O que comem os peixes?

Como já sabemos a alimentação dos peixes não é a mesma na natureza que no nosso aquário. No seu habitat natural, os peixes costumam se alimentar de outros animais aquáticos de tamanho menor como larvas ou invertebrados. A maioria são carnívoros, mas existem algumas espécies que se alimentam de plantas e algas. Com relação ao que comem os peixes quando vivem em aquários, vai depender de se forem de água salgada, doce, tropicais ou peixes de fundo.

É muito importante conhecer a alimentação de cada espécie para oferecer um alimento adequado que forneça todos os nutrientes e vitaminas que precisam para estar saudáveis e viver muitos anos.

O que comem os peixes tropicais?

Os peixes tropicais podem se alimentar de alimento vivo e seco: o primeiro poderiam ser larvas de mosquitos, camarão e pequenas lombrigas; o segundo pode ser em escamas, em grânulos ou em tabletes. Com eles proporcionas um aporte equilibrado de nutrientes, fibras e proteínas para uma saúde ótima.

Em Tiendanimal podes encontrar diferentes opções de comida para peixes tropicais das melhores marcas: Tetra, SERA, JBL e Tropicais são algumas delas. Alimento em escamas, Menu em flocos, granulados, micro granulados, alimentos flutuantes, larvas, alimento fresco em gelatina, espirulina e muito mais. Além de alimentos para férias e específico para guppys ou bettas.


O que comem os peixes de água fria?

Os peixes de água fria são muito fáceis de cuidar e manter. Existem inúmeros alimentos para cada espécie adaptados às suas necessidades nutricionais e ao seu sistema digestivo. Os mais habituais são os sticks flutuantes, os granulados e as escamas.

Fórmulas completas para que não precises te preocupar com nada e não seja necessário nenhum tipo de complemento para os teus peixes. Os flocos e as escamas são a comida para peixes de água fria mais comum: flutuam na água mais tempo e são fáceis de alcançar pelo animal. Por outro lado, os granulados que comem os peixes têm um peso maior e descem mais rápido para o fundo do aquário, por tanto alguns peixes menos habilidosos não o aproveitarão. Enquanto os restos de escama podem contaminar facilmente a água e devem se limpar frequentemente para evitá-lo, já os grânulos deixam poucos resíduos e mantêm o equilíbrio do aquário.

O alimento para peixes de água fria é adequado para espécies como os goldfish, o peixe olhos de bolha, o betta splendens, o peixe telescópio, o peixe dourado, o tanictis ou a carpa comum.


O que comem os peixes de fundo?

A comida para peixes de fundo não é a mesma que a dos peixes que nadam na superfície. O alimento em escamas não é apto, neste caso precisam que o peso do alimento faça com que desça até o último nível do aquário de forma rápida e que não o comam os demais peixes durante a descida.

Estamos a falar de peixes como os siluros (plecos, peixes gato), os cobitídeos e os barbos.   As tablets redondas e os discos são o alimento mais utilizado para estas espécies já que pesam muito e podem se depositar em áreas concretas do aquário. Contamos com pastilhas para peixes carnívoros e outras com algas de espirulina para os fitófagos. Tetra, SERA e JBL satisfazem as necessidades nutricionais destas espécies com proteínas, minerais e vitaminas combinadas em um formato sólido e compacto.


O que comem os peixes discos?

O acará-disco é um tipo de peixes de agua doce muito apreciado pela sua beleza, mas tem uma alimentação exigente que requer uma maior variedade no alimento. Além dos clássicos granulados e escamas, o suplemento para peixes discos com alho Tropical D-Allio Plus Granulat tem vitaminas, um alto valor nutritivo e melhora o processo digestivo; um dos produtos estrela para esta espécie.

Também existem os potenciadores de cor de SERA, desenhados para destacar a cor intensa do acará-disco com completas fórmulas compostas por inúmeros ingredientes como a espirulina, o mexilhão de lábio verde, as ortigas, o alho, os espinafres e as cenouras. Com os produtos de qualidade de Tiendanimal os teus peixes estarão saudáveis e com um aspeto esplêndido.


Outros alimentos que comem os peixes

  • Alimentos frescos: carne de moluscos como os mexilhões, carne de coração de vitela. São congelados, crus ou cozidos e o seu fim é conservar as vitaminas para o teu peixe.
  • Bicho-da-farinha e tubifex: alimento vivo rico em proteínas.
  • Carne e peixe crus: muito apreciados pelos peixes. Aconselham-se as carnes brancas como o peru e o frango, o coração, o fígado; desaconselham-se as que têm demasiada gordura ou sangue. Deves cortá-la em cubos pequenos e finas lâminas.
  • Moluscos: ricos em proteínas e glicídios, com vitaminas e minerais como a vitamina C, o fósforo e o magnésio. São muito utilizados em aquário marinhos.
  • Ovos de peixe: ideais para peixes de tamanho pequeno.
  • Vegetais: crus, cozidos ou congelados. Podes utilizar pepino, espinafres, alface, batata e mais.
  • Daphnias, cyclops e gammarus: pequenos crustáceos que os peixes de aquário adoram.

Já sabes as diferentes opções de alimento que comem os peixes para encontrar o melhor em função da espécie. Aqui encontrarás outros artigos interessantes sobre estes animais.

Miriam Zazo

Veterinária Tiendanimal

« Anterior

O que comem os papagaios?

Como introduzir um gato novo em casa

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.