O que comem os papagaios?

Os papagaios precisam uma alimentação equilibrada para manter a saúde em um ótimo estado. É importante saber o que comem os papagaios para não oferecer uma dieta pobre ou inadequada com a qual não terão os nutrientes que precisam cada dia, causando um déficit de vitaminas. A alimentação do papagaio deve ser completa, equilibrada e variada, adaptada à espécie e aos seus requerimentos energéticos.

Antigamente, era muito comum que a base da dieta dos papagaios fossem as sementes de girassol. O habitual era encher a tigela de sementes de girassol e algum outro alimento de vez em quando. Isto é um erro terrível: as sementes de girassol não conseguem proporcionar todos os nutrientes necessários, têm muita gordura e não têm vitamina A, imprescindível para as aves.

Alimentos que comem os papagaios para uma dieta equilibrada

A alimentação dos papagaios é um fator muito importante que determinará a sua qualidade de vida e que os preparará para se defender perante possíveis doenças ou mudanças no clima. Além disso, isto se verá refletido exteriormente nas penas, na sua vitalidade e no seu caráter. O melhor é imitar a dieta que seguiriam no seu habitat natural, mas isto não sempre é possível devido a que não podemos encontrar a mesma variedade. As sementes, frutas e verduras são alguns dos alimentos que comem os papagaios na natureza.

É muito comum encontrar toda classe de sortido de sementes nas lojas de animais, por isso é frequente que se tornem na base da alimentação. Ainda que eles se alimentem de sementes, não o realizam da mesma forma que o fariam em cativeiro. O maior problema destas misturas compostas por sementes de alpista, sésamo, girassol, milhete e aveia é que o papagaio pode selecionar a comida de que mais gostar e descartar o restante. No geral, todos escolhem as sementes de girassol e deixam de lado os demais componentes da mistura. Isto significa que estamos novamente na mesma situação inicial, as sementes de girassol como único alimento que comem os papagaios e com elas não conseguem todos os nutrientes que precisam.

Qual deve ser então a alimentação do papagaio para conseguir um menu equilibrado e saudável cada dia?

  •         50% de ração para papagaios
  •         20% de fruta
  •         20% de verduras
  •         10% de outros alimentos

Ração para papagaios

A ração é a base da alimentação destas aves. O primeiro que conseguimos, ao contrário do que acontece com as misturas de sementes, é que desaparece a opção de selecionar o alimento. Isto é, oferecemos todos os ingredientes na mesma proporção dentro de cada grânulo ou croquete extrudido; desta forma teremos a certeza de que obtêm todos os nutrientes. A ração que comem os papagaios está composta de ingredientes como os cereais, frutos, sementes, óleos essenciais vegetais, verduras e frutas, além de inúmeras vitaminas e minerais selecionados para uma saúde ótima.

Podes optar por diferentes marcas de comida para papagaios, assim como diferentes formas e tamanhos, adaptados a cada espécie. As rações de cores costumam ser as preferidas e as mais divertida, aquelas sem cores podem resultar mais monótonas. As duas opções são muito boas, mas deves ter em conta de que com a ração de cores, assim como os croquetes com diferentes formas, os papagaios podem acabar por selecionar a comida e escolher os apenas seus croquetes preferidos.

Em Tiendanimal poderás encontrar marcas de ração para papagaios como Psittacus, Zupreem, Tropican e NutriBird.

Frutas e verduras que comem os papagaios

40% da alimentação do papagaio deve estar composta de diferentes frutas e verduras: quanto maior a variedade, melhor. O ideal seria uma mistura com pelo menos 3 frutas diferentes por dia. Deve ser fresca e estar lavada e podes oferecê-la em pedacinhos pequenos, grandes, pendurada na jaula ou nos brinquedo de forrageio. A verdura também pode ser cozida.

  •         Frutas que podem comer cada dia: maçã, pera, laranja, tangerina, morangos, melancia, damasco, kiwi, ananás, romã, papaia, toranja, caqui.
  •         Frutas que podem comer de vez em quando (2-3 vezes por semana): banana, melão, uvas, cerejas, pêssego, manga, nêspera.
  •         Verduras que podem comer os papagaios diariamente: pimento verde, vermelho e amarelo, cenoura, brócolos, feijão, espinafres, couve-flor, acelgas, endívia, escarola, rabanete, aipo.
  •         Verduras que podem comer 2 ou 3 dias na semana: alface, batata cozida, batata-doce cozida.

Outros alimentos que podes incluir na alimentação do papagaio

Existem alguns alimentos que comem os papagaios em menor proporção ou de forma ocasional que também enriquecem a sua dieta. Dentre eles os legumes (lentilhas, grão-de-bico, feijão, soja), queijo fresco, iogurte, massas, arroz, ovo, pão, biscoitos…

Nestes 10% também poderíamos incluir os frutos secos como as nozes, as amêndoas, as avelãs, os pistaches, o amendoim ou os pinhões. Estes são ideais como prémios, para recompensar o nosso papagaio ou simplesmente como um mimo.

A mistura de sementes também é benéfica para o nosso papagaio, apenas que não como base da sua alimentação. Podes oferecer de forma ocasional ou dentro desses 10% do menu diário que comem os papagaios. Na nossa web podes encontrar inúmeros preparados diferentes com todo tipo de sementes como os de Versele Laga, Cunipic, KIKI, Vitakraft, Lolo Pets e Vivanimals.

Alimentos proibidos para papagaios

O sistema digestivo dos papagaios não tolera os mesmos alimentos que nós; alguns são até tóxicos e podem causar a morte. Dois dos alimentos mais perigosos para estes animais são o abacate e o tomate, por tanto nunca devem formar parte das frutas e verduras que damos ao nosso papagaio.

O chocolate, o cacau e qualquer tipo de doce é também prejudicial para a saúde dos papagaios; assim como as bebidas gasificadas, o álcool, o açúcar, os alimentos salgados, o leite, a cebola, o alho e qualquer fritura. Mesmo que o leite não seja uma boa alternativa, podes dar-lhes derivados lácteos sem sal como o queijo fresco ou o iogurte. A batata e qualquer tubérculo no geral também é perigoso sem ferver, por tanto sempre deve ser cozida.

Agora que já sabes todo o que comem os papagaios e em qual proporção oferecê-lo, já não tens desculpas para que não tenha uma alimentação completa e saudável.

Miriam Zazo

Veterinária Tiendanimal

« Anterior

O que comem os caracóis?

O que comem os peixes?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.