Filhote de agapornis

É relativamente simples conseguir que os agapornis ou inseparáveis se reproduzam em cativeiro, por isso são uma boa eleição para criadores principiantes. Se estiveres a pensar em iniciar-te como criador de agapornis, este post vai resultar muito útil, já que vais poder encontrar as 7 dicas para criar agapornis em casa.

1. Com quantos agapornis começo?

Recomendamos começar com apenas um casal, para depois aumentar aos poucos o número de exemplares. Comprova primeiro quanto tempo e dinheiro tens que investir para cuidar dos pais e alimentar os pequenos, para analisar se te encontras disposto a continuar com o criadouro de agapornis. Lembra-te que os inseparáveis são aves bastante barulhentas, o que obviamente piora ao aumentar o número de pássaros e pode incomodar alguns vizinhos. Outro fator importante que deves considerar é se consegues bons lares para todos os filhotes.

2. Como deve ser a gaiola para criar agapornis?

Antes de adquirir o teu casal de agapornis, deves contar com uma gaiola grande para pássaros, com bastante espaço para que as aves possam voar sem colidirem com nenhum objeto. Além disso, deve haver espaço para instalar um ninho para agapornis, diversos poleiros ou galhos e alguns brinquedos para pássaros, muito necessários para tornar a vida dos teus agapornis um pouco mais interessante. Se tiverem espaço suficiente, os inseparáveis não irão se estressar e vão desempenhar muito melhor a sua tarefa como pais.

3. Como diferenciar os machos das fêmeas de agapornis?

Os agapornis estão prontos para se reproduzirem quando alcançam um ano de idade. Alguns podem estar sexualmente maduros um pouco antes, mas é conveniente esperar até que tenham pelo menos um ano. Os machos e as fêmeas praticamente não se diferenciam fisicamente entre si, mas podes identificá-los bem pelo seu comportamento. As fêmeas maduras podem transportar material para construir o ninho debaixo das suas asas sem que ele caia, enquanto os machos são capazes de regurgitar a comida como forma de afeto. Não confies nos casais que se formam de maneira natural, pois podem ser aves do mesmo sexo.

4. Como são os ninhos para criar agapornis?

Limpa e desinfeta muito bem o ninho antes de colocá-lo na gaiola para pássaros. Existem muitos ninhos fabricados especialmente para agapornis. Os que são para periquitos são muito pequenos e quando os filhotes crescem costumam ser muito apertados y sujam-se muito rápido. Como material macio para o ninho podes usar pequenos galhos, folhas de papel rasgado, feno, folhas, cavacos de madeira não tóxicos e inclusive leitos absorventes para roedores. É bom colocar uma camada de material macio e absorvente no fundo do ninho para que os ovos se mantenham estáveis e para que absorva os dejetos das crias. Este material deve ser grande para evitar que os pequenos o engulam.

5. Como se reproduzem os agapornis?

O macho de agapornis começa a cortejar a fêmea alimentando-a. Depois, o macho monta na fêmea e entre 3-10 dias mais tarde ela põe o primeiro ovo. Depois, irá continuar colocando um ou mais por dia até um total de 4-6 ovos. Os filhotes de agapornis nascem entre os 22-25 dias e podem demorar até 24 horas para sair do ovo. Durante essas horas os pequenos terminam de absorver importantes nutrientes da gema, por isso recomendamos que mantenhas a calma e não intervenhas no processo.

6. O que devo considerar quando nascem as crias de agapornis?

Os pais vão se ocupar de alimentar e higienizar os filhotes. É muito importante que lhes ofereças uma abundante quantidade de papa de criação rica em proteínas de boa qualidade. Também podes adicionar um pouco de ovo cozido picado e inclusive com parte da casca como fonte de cálcio. Garante que tenham sempre água limpa e fresca na gaiola, para que tanto os agapornis adultos quanto os recém-nascidos se mantenham hidratados. Lembra-te que deves manter a gaiola mais limpa do que nunca, mas deves tentar limpá-la sem alterar a tranquilidade da família de inseparáveis.

7. Quando posso segurar as crias de agapornis?

É muito importante que não abras o ninho antes do tempo, a não ser em casos extremamente necessários. Quando as crias completarem 2 semanas de vida, podes começar a agarrá-las para alimentar e domesticá-las. Com esta técnica, vais poder obter aves muito dóceis e acostumadas com o contato das pessoas. Alguns criadores de agapornis pegam os filhotes de agapornis pelo menos 30 minutos por dia para fazer carinho, mas deixam que os pais se encarreguem de alimentá-los. Com 8 semanas os pequenos agapornis podem se tornar independentes dos pais, já que se alimentam sozinhos, e tens que começar a oferecer-lhes uma dieta o mais variada possível, para que se acostumem a experimentar diferentes alimentos.

Em TiendAnimal podes encontrar tudo o necessário para criar diversos agapornis felizes. Desde todo tipo de gaiolas e acessórios para pássaros até a comida para agapornis mais completa e nutritiva. Sem esquecer os produtos mais adequados para manter a higiene da gaiola da cria em perfeitas condições.

« Anterior

Como criar um aquário biótopo?

Qual é o melhor leito higiénico para roedores?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.