O que deve comer a minha ave?

As dietas inadequadas não só podem provocar transtornos específicos pela falta de alguma vitamina, aminoácido ou mineral, mas também podem gerar um estado de desnutrição subclínica que reduz as defesas e predispõe a doenças infeciosas.

As deficiências nutricionais são comuns nas aves de companhia por vários motivos:

falta de informação sobre a espécie em questão: às vezes é porque se trata de uma espécie exótica sobre a qual não há dados confiáveis e outras porque os donos não se informam quais são os requerimentos nutricionais do seu animal de estimação. Isso faz com que a ave possa receber o alimento destinado a outra espécie e não o da sua.

-muitos donos confiam em que uma mistura de sementes é um alimento completo e equilibrado, quando a maioria das vezes não é. As sementes no geral carecem de alguns aminoácidos específicos e certos micronutrientes como vitaminas, cálcio, etc. Também é importante saber que as sementes perdem o valor nutricional com o tempo, então se compras um saco de mistura que dura mais de 1 mês, com o passar do tempo estás a dar à tua ave sementes velhas com menor valor nutricional. Isto não significa que as semente não sejam boas, mas não devem ser o único alimento de um pássaro.  Sempre devem ser complementadas com alimentos frescos.

-as aves costumam selecionar apenas as partes da dieta que preferem, deixando o restante. É um erro acreditar que elas sabem escolher o que precisam; na realidade a escolha depende mais do sabor e da textura de um alimento que do seu valor nutricional. As rações para aves são uma boa maneira de dar uma boa nutrição na qual não podem separar os ingredientes.

-às vezes pelo conforto, outras pela praticidade, os donos costumam depositar comida em um prato uma vez por dia. No caso dos pellets e sementes não há problemas, mas os alimentos frescos devem ser retirados após 2 ou 4 horas, segundo o produto e a temperatura, porque podem estragar-se e ficar contaminados com bactérias que podem adoecer os pássaros que os comem ou se encontram no mesmo ambiente.  É melhor escolher pratos de aço inoxidável ou cerâmica, pois são mais higiênicos e fáceis e desinfetar. Além do mais, é muito importante limpar muito bem a gaiola com água quente, uma escova e um desinfetante para eliminar restos de comida e matéria fecal que tiverem ficado entre as grades.

-outra recomendação é não deixar quantidade de comida no prato e adicionar mais cada vez que estiver vazio sem controlar quanto o teu animal de estimação come. Se não calculas cada dia a quantidade aproximada do teu animal de estimação, corres o risco de não perceber se estiver a comer menos quantidade até que seja muito evidente que tem emagrecido ou que se encontra severamente doente.

Se tens um pássaro como animal de estimação é muito importante que aprendas tudo sobre as suas necessidades de alimento, temperatura e outras condições ambientais necessárias para manter a sua saúde. É recomendável complementar a cada tanto a dieta com vitaminas e minerais para aves, assim substituem-se os micronutrientes que elas tomariam na natureza.   Em alguns casos encontrarás boa informação na Internet, mas sempre é recomendável ter um bom livro sobre a espécie para que possas consultar sempre que precisares. Os vendedores das lojas não sempre dão informação confiável, por tanto deves ter cuidado. Observa a lista de ingredientes do alimento que compras, procura quais ingredientes faltam e adiciona-os como alimentos frescos para que o teu animal de estimação esteja sempre bem alimentado.

Dra. Isabel Iglesias

« Anterior

O que é a indefensibilidade aprendida?

O que é que um Golden Retriever come? Dieta e melhores rações

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.