Criar um ambiente aquático

Provavelmente este é um dos aspectos mais interessantes e agradáveis quando instalamos um aquário. Para a decoração devemos ter em conta as espécies de plantas e peixes que vamos escolher. As plantas requerem espaço para crescer e a sua localização deve considerar o tamanho adulto e as necessidades de luz.

O valor das plantas vivas no aquário será mais do que uma simples decoração, já que contribui para a qualidade da água e beneficiará os peixes de muitas formas. Para as espécies de peixes que não toleram plantas vivas, o uso de plantas decorativas de plástico representa uma excelente solução. É importante realizar uma pequena investigação antes de decidir a temática do aquário. Um grande recurso para desenhar um aquário natural é a Guia GEOsystem para aquários. Esta guia oferece 12 ambientes possíveis diferentes com três temáticas aquáticas para cada uma das 4 regiões continentais descritas. Na guia aparece informação importante e interessante sobre peixes tropicais com instruções passo a passo, diagramas e imagens para criar um excitante e cativante ambiente aquático que será o ponto focal de qualquer sala.

Alguns dos possíveis tipos de aquários e decorações sugeridas são:

Aquários comunitários

Esta grande classificação de aquários geralmente refere-se a uma mistura de peixes e plantas originários de diferentes áreas geográficas, com ênfase especial na cor e dureza da água. Este tipo de aquário pode ter sucesso se forem seguidas as regras básicas de compatibilidade dos seus habitantes no que respeita à temperatura, química da água, tamanho do aquário e caráter. Por exemplo, várias espécies de gouramis, tetras e rasboras podem ser combinadas com uma seleção de plantas aquáticas resistentes como a Hygrophila difformis, Hygrophila polysperma e Vallisneria spiralis. Um ou dois pedaços de raiz de madeira e alguns seixos lisos podem completar a decoração junto com cascalho de 5 a 8 cm de espessura e um diâmetro de 2 a 5 mm.

Aquários com peixes dourados

As brilhantes cores dos peixes dourados oferecem uma apresentação atrativa e frequentemente são a primeira eleição de muitos principiantes. Uma combinação de Ryukins e Cabeça-de-Leão, plantas plásticas peroladas, cascalho preto, cinzento e pedras de granito branco contrastam atrativamente com as cores vivas dos peixes dourados.

Aquários com ciclídeos africanos

Os aquários mais comuns com ciclídeos africanos contêm ciclídeos do lago Tanganica ou do lago Malawi. É recomendável NÃO misturar estes dois grupos devido às diferenças de temperamento e dieta. Ambos tipos de aquários geralmente consistem em grandes quantidades de decorações rochosas combinadas com substrato fino, cascalho ou areia. Estes peixes cavam, pelo que se deve ter cuidado com a colocação das rochas para evitar possíveis desabamentos. Podem ser usadas plantas plásticas ou plantas naturais como a espécie Vallisneria ou anubias.

Aquários com plantas vivas

Este tipo de aquário caracteriza-se pelas plantas e populações limitadas de peixes. Um exemplo de aquário com plantas poderia ter na parte posterior grandes agrupamentos de espécies de crescimento rápido, como Hygrophila, Limnophila, Rotala, Vallisneria, com espécies Echinodorus no centro e agrupamentos de Cryptocorynes em primeiro plano. O cascalho deverá medir de 2 a 5 mm de diâmetro com uma profundidade média de 8 cm. Outras decorações são limitadas normalmente pelo espaço que precisam as plantas, e usualmente limitam-se a uma ou duas peças de madeira de areal. As opções típicas de peixes são tetras ou rasboras pequenas e acará-bandeira. Recomenda-se também para este tipo de aquários incluir algumas espécies de peixes para o controlo de algas como a raposa voadora. A iluminação, administração de CO2, a fertilização e a atenção apropriada dos materiais filtrantes são essenciais para este tipo de aquários.

« Anterior

Quanto tempo dorme um gato?

Os animais de estimação e o frio

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.