Por que são os papagaios monogâmicos?

,

Se tem um papagaio como animal de estimação ou está a pensar trazer um para a família, deve ter algumas perguntas sobre eles. De fato, um dos aspetos que deve ter em conta é a sua reprodução. Assim sendo, sabia que os papagaios são monogâmicos? Ou ainda melhor. Sabe porquê?

Para começar, deve saber que praticamente 90% das aves são monogâmicas. Sabe porquê? O biólogo argentino Alex Kacelnik diz que, como essas espécies incubam os seus ovos fora do corpo da fêmea, precisam encontrar um parceiro adequado para cuidar e alimentar os seus filhotes.

Então é por isso que os papagaios são monogâmicos? Na verdade, os papagaios são uma das espécies que escolhe um único parceiro para toda a vida. Com efeito, as fêmeas procuram o parceiro certo com quem contar na hora de incubar os ovos (a incubação tanto pode ser feita por fêmeas como os machos) e para a criação dos filhotes.

Casal de papagaios

Um par de papagaios em casa? Pode parecer loucura, mas ter um par destas aves não é nada estranho, considerando que são um tipo de ave muito sociável. E se a sua companhia é do sexo oposto, além de maior entretenimento terá a possibilidade de formar um casal reprodutor. Assim sendo, lembre-se que os papagaios são monogâmicos.

Portanto, se quiser ter um par de papagaios em casa, a primeira coisa que precisa é de uma gaiola grande. De fato, os papagaios necessitam muito espaço para ficarem ativos dentro da gaiola. E que tipo de gaiola? As gaiolas quadradas são as melhores, porque permitem uma melhor referência espacial no que se refere aos limites, evitando que tenham stress.

Com efeito, ter espaço suficiente para ambos vai lhes permitir interagir um com o outro, bem como com os humanos da casa. Os papagaios que estão sozinhos tendem a ficar tristes se não tiverem atenção dos donos, por isso o ideal é estarem em par. Isto irá fazer com que, mesmo que não tenha tanto tempo para interagir com eles, possam sentir-se felizes.

O seu papagaio também sofre de stress emocional

Sim, os papagaios são monogâmicos e por isso reflete-se neles a morte de um parceiro. Tal como qualquer ser humano, quando confrontado com tal perda, um papagaio pode experimentar sintomas de depressão como falta de apetite ou repetição de um comportamento sem sentido.

Assim sendo, este é o momento em que deve dar ao seu papagaio todo o amor e atenção que for possível. Em alguns casos, os veterinários podem até recomendar algum tipo de medicação. A melhor coisa que pode fazer antes de encontrar um novo parceiro é ajudá-lo a superar esses sintomas.

Para os papagaios, brincar aos pares é melhor

É que tudo é muito melhor com um parceiro. É por isso que até os brinquedos e acessórios para dois são uma obrigação na sua gaiola. Sabe que estes são pássaros muito felizes, ágeis e brincalhões, então aposte em brinquedos que incentivem essa atividade.

Os baloiços para dois permitem-lhes partilhar um momento divertido que também os estimulará a relacionarem-se um com o outro. A sua vida também pode ser muito mais feliz com uma escada na qual possam exercitar as pernas e o bico. Outra opção são as cordas, com as quais podem balançar, escalar e morder. A única objeção? Nunca ponha todos os brinquedos na gaiola de uma vez, vão ficar muito stressados. Os papagaios são, sem dúvida, uma das melhores aves para se ter em casa. Partilhe a sua vida com um destes casais e aproveite o seu dia-a-dia com eles.


« Anterior

Que acessórios e brinquedos para caturras pode colocar na sua gaiola?

Como cuidar de um diamante mandarim? Primeiros passos

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.