Mas adotar um animal adulto tem muitas vantagens que te contamos a seguir:

Costumam estar domesticados

A maioria dos animais de associações foram animais de estimação de outras pessoas, de modo que muitos deles já conhecem as normas de convivência com humanos. No lugar onde o adotares poderão informar-te se se trata de um animal domesticado ou não. Lembra-te de que o adestramento é um dos aspectos mais complexos no cuidado do seu animal de estimação.

Adaptam-se melhor

Verás que em pouco tempo o teu novo animal de estimação adapta-se perfeitamente ao seu novo lar e à sua nova forma de vida. Pode ser que ele já esteja adestrado, mas se não o estiver não demorará em aprender as normas básicas, eles são muito mais maduros do que um animal jovem e compreendem antes e melhor o que tentas ensinar-lhe.

Requerem menos cuidado

Os filhotes precisam de mais cuidados e atenção do que um animal adulto, as visitas ao veterinário são mais frequentes e isso afinal se traduz em um investimento de dinheiro maior. Quando são menores também costumam ser mais inquietos, precisam fazer mais exercício e têm mais vontade de brincar. Avalia se esses aspectos encaixam no teu estilo de vida ou
se estarias melhor com um animal adulto e mais tranquilo.

Já conheces seu tamanho e personalidade

Ao ser adulto já alcançou o seu tamanho e forma de ser definitivos. No entanto, considera que a sua personalidade pode sofrer algumas mudanças ao mudar de ambiente, ou seja, ao levá-lo para casa, já que sentirá que está num ambiente mais seguro e confortável (não te assustes, serão mudanças para melhor).

Salvas a sua vida

Muitos desses animais estão a vida inteira a esperar por ser adotados, e outros inclusive podem ser sacrificados se ninguém os quiser depois de um tempo. Quando resgatas um animal dessas associações não só estás a salvá-lo duma vida triste e tediosa ou até mesmo de uma possível morte, mas também estás a dar-lhe outra oportunidade de ter uma nova família, para amar e ser amado.

… Ele será eternamente grato

O carinho destes animais depois de ser adotados é imenso. Testemunharás a sua alegria e constante agradecimento por voltar a ter uma família. Eles são conscientes de que os salvaste e tentarão recompensar-te com um carinho e uma lealdade incríveis.  

Anima-te e dá um futuro melhor a esses animais de estimação!

Tens ou tiveste algum animal de estimação de adoção? De que tipo de centro o resgataste? Tratava-se de um animal adulto ou de um filhote? Conta-nos como foi a tua experiência, ela pode ajudar a dar o empurrão que falta em muitos leitores indecisos e animar outros que nem sequer tinham pensado em se lançar à adoção de um animal de estimação.

« Anterior

Plantas tóxicas para coelhos

Tipos de pelo em cães

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.