Cuidados e aquário para os escalares

Se és um amante dos peixes e estás a pensar em comprar um aquário com  escalares, sem dúvida este post será de grande interesse. A seguir, oferecemos alguns conselhos para aprenderes a instalar o aquário perfeito para os escalares.

1. Características dos escalares

Os escalares ou Acará-Bandeira (Pterophyllum scalare) são uns lindos peixes tropicais que se adaptam muito bem a viver em aquários, quer sejam sozinhos ou junto com outras espécies. São originários do Amazonas e vivem pacificamente em grupos de vários indivíduos. A forma selvagem tem uma cor prateada com faixas verticais escuras bem marcadas, dado que esta disposição ajuda a ficarem ocultos entre as plantas altas. No entanto, a cria em cativeiro desde inícios do século XX tem produzido diferentes variedades com maravilhosas cores.

Os Acará-Bandeira têm um corpo muito esmagado, quase com forma de disco. A característica mais atrativa são as suas grandes barbatanas dorsais e anais, muito compridas e de forma triangular. Têm também duas barbatanas ventrais muito finas e compridas. O conjunto de barbatanas duplica ou triplica a altura do corpo, chegando aos 25 cm se o espaço o permitir. Os Acará-Bandeira são peixes muito resistentes e com os cuidados adequados podem viver entre 7 e 9 anos.

2. Como deve ser o aquário para os Acará-Bandeira?

Os Acará-Bandeira precisam de um aquário grande, especialmente em altura porque gostam de nadar em vertical. Uma altura mínima adequada para eles é de 50 cm e vais precisar de um volume de água de pelo menos 35 litros por cada peixe. É muito importante colocar plantas naturais dentro do aquário. As plantas não só ajudam a oxigenar a água e eliminar contaminantes, mas também fornecem lugares onde os escalares podem ocultar-se, tal como o fazem na natureza. As echinodorus são perfeitas para isto, já que as suas folhas compridas e largas dão abrigo aos peixes e são o sítio ideal para pôr os ovos. Outras plantas apropriadas são Cryptocaryne blassi, Sagitaria gigante e Vallisneria. É conveniente colocar todas as decorações e plantas nos lados e a parte traseira do aquário e assim deixar muito espaço livre para que os peixes possam nadar.

Dado que são peixes de origem tropical, a água deve estar morna a 24-28ºC. Se moras numa zona mais fria, vais precisar de um aquecedor para o aquário. Estes peixes pertencem à família dos ciclídeos, por tanto precisam de uma água quase neutra (pH entre 6 y 7,2) e ligeiramente macia. Vais precisar também de uma iluminação forte durante 10-12 horas por dia, para garantir o crescimento vigoroso das plantas.

3. Como alimentar os Acará-Bandeira?

A alimentação dos escalares não é complicada. Trata-se de peixes onívoros, de forma que podem alimentar-se com escamas ou ração para ciclídeos. São bastante vorazes, pelo que costumam aceitar muito bem este tipo de comida para peixes, mas também convém completar a dieta com alimentos como camarões, vermes ou larvas de mosquito, quer sejam frescos, congelados ou puré. É conveniente adicionar algumas ervilhas e folhas verdes para completar a dieta.

4. Posso misturar os meus Acará-Bandeira com outras espécies de peixes?

Os escalares resultam bons companheiros para outras espécies, desde que sejam aproximadamente do mesmo tamanho. Se estiverem junto a peixes menores, podem achar que são alimento. A convivência é muito melhor se vivem em grupos de vários indivíduos; se são poucos podem tornar-se muito territoriais e agressivos.

Recorda que na TiendAnimal podes encontrar tudo o que precisares para formar uma espetacular comunidade de Acará-Bandeira. Desde os aquários melhor equipados até a comida para peixes mais completa e nutritiva, sem esquecer todos os acessórios e produtos necessários para manter a higiene do teu aquário de escalares em ótimas condições.

« Anterior

Como escolher o melhor veterinário para o meu animal de estimação?

Como ter gatos mais felizes?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.