Como é o comportamento do papagaio arco-íris?

,

De certeza que nunca viu nada tão brilhante. As cores vivas do papagaio arco-íris são cativantes. Mas não se distraia com a sua aparência, também é um tipo de papagaio muito inteligente e vivaz. Assim sendo, descubra como é o comportamento do papagaio-arco-íris e o que ele precisa para viver feliz.

Laranja, vermelho, verde, azul, amarelo… O papagaio-arco-íris tem praticamente todas as cores do fenómeno que lhe dá o nome. Por isso, com os seus quase 30 cm de altura e o seu bico vermelho e amarelo este papagaio é um animal de estimação incrível.

Como deve ser a gaiola do pintassilgo branco?

Sem dúvida, uma gaiola grande é o melhor espaço para eles. Como acontece com outros papagaios, necessita de muito espaço para poder voar e exercitar-se dentro dela. Mas no seu caso particular deverá ter em conta mais algumas coisas.

O comportamento do papagaio arco-íris é ótimo para um lar, pois é muito social e podem viver como um casal numa gaiola grande que tenha espaço suficiente para dois. Mas é melhor não acrescentar mais papagaios. O seu caráter é mais territorial do que alguns outros papagaios e poderiam tornar-se agressivo uns com os outros.

Esta atitude deve-se principalmente ao fato de que, com a invasão de outros elementos ficarem ameaçadas as suas fontes alimentares e o seu potencial ninho. Apesar do seu tamanho, nada o impede de enfrentar espécies maiores para defender o seu ninho. Agora já sabe, se gosta de papagaios arco-íris, é melhor apostar num único exemplar ou num casal.

Como brinca um papagaio arco-íris?

Com efeito, e embora não goste de partilhar a sua gaiola com mais do que com o seu parceiro, o papagaio arco-íris é muito brincalhão. As fêmeas são as que maior predileção sentem pelos brinquedos, especialmente aqueles que fazem barulho ou permitem subir e bicar.

Os papagaios arco-íris são muito inteligentes, por isso precisam de um ambiente estimulante. Inclua alguns ramos dentro da gaiola para que possa pousar, assim pode afiar as suas unhas enquanto sobem. Também é um fanático por banhos, portanto, ter uma banheira no fundo da gaiola será o ideal. No entanto, verá que o comportamento dele é muito mais relaxado se puder tomar banho com frequência, como está habituado na natureza.

Obviamente, já lhe dissemos que os papagaios arco-íris são muito inteligentes, o que significa que também podem aborrecer-se com facilidade. Portanto, é melhor ter uma grande variedade de brinquedos e alterá-los semanalmente, assim terá atividades diferentes para eles fazerem.

Lembre-se que o papagaio arco-íris também precisa passar tempo fora da gaiola. Feche as portas e janelas e deixe-o voar livre durante aproximadamente uma hora por dia.

Ensinar um papagaio arco-íris a falar

Outra característica que tem em comum com os outros papagaios é a sua capacidade para imitar. No seu caso, o treino para que o faça pode ser muito fácil. Basta ter pequenas sessões nas quais lhe repete as palavras por cerca de 5 ou 10 minutos, para que comece a imitá-las. Mas lembre-se! Quando terminar dê-lhes um doce, vai adorar.

Agora que sabe como o papagaio arco-íris se comporta e os cuidados que necessita, vá em frente e partilhe a sua vida com um destes alegres papagaios. E, a propósito, não se assuste se o vê a dormir de bruços, ele adora. Não se vai arrepender de lhe dar as boas-vindas na família!


« Anterior

O que fazer se a sua catatua inca for agressiva?

Como criar guppys no seu aquário?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.