Os animais de estimação e o frio

Os corpos dos cães e gatos estão cobertos completamente por pelos que os isolam das mudanças de temperatura e os protegem do sol. Algumas raças caninas como os Huskies siberianos, têm uma pelagem tão densa que realmente não precisam de nenhum casaco extra.

Muitos afirmam que os animais não precisam de casacos e agasalhos porque na natureza nenhum animal se protege com roupas para passar o inverno, por mais forte que este seja. Entretanto isso não significa que não sofram pelo frio, de facto é comum que os animais debilitados, pois estão doentes, ou por estarem jovens ou velhos demais, não consigam passar o inverno com vida.

No caso dos nossos animais de estimação devemos lembrar que vivem em casas com aquecimento, o que faz com que a troca de temperatura seja muito brusca cada vez que saem para passear pela rua.

Cães e gatos idosos

Nesta idade são muito comuns os problemas articulares, como a artrose no nível da lombar. Estas patologias quase sempre pioram com o frio intenso, podendo chegar a impedir que o animal consiga se levantar sozinho e caminhar. Esses animais precisam sem dúvidas estar agasalhados no inverno quando saem à rua ou permanecem em um pátio. Além do mais os animais idosos não têm as suas defesas em estado ótimo e a sua energia é menor do que quando são jovens, por tanto é muito importante cuidá-los do tempo frio, principalmente de noite, quando descasam e ficam muitas horas inativos. Esse é o momento mais possível de se sofrer com um resfriamento.

Os cães de tamanho pequeno também sofrem muito com o frio, pois a sua superfície corporal é muito grande em relação ao tamanho, e isso facilita a perda de calor. Além do mais, as suas reservas calóricas são menores e têm menor capacidade para gerar calor durante um tempo prolongado.

Existem inúmeros modelos de agasalhos para cães, que se podem obter em diversas cores, tamanhos e qualidades. Há menos quentes e também impermeáveis para protegê-los da chuva. Inclusive podem conseguir-se botas para cães, ainda que muitos não as tolerem e não param de tentar retirá-las das suas patas. Também existem agasalhos para os gatos, ou podes usar um de um cão pequeno. Para eles talvez seja mais apropriada a manta térmica, onde podem descansar confortavelmente e bem quentinhos.

Se os teus animais vivem do lado de fora da casa, também podes colocar-lhes um agasalho, especialmente durante a noite. Devem contar com um local com telhado onde possam proteger-se, uma superfície para que possam deitar-se e proteger-se do frio e da humidade do chão. Para isso servem casinhas ou colchões.

Alguns cães são muito travessos e estragam qualquer coisa macia que lhes é dado para se deitarem; nesses casos podes colocar uma tábua de madeira no chão, se possível um pouco elevada para deixar um espaço de ar entre a madeira e o solo. Se bem esse sistema não é macio, é muito mais quente que o chão de terra ou de cerâmica, além de ser mais difícil que os cães mais travessos o estraguem.

Por último, se vais comprar um agasalho para o teu amigo, toma a medida das suas costas desde a base do pescoço até o início da cauda. É importante que a vestimenta cubra as costas para que o proteja realmente do frio.


« Anterior

Criar um ambiente aquático

Como criar coelhos recém-nascidos

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.