O que comem os caracóis?

,

É muito comum ter caracóis como primeiro animal de estimação em casas com crianças. Podem ser encontrado facilmente no parque e jardins e o seu aspecto simpático e divertido faz com que muitas vezes o apanhemos e levemos para a nossa casa. A alimentação costuma ser um problema já que não lhes oferecemos variedade e limitamo-nos a dar-lhes apenas folhas de alface.

Alimentação dos caracóis

Os caracóis são animais herbívoros e alimentam-se unicamente de vegetais. Os alimentos que comem os caracóis vão desde folhas e plantas em decomposição que encontrem no seu caminho, até verduras, frutas e algas. Como qualquer animal, não pode alimentar-se unicamente de alface, por tanto se apenas lhe proporcionares este vegetal não estará saudável nem forte.

Estes pequenos moluscos são famosos por viver na sua carapaça dura e deslocar-se lentamente deixando um “muco” por onde passa.  Mesmo que não seja visível, além dos seus tentáculos têm milhares de dentículos na sua boca que lhes serve para despedaçar a comida e raspar o bolor das rochas para alimentar-se. A sua mucosidade lhes permite manter-se nas paredes e afastar insetos perigosos para proteger-se de agressões.

Os alimentos preferidos que comem os caracóis são aqueles ricos em cálcio. Isto deve-se ao facto da sua concha precisar grandes quantidades de cálcio para estar forte e grossa, evitando assim que se rompa e fiquem desprotegidos. Se o animal sentir a necessidade de ingerir cálcio pode chegar a comer até mesmo pedras ou terra. Por tanto, uma carapaça quebradiça pode ser sinal de uma má alimentação ou déficit deste componente.

Os caracóis não têm o sentido da vista muito desenvolvido, mas o olfato sim, por tanto são capazes de localizar a comida que precisam.

Vegetais que comem os caracóis

Os melhores alimentos para o teu caracol são os vegetais verdes como a alface, o repolho, a acelga, o trevo e o cardo. Mesmo que seja um bom alimento e eles adoram, oferecer alface em grandes quantidades e de forma contínua pode causar-lhes problemas digestivos e diarreia. A sua dieta deve ser vegetal e quanto mais variada melhor.

Além de plantas frescas e folhas, verduras como a cenoura, o tomate, os brócolos e o pepino são ideais. No caso das frutas: maçã, banana, uvas, peras ou morangos. Qualquer vegetal que utilizares habitualmente para a salada como os canônigos ou a escarola eles vão adorar. Outros alimentos que comem os caracóis são as algas e o queijo. Evita os cítricos, o milhete, as massas e os alimentos com amido. Nunca deves dar-lhes alimentos com sal ou açúcar, já que são perigosos para a sua saúde.

Para proteger a sua carapaça, fortalecê-la e evitar que se rompa podemos oferecer-lhes alguns produtos em forma de pó moído. Os mais ricos em cálcio são o gesso natural, o calcário natural, a casca de ovo, farinha de ossos e as conchas de ostras ou de caracóis mortos.

Quando nos perguntamos o que comem os caracóis temos a dúvida de se precisam ou não de água. Podemos colocar-lhes um pequeno recipiente com água, mas não precisam bebê-la. Isto não quer dizer que não precisam água para viver, acontece que a ingerem diretamente através da sua pele ou de vegetais frescos.

Alimentos seguros para os caracóis:

  •         Frutas: maçã, banana, damasco, pera, morango, bagas pretas, bagas verdes, kiwi, uvas, framboesa, ameixa, papaia, melão, manga.
  •         Verduras: abóbora, tomate, alface, brócolos, folhas de planta de tomate, espinafre, couve, pepino, ervilhas, couve-de-bruxelas, milho doce, nabo, agrião, folhas de dente-de-leão.
  •         Outros: sementes de girassol, sementes de abóbora, aveia, ovos crus, pão integral, leite em pó, conchas de caracol moídas.

Agora já sabes todo o que comem os caracóis, deixa a alface de lado e começa a oferecer-lhes uma dieta muito mais variada!

Miriam Zazo

Veterinária Tiendanimal

« Anterior

Inteligência nos golden retriever

O que comem os papagaios?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.