Caturras: uma ave ideal para principiantes

As caturras são muito apreciadas como animais de estimação pela sua personalidade dócil e por serem muito menos exigentes quanto a cuidados do que outros papagaios maiores. As caturras adaptam-se perfeitamente à vida do lar e se são educadas desde pequenas, tornam-se adoráveis e muito carinhosas. 

1. Características gerais das caturras

As caturras são aves preciosas que pertencem à ordem dos psitacídeos que, por sua vez, pertencem à família das cacatuas, apesar de serem bastante menores. São originárias da Austrália, onde podem ser encontradas em todo o território. Neste artigo encontrarás informações muito úteis para a hora de decidir se adotar ou não uma caturra como animal de estimação. Se quiseres aprender mais sobre esses fabulosos animais, podes consultar alguns dos livros sobre pássaros disponíveis em TiendAnimal. 

As caturras ou calopsitas caracterizam-se por ter uma crista, como as cacatuas, mas são muito menores e não passam de 35 cm da cabeça até o rabo. Deste tamanho, quase a metade corresponde somente às longas plumas do rabo. A sua cor original é cinza, com cristas amarelas e umas manchas laranjas nas “bochechas” e na cabeça, que costumam apresentar uma cor mais viva nos machos. Mas ao criá-las em cativeiro, se obtiveram outras colorações, como cobres, ágatas, peroladas, pintadas de verde, canela e inclusive lutinas ou albinas.

2. O treinamento das caturras

É importante acostumá-las ao contato com as pessoas desde muito pequenas se quiseres ter uma caturra dócil. Em geral, essas aves gostam de passar o tempo com as pessoas e se apegam bastante aos seus tutores, apesar de que há algumas que não gostam que as peguemos com as mãos. Os machos podem cantar e aprender a imitar algumas palavras, mas são muito melhores imitando sons, como melodias, sirenes, toques de celular ou o canto de outras aves. As fêmeas vocalizam muito menos, mas costumam ser também mais carinhosas. 

Apesar de não ser tão exigentes como os seus primos maiores, as caturras precisam de uma jaula grande para pássaros, com espaço suficiente para subir e colocar alguns acessórios para caturras. Alguns brinquedos, poleiros, espelhos e outros objetos servem-lhes para que se entretenham enquanto os seus tutores não estão em casa. Não se recomenda misturá-las com outras espécies, pois são tão tranquilas que podem acabar sendo atacadas por outras aves mais extrovertidas. 

As caturras são aves inteligentes, de personalidade amável e praticamente não apresentam problemas de comportamento. Adaptam-se facilmente à vida familiar e aprendem a interagir e a comunicar-se com as pessoas que amam. A sua expectativa de vida é de aproximadamente 15 anos, mas com muito carinho e uma boa dieta a base de comida para caturras podem chegar a viver mais de 20 anos. Se ainda não decidiste adotar uma dessas simpáticas aves, deves saber que se lhe dedicares tempo para treiná-la, terás um animal de estimação divertido, mentalmente ativo, saudável e feliz.

Na TiendAnimal encontrarás  tudo necessário para desfrutar ao máximo do teu animal de estimação, desde jaulas e acessórios para pássaros até a melhor comida para caturras.

Podes ler mais artigos sobre aves aqui.

« Anterior

Iluminação no aquário

Os répteis e as férias

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.