O meu peixe não quer comer

Dá-lhes algumas horas para se habituarem ao seu novo espaço e tenta outra vez dar-lhes um pouco de alimento. Se algum deles continuar sem comer, então precisas de refletir sobre o que pode estar a acontecer no aquário, algumas das perguntas que temos de fazer-nos são as seguintes:

  • A água está muito fria? Lembremos que se tivermos adquirido um peixe tropical, a temperatura do seu aquário deve ser de pelo menos 25 graus. E que, principalmente no inverno, os peixes se arrefecem e entram em um período letárgico. Tenta adquirir um termo-aquecedor e mantê-los nas áreas mais quentes da casa.
  • Recebe luz suficiente? A maioria dos peixes alimenta-se de dia e, com uma iluminação adequada, poderão ver-se mais vorazes e ativos.
  • Come sempre o mesmo? É recomendável oferecer uma alimentação variada aos nossos peixes, não somente pelo equilíbrio dos nutrientes na sua comida, mas também para que não se cansem de comer sempre o mesmo. Se não tiver oportunidade de adquirir alimento vivo, no mercado existem várias marcas comerciais que vendem alimento vivo congelado ou liofilizado; experimente variar um pouco a sua alimentação.
  • Tens feito suficientes trocas de água? Tenta trocar uma percentagem por água nova; existem espécies que precisam de mais trocas de água do que outras, como por exemplo, os discos ou os bettas.
  • Observas algo estranho no seu corpo? Se com o tempo perceberes algo estranho no corpo do peixe, como uma protuberância, uma zona com textura de algodão, pontos brancos etc., é muito provável que esteja doente e que tenhas que descobrir de qual doença se trata para poder dar-lhe o tratamento adequado.

Estas são algumas das perguntas sobre as quais podes refletir para chegar à raiz do problema, mas não são as únicas. Tenta ter em mãos um pouco mais de bibliografia para investigar e não deixes de observar o seu aspecto no geral. O fato de não querer comer pode ser somente o primeiro sintoma de alguma doença e irão aparecendo mais sintomas conforme ela vá avançando; detectá-los pode dar-nos mais dicas acerca de qual é exatamente o seu mal e, como consequência, podemos tratá-lo a tempo.

Azucena Gual. Bióloga aquática e criadora de peixes.

« Anterior

Os melhores brinquedos para aves

Parasitas externos em cães no inverno

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.