Criação de aves: suplementos vitamínicos

Apesar de não serem animais fáceis de cuidar, o esforço vale a pena! Um dos aspectos mais importantes para teres em conta na hora de cuidar das aves e de tê-las como animais de estimação é conseguir que obtenham as vitaminas necessárias para aproveitarem de uma boa saúde. No caso das aves, não se podem estabelecer dois únicos estados de saúde (saudável ou doente), já que podem encontrar-se em um estado de saúde desfavorável sem estarem doentes. Neste caso, poderás notar que o teu animal de estimação tem falta de energia, diferentes incômodos ou depressão.

Tem cuidado! Isso significa que algo pode estar mal, por isso, além de consultar o veterinário, é importante perguntar-lhe se estás a dar à tua ave todas as vitaminas que precisa para levar uma vida sadia e saudável.

A importância dos suplementos vitamínicos na criação de aves

Qualquer um que esteja relacionado com as aves conhece as vitaminas e é consciente da importância que elas têm no organismo desses animais. São componentes naturais da natureza orgânica que se encontram nos alimentos e são essenciais para o crescimento e a boa saúde das aves. É muito importante teres a certeza de que o teu animal de estimação recebe a quantidade necessária de vitaminas.

Podes encontrar vitaminas nas frutas, verduras, ovos, derivados lácteos e em outros alimentos dos quais as aves costumam alimentar-se normalmente. Porém, se tiveres decidido alimentar o teu pássaro somente com sementes, não irás proporcionar-lhe todos os nutrientes necessários para que possa aproveitar de uma vida saudável. Neste caso, se a alimentação não contém todas as vitaminas necessárias, deverás dar-lhe um aporte extra através dos suplementos vitamínicos.

Esses suplementos costumam ser vitaminas sintéticas fabricadas em laboratórios, por isso não são tão naturais quanto as encontradas nos alimentos. São uma opção perfeita se quiseres dar essa dose extra de vitaminas que a tua ave precisa. Se puderes administrar as vitaminas de forma natural (através dos alimentos), é sempre melhor, mas no caso de necessidade de vitaminas por encontrar-se em um estado de convalescência, criar ou mudar os suplementos é uma opção forte e competente. São os elementos ideais para cobrir um déficit vitamínico.

As vitaminas podem ser divididas em dois grupos: as solúveis em gorduras e as solúveis em água.

Dentro do primeiro grupo encontram-se as vitaminas A, D, E e K, e dentro do segundo, a vitamina C junto com diferentes vitaminas do grupo B.

Além disso, também é necessário que as aves contem com uma quantidade determinada de minerais que garanta o desenvolvimento dos ossos desses animais. Entre esses minerais encontram-se o cálcio e o fósforo, fundamentais para que cresçam saudáveis, desenvolvam perfeitamente o seu esqueleto e mantenham forte a sua estrutura óssea.

Assim como as vitaminas, os minerais encontram-se nos alimentos (nas frutas, nos vegetais, nos ovos e em derivados do leite). E, da mesma forma, se deres somente sementes às tuas aves como alimento, precisarão de um suplemento mineral.

Em Tiendanimal podes encontrar uma grande variedade de suplementos para aves entre os quais poderás escolher aquele que for melhor para o teu animal de estimação, dependendo de que tipo de pássaro for e de que tipo de vitaminas e minerais precisar. No entanto, não te esqueças de consultar o teu veterinário!

« Anterior

Parasitas externos em cães no inverno

Temperatura corporal em animais

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.