O que fazer para que a chegada de um novo gatinho seja ótima

Os gatinhos são pequenos seres irresistíveis, muito fofinhos e engraçados, pelo que não podemos deixar de os observar enquanto estão a brincar e a explorar a sua nova casa. A sua curiosidade não tem limites e é uma fonte constante de diversão para eles e também para ti.

Quando o gatinho chega pela primeira vez à tua casa é importante tentar que a experiência seja 100% agradável. Se tens mais animais de estimação, deixa-os em outro quarto durante algum tempo até que o pequeno tenha espreitado todos os cantos, a brincar um bocado e a saborear alguma guloseima.

Assim que o gato estiver à vontade, apresenta-o aos outros animais de estimação. Se eles são sociáveis, podes deixar que se conheçam livremente; se pelo contrário achas que podem ter alguma reação que assuste o gatinho, pô-lo no teu colo para que possa observar desde um lugar seguro. Deixa que eles cheirem o gatinho e acaricia-os todo o tempo, para criar um ambiente agradável para todos. É muito importante que fiques tranquilo e a dominar a situação para lhes dar segurança a todos. Se a apresentação decorre em paz, podes deixá-los juntos, mas se não é assim, vigia cada encontro até eles aprenderem a tolerar-se ou se tornarem amigos.

Os florais de Bach ou as feromonas (Feliway para os gatos) podem ser de grande ajuda para que a convivência comece da melhor forma. Isto que explicamos pode aplicar-se também, com as adaptações correspondentes, às crianças da casa.

Uma das primeiras coisas que deves fazer com um novo gatinho é levá-lo ao veterinário. Ele irá recomendar um ou mais desparasitante e informar quando é que deves administrar a sua primeira vacina. Poderás aproveitar a consulta para esclarecer todas as dúvidas sobre o cuidado do teu novo animal de estimação.Outra questão importante é ter preparadas todas as coisas que precisares para o gatinho. O primeiro é o alimento apropriado para a sua idade; há muitas rações equilibradas que fornecerão uma alimentação completa e saudável. Compra a melhor que puderes, sobretudo no primeiro ano de vida que é quando o crescimento gera uma grande demanda de nutrientes. Irás precisar também de uma bandeja sanitária com material absorvente para que aprenda a fazer aí as suas necessidades. No início, deixa-o confinado no quarto onde está a bandeja; quando vires que já aprendeu a usá-la sem erros, podes oferecer-lhe um pouco mais de liberdade dentro da casa. Outros elementos necessários, mas não urgentes, são pratos para a comida e a água, uma almofada confortável, brinquedos seguros, elementos para a higiene, etc. Podes adquirir estes objetos num prático pack de início para gatinhos e depois ir acrescentando coisas que sejam úteis ou atrativas.

« Anterior

Como cuidar da almofada plantar dos cães?

O que comem os gatos?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.