Uma gaiola limpa é crucial para um pássaro saudável

Uma gaiola limpa é crucial para um pássaro saudável

A higiene é um dos pontos mais importantes na hora de prevenir doenças nas aves. É necessário fazer uma limpeza periódica da gaiola, pratos, poleiros, brinquedos e qualquer outro objeto que se encontre no interior.

O solo da jaula se cobre com um tecido ou papel onde se acumulam as deposições e restos de comida. Estes podem ser descartáveis, como o papel de jornal ou os que se vendem especialmente para este fim. Qualquer que fores utilizar é importante que o troques diariamente para eliminar uma das maiores fontes de contaminação da jaula.

Os pratos, brinquedo, banheiras e demais acessórios onde os pássaros se pousam e defecam devem ser lavados todos os dias com abundante água quente e sabão. Também podem lavar-se na máquina de lavar loiça depois de retirar a sujidade grossa. Logo enxaguar e secar bem cada utensílio antes de devolvê-lo ao seu lugar.

O resto da jaula pode lavar-se com menos frequência. As aves grandes, como os papagaios e os loriini sujam mais e requerem uma lavagem semanal, enquanto que outras menores só precisam deste tratamento cada dois ou quatro semanas, segundo o tamanho da jaula e a quantidade de aves que vivam nela.

Os elementos que precisas para a higiene são panos de papel absorventes, uma esponja abrasiva que solte o material seco e aderido, um balde de plástico com água quente, uma escova para aceder às partes mais difíceis, uma escova para garrafas de água e tubos. É conveniente guardar todos estes elementos juntos para tê-los sempre à mão e ter a certeza de não usá-los em outras superfícies que possam contaminar-se.

Primeiro coloca o pássaro em outra gaiola ou em algum lugar seguro onde possa aguardar. Retira todos os acessórios e brinquedos e submerge-os em água quente, limpa toda a gaiola com a esponja e a escova. Não te esqueças de nenhuma parte, o chão, as paredes, poleiros, pratos, e principalmente os cantos de difícil acesso. Usa algum detergente ou desinfetante que seja seguro para os pássaros, logo enxágua com abundante água e deixa secar. Repete o processo com os pratos, poleiros, brinquedos e demais acessórios, para que a sujidade se solte. Aproveita para revisar se há alguma peça pequena que esteja por soltar-se ou algum elemento que devas repor. Logo retira o papel ou tela do fundo, retira-o se for necessário.

Quando tudo estiver seco, coloca novamente as coisas no seu lugar, enche os pratos ou garrafas de água e os alimentos, e já está pronto para que a ave retorne ao seu lar.

Quando fores comprar acessórios procura que sejam laváveis. Os melhores materiais são o aço inoxidável ou a cerâmica, já que não são porosos e não permitem a colonização de bactérias. Além do mais, podem lavar-se a mão ou na máquina e suportam qualquer desinfetante. Todos os psitacídeos são capazes de romper os pratos de plástico, por tanto é conveniente evitá-los.

Dra. Isabel Iglesias

Links relacionados:

Deixe um comentário