Como cuidar de um diamante mandarim? Primeiros passos

, ,

Gosta de pássaros? Procura um primeiro animal de estimação? Ou talvez queira pôr um toque exótico na sua vida? Com efeito, este artigo provavelmente vai ajudá-lo a decidir. Preste atenção porque vamos dizer-lhe como cuidar de um diamante mandarim. Mas o que conhece sobre esta espécie de pássaro?

De fato. o diamante mandarim é uma espécie de pássaro pequeno. Os machos têm uma plumagem cinza, castanha e branca manchada e um característico bico de cor coral. Além disso, as fêmeas têm um bico de tom mais suave e a sua plumagem é muito mais clara.

Sem dúvida, este pequeno pode chegar a medir até 13 centímetros de altura e a sua origem é australiana. Mas o seu físico não é a única coisa impressionante no pássaro diamante. É uma espécie muito sociável e habituada a viver em grupo. Portanto, se decidir levar uma para sua casa, o melhor será que o faça com companhia.

Assim sendo, tenha cuidado! Quando o levar pela primeira vez para casa, dê-lhe espaço e tempo suficientes para se acostumar com a sua presença.

Onde deve viver?

O local ideal para o pássaro diamante viver confortavelmente é uma gaiola grande para que possa voar sem problemas. Por isso, quanto mais diamantes mandarins tiver, maior terá de ser a gaiola.

Sem dúvida, nesta gaiola é fundamental que tenha sempre água, uma banheira no interior permitirá que salpique confortavelmente na água como normalmente faz no seu habitat natural. Por isso, também deve ter duas varas de espessura diferente com as quais possa exercitar as suas patas e, claro, também deve ter um alimentador e bebedor.

Antes de tudo, coloque a sua gaiola num local luminoso, um bom acesso à luz solar é ideal para o diamante mandarim. O melhor é colocá-lo perto de uma janela ou num terraço. Não irá só gostar, mas também vai estimular o seu metabolismo.

Diamante mandarim em voo livre!

Tal como ocorre com as catatuas, os diamantes mandarim desfrutam de voo livre. Por isso, feche as portas e janelas e deixe-o sair da gaiola uma hora por dia. Disfrutará de voar pela sala e fazer acrobacias.

Como cuidar de um diamante mandarim?

Hora de comer! Mas sabe o que come o diamante mandarim? Tal como os periquitos, é essencialmente granívoro. Milho branco, milho amarelo, sementes de linhaça ou sementes nigerianas são algumas das mais adequadas para a sua dieta devido à sua contribuição rica em hidratos de carbono, proteínas, minerais e gorduras.

Mas os pássaros-diamante também precisam de um suplemento de proteína animal. Conseguem-no comendo minhocas, mas também outros alimentos como o ovo cozido ou o queijo. A endívia, a alface, o aipo, as peras ou as maçãs são alguns dos vegetais e frutas mais benéficos para eles. O ideal é que as comam 2 ou 3 vezes por semana.

E para completar a alimentação do diamante mandarim? Um extra de minerais que poderão conseguir graças ao osso de sépia, igual ao que fazem outras espécies como os papagaios.

Diamante mandarim, pássaro feliz é um pássaro a cantar

Sim, o diamante mandarim também canta. É a sua forma de se comunicar com os outros e não param de fazer isso o dia todo. Quando atingem a puberdade, o canto deles assemelha-se cada vez mais ao dos pais, e garantimos-lhe que o surpreenderão. Lembra-se daqueles bonecos de borracha que chiam quando lhes aperta a barriga? Agora já sabe como soa um pássaro diamante.

Agora que conhece melhor e sabe cuidar de um diamante mandarim … não acha que é um pássaro adorável? Se a qualquer momento quiser que um deles faça parte da sua vida, já sabe como deve cuidar deles.

« Anterior

Por que são os papagaios monogâmicos?

O que fazer se a sua catatua inca for agressiva?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.