Os répteis e as férias

Chegam as férias de verão e no último momento lembras-te do teu animal de estimação. Não é uma boa ideia levá-lo contigo, já que a viagem e a mudança de ambiente tão brusca vai ser muito estressante para quase qualquer réptil. O mais provável é que deixe de comer ou se mostre agressivo. Além disso, não é nada fácil transportar um terrário com todos os seus acessórios, a comida e os utensílios de limpeza.

Os únicos répteis que podem tolerar até duas semanas sem comer ou beber são algumas serpentes, sempre que o ambiente não se torne muito quente ou seco. Somente deves assegurar-te de alimentá-las pouco antes de partir e molhá-las bem por uns minutos. De qualquer forma, podes deixar-lhe uma vasilha com água que não derrame para poder beber e se refrescar enquanto não estiveres.

As tartarugas e os lagartos devem alimentar-se todos os dias ou dia sim e dia não, por isso é melhor conseguires alguma pessoa (amigo, vizinho, pais ou cuidador) que aceite ir até a tua casa para alimentar o animal de estimação durante a tua ausência.

Antes de partir faz uma boa provisão de insetos que alcancem para todos os dias que não vais estar. Ensina o cuidador quantos insetos ou minhocas deve dar-lhe e como salpicá-los com um multivitamínico. Se tiveres um animal de estimação vegetariano deixa preparadas algumas rações e a “receita” para que logo possa preparar-lhe mais. Algumas verduras podem manter-se bem se as congelares. Também é conveniente deixar algo de dinheiro por se ocorrer algum acidente, como a vasilha ficar destampada e os grilos pularem pela tua casa.

Se a pessoa que vai cuidar não é experiente, é melhor que vá alguns dias antes para que lhe ensines tudo o referente à alimentação, limpeza e cuidado do teu animal de estimação. Explica com detalhes tudo o que deverá fazer, para que depois não pense que era mais difícil do que lhe disseste e não o cuide tão bem. Deves dizer-lhe que uma vez que se acostume, não demorará mais de 20 minutos por dia.

Considere usar alimento balanceado apropriado mesmo que seja somente pelas férias para facilitar a tarefa e garantir de que tudo saia bem. Obviamente, acostuma o teu animal de estimação a este tipo de alimento antes de partir.

Se não conheces ninguém que te possa ajudar, entra em contato com alguma loja de animais de estimação ou uma veterinária que atenda animais exóticos para que te recomendem alguém.

Outro ponto importante é explicar à pessoa que vai ficar os sinais que indicam que o teu animal de estimação está com alguma doença, assim pode ligar-te ou chamar o veterinário de tua confiança diante de qualquer problema.

Dra. Isabel Iglesias

« Anterior

Caturras: uma ave ideal para principiantes

Hepatite Infecciosa Canina

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.