Como deve ser a alimentação do papagaio yaco?

Conhece o papagaio yaco? Este simpático papagaio cinza originário de África é uma das variedades mais faladoras. Com efeito, pelo seu caráter sociável e a sua inteligência é um dos favoritos para ter como animal de estimação. Sabe que cuidados precisa? Como deve ser a alimentação deste papagaio?

Este papagaio é, sem dúvida, um animal de estimação para quem quer uma alegria extra em casa. Mas, cuidado, também tem que estar ciente de que ao ser um animal muito sociável e sensível vai necessitar que lhe preste muita atenção.

Gostaria de partilhar a sua vida com um deles? De fato, um pouco de atenção e uma gaiola adequada são tudo o que o papagaio yaco precisa para viver feliz. Luz solar, alguns brinquedos e espaço para voar no interior da sua gaiola… e por fora! Porque não deve esquecer que, como outros papagaios, o yaco precisa sair da sua gaiola um par de horas por dia para que possa fazer exercício.

Em primeiro lugar, vamos imaginar que tem tudo. A gaiola perfeita, ótimos brinquedos para desfrutar e um local perfeito onde entra o sol, mas… o que come um papagaio yaco?

A alimentação

Com efeito, no caso dos papagaios yaco, a alimentação é um aspecto fundamental dos cuidados que deve levar em conta se quiser que envelheça consigo. Não sabia? Um papagaio yaco pode viver até 60 anos!

Mas para que o acompanhe esses 60 anos, o melhor é prestar atenção na sua dieta. Pode alimentá-lo tanto com ração como com sementes. Mas qual é a dieta ideal para um papagaio yaco? Assim como os humanos, a melhor dieta é a variada, tanto pelo que fornece como porque evitará que o seu yaco se aborreça.

Antes de tudo, dieta variada? Sim, por favor! Ração, sementes, frutas e vegetais frescos são a combinação ideal para que o seu papagaio yaco esteja saudável e forte.

Preparar a dieta do seu papagaio yaco

Vamos entrar em detalhes para que a alimentação do papagaio yaco seja perfeita e possa saber exatamente o que lhe deve dar.

  • – Ração: O habitual que pode encontrar em lojas especializadas.
  • – Sementes: Pode dar secas ou germinadas. Quais podem ser? Milhete, alpiste, milho, trigo, lentilha, ervilhas, sementes de girassol ou cânhamo são algumas das que mais gostam.
  • – Frutas: Maçã, banana, laranja, kiwi, mamão ou melão. Qualquer uma delas é ideal para estes papagaios. É claro que o melhor é que sejam frescas diariamente.
  • – Vegetais: Tomate, cenoura, alcachofra, pimento ou abóbora. Tal como as frutas, deve dar vegetais frescos diariamente.

<h3>Doces para o papagaio yaco… Mas em pequenas doses</h3>

De fato, há uma pequena lista de alimentos que também pode dar ao seu papagaio yaco, mas só podem comer em quantidades muito pequenas.

– Derivados de laticínios sem sal, como queijo fresco ou iogurte.

– Pão, biscoitos ou massa sem tempero.

<h2>Alimentos proibidos para o papagaio yaco</h2>

Porque tal como existem alimentos perfeitos, há também alguns que estão proibidos na alimentação do papagaio yaco. Por isso, nunca, sob nenhuma circunstância, dê ao seu papagaio yaco um alimento desta lista:

  • – Abacate
  • – Chocolate
  • – Sal
  • – Leite
  • – Carne
  • – Bebidas com gás
  • – Álcool
  • – Batata crua
  • – Café
  • – Chá
  • – Cacau

Assim como acontece com a nossa, a saúde dos nossos animais de estimação deve ser a primeira coisa a cuidarmos. Com os nossos conselhos pode partilhar uma vida alegre, longa e saudável com o seu papagaio yaco.

« Anterior

Quais são os melhores brinquedos para o british shorthair?

Quais são os melhores brinquedos para um gato azul russo?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.