Guloseimas nutritivas para aves

Uma das melhores formas de te relacionar com a tua ave e conseguir que tenha confiança é oferecer-lhe as guloseimas que ela gosta. Existe grande quantidade de barrinhas e sementes que servem perfeitamente para tal fim, mas também é bom que conheças quais são saudáveis. Estas cumprirão a função de ganhar a sua confiança da mesma forma que ajudarão a melhorar a sua nutrição e manter a sua saúde.

  • O feijão é uma extraordinária fonte de proteínas. Ferver até que esteja macio sem agregar sal nem temperos e oferecer uma vez que tenha se arrefecido. O feijão tem um bom sabor e as aves adoram. Lembra-te de não o oferecer cru, já que para algumas aves pode ser venenoso.
  • Os brotos, como os de alfafa que usam para as saladas ou para a comida chinesa. São uma excelente fonte de vitaminas e proteínas. É preciso lavá-los muito bem para evitar que tua ave ingira algum pesticida.
  • Os vegetais, da mesma forma que as frutas são uma das melhores fontes de vitaminas, fibras e minerais. As aves os comem em estado selvagem, pelo que as aves em cativeiro o agradecerão também. Podes dar-lhes brócolos, couve-flor, cenouras, verduras de folhas, etc.
  • A massa é uma fonte abundante de carboidratos. As aves adoram tanto de forma seca como fervida, procura saber como as preferem os teus pássaros e dá-la como guloseimas. Não excedas na quantidade porque provocam sobrepeso.
  • O pão integral é similar às massas, mas se é integral aportará também fibras e vitaminas. Algumas aves o preferem uma vez que estiver duro.
  • As nozes e outras frutas secas. As aves adoram e são uma excelente fonte de ácidos gordos, mas é preciso oferecer esporadicamente porque contém muita gordura. Se forem dadas com casca ficarão entretidas longo tempo ao tentar abri-las, ao mesmo tempo em que exercitam seus bicos, patas e mandíbulas.
  • A fruta: uva, melancia, laranjas, bananas, quase qualquer fruta é um alimento saudável e delicioso para as aves. São uma excelente fonte de vitaminas, minerais e energia e quase nenhuma ave resiste. Só é preciso levar em conta que é necessário retirar o que ela deixou para evitar que apodreça na gaiola e seja uma fonte de contaminação.
  • A pipoca caseira, preparada com pouco óleo puro. Se preferir podes dar o milho sem explodir, mas fervido por alguns minutos para deixar a casca mais macia. O grão de milho inteiro aporta hidratos de carbono, proteínas e vitaminas.

Em geral podes utilizar alimentos que sejam naturais, sem temperos nem gorduras, e que estejam frescos. Retira todos os restos ao finalizar para manter a gaiola limpa e prevenir que proliferem as bactérias. Estas guloseimas aportam às aves muitas vitaminas que costumam estar em falta nos alimentos comerciais, além de adicionar variedade de sabores e texturas à dieta.

« Anterior

Como cuidar de um São-Bernardo?

A síndrome de Wobbler

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.