Como criar um aquário biótopo?

No nosso artigo anterior falamos um pouco sobre a forma de começar um biótopo a partir do que temos no nosso aquário comunitário. Como este artigo será um pequeno tutorial, utilizaremos um exemplo prático muito simples.

O primeiro que devemos fazer é uma lista dos peixes e plantas que temos no nosso aquário comunitário; determinaremos as espécies, investigaremos o seu lugar de origem e os seus parâmetros básicos como a temperatura, pH e dureza da água – deves ter a certeza de contar antes com os testes necessários para medir esses parâmetros no teu aquário – e, a seguir, faremos uma pequena tabela como esta:

Nome comumEspécieLugar de origemTemp.pHDureza
Acará-BandeiraPterophyllum scalareTrópico amazónico, América do Sul: Peru, Equador e algumas outras zonas24-28 °C  6,0-7,02-10 ° dGH
Congo TetraPhenacogrammus interruptusBacia central do rio Congo24-26 °C  6.5-7.27-8 ° dGH
Bótia-palhaçoBotia macracanthaIndonésia, Sumatra e Bornéu22-26 °C  6.0-7.25 ° dGH
Coridora-leopardoCorydoras trilineatus América do Sul: Suriname, Brasil (Amazónia central, rios Caeté e Paraím), Peru (Loreto, Ucayali, rio Marañón, Morona, Ampiyacu, Yavari e Ucayali, além da lagoa Yamaricocha), Equador (rios Napoo, Pastaza e Capanuari)22-26 °C  6.0-7.22-15 ° dGH
Ciclídeo anãoPapilochromis ramireziBacia do rio Orinoco, Venezuela (rios Amana, Palenque, Guarico e Guariquito) e Colombia (rios Meta e Vichada)25-29 °C  4.0-7.05-10° dGH
Samambaia de JavaMicrosorum pteropusRegiões tropicais do sudeste asiático20-28 °C  6.0-7.53-20° dGH
Echinodorus parviflorus “Tropica”Echinodorus parviflorusAmérica do Sul: Peru e Bolívia22-28 °C  6.0-7.84-15° dGH
Anubia anãAnubias barteriSerra Leoa na África Ocidental20-28 °C  6.0-7.52-13° dGH
Vallisneria Vallisneria spiralisEuropa e Norte da África, cosmopolita pela ação humana15-30 °C  6.0-7.53-15° dGH

Se olharmos bem nas colunas de temperatura, pH e dureza, veremos que um Acará-Bandeira não pode ficar por baixo dos 24º C. Se a temperatura for mais baixa, o Acará-Bandeira não se desenvolverá adequadamente e adoecerá com maior facilidade. Contudo, uma temperatura com mais de 26º C representa um problema para o bótia-palhaço. O mesmo para os pH e a dureza; nestes casos tomaremos sempre como limites o valor mais baixo e o valor mais alto. Se observarmos nesta hipotética lista, alguns valores são comuns (estão marcados em roxo); apesar de não partilhar biótopo, poderiam ser parte do mesmo aquário. Contudo, como queremos construir um aquário biótopo, devemos decidir se criar ou um biótopo sul-americano ou africano/europeu.

Outro fator que deveríamos adicionar é o tamanho do aquário em proporção ao tamanho e comportamento dos nossos peixes quando forem adultos. Por exemplo, um Acará-Bandeira precisa de um mínimo de 40 L e tem uma esperança de vida, ao redor dos 8 anos. Um Bótia-palhaço vive ao redor de 10 anos, mas precisa relacionar-se com outros da sua espécie, por tanto precisaremos um cardume e, por tanto, pelo menos 50L para eles. Um ciclídeo anão não cresce tanto como o Acará-Bandeira, e tem uma esperança de vida menor no aquário (ao redor de 3 anos), mas convivem em casais, são de natureza agressiva e muito territoriais, por tanto precisam de pelo menos 60 L.

A partir de todos esses dados podemos iniciar o nosso aquário biótopo. Os demais peixes e plantas podes oferecer de presente, vendê-los ou intercambiá-los ou, porque não fazer outros aquários biótopos? O único que nos restaria fazer é voltar aos livros para selecionar os companheiros adequados ao nosso tamanho de aquário e biótopo, assim como as plantas, tipo de substrato e decorações que precisaremos para terminar de construí-lo.  Evidentemente deves vigiar a sua correta manutenção com os testes para que possas ter um aquário biótopo não só bonito, mas também saudável.


Queres saber mais sobre o aquário, a sua decoração e o cuidado dos peixes? Dá uma olhadela a todos os nossos artigos.

« Anterior

Como controlar e retificar a conduta de um cão agressivo com outras pessoas – Parte I

Filhote de agapornis

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.