Como cuidar de um São-Bernardo?

Neste artigo aprenderás os cuidados e as caraterísticas do São-bernardo. Tudo o que precisas saber sobre a sua alimentação, higiene, brincadeiras, origem e caraterísticas desta raça. Porque este grandalhão, com essa cara de santo e aspeto de urso de peluche, irá roubar o teu coração desde o primeiro instante. Queres conhecê-lo melhor? Vamos partilhar tudo contigo!

Denominação:  São-bernardo
Procedência:  Alpes suíços/norte Itália 
Tamanho:  Gigante 
Expectativa de vida:  8-10 anos 
Peso:  60-90 kg 
Tipo de pelo:  Curto ou longo 
Caráter:  Tolerante, sociável, tranquilo
Cores:  Vermelho e branco, raiado e branco
Altura:  Macho: 71-88 cm                     Fêmea: 65-80 cm  
Classificação geral:  Raças de cães gigantes
Classificação AKC:  Grupo 3: cães de trabalho
Classificação segundo FCI:  Grupo 2: Cães tipo montanha e boiadeiro suíços Molossoides

Procedência desta antiga raça 

Na realidade, a história do São-bernardo é muito curiosa e se tiveres a sorte de partilhar a tua vida com um destes adoráveis cães, ficamos felizes em saber que tens interesse em aprender da sua origem e como oferecer ao teu cão os melhores cuidados:

Realmente o nascimento da raça é controverso e é um cão descendente do Mastim Alpino, que cruzou com raças como o Mastim tibetano ou o Dogue alemão.

Por volta do ano 1050, um monge chamado Bernardo de Menthon construiu uma hospedagem entre Suíça e Itália para os viajantes e peregrinos da zona. Como precisavam cães valentes, resistentes às más condições climáticas que serviam para proteger o lugar, começaram a criar exemplares desta raça.

Os monges, ao ver a destreza que tinham estes cães para orientar-se, além do seu bom olfato, começaram a utilizá-los para acompanhá-los no auxílio de todos os que precisavam da sua ajuda e finalmente serviram tanto para viajantes como para resgate.

Como é o caráter do São-bernardo? 

Tanto se gostavas de adotar um destes extraordinários cães ou se já tens um em casa, é importante conhecer e entender o seu caráter:

Apesar de que no início pode impor pelo seu tamanho, pronto perceberás que é um cão extremamente bom e carinhoso. 

O São-bernardo é consciente da sua corpulência e ficarias surpreso ao ver o quão cuidadoso pode ser, especialmente com as crianças, com quem tem uma relação muito especial e conectará desde o início. 

Devido a que os seus antepassados se dedicavam à guarda, será um fiel protetor da sua casa e defenderá a sua família sempre que achar necessário.

Algo especial que tem o São-bernardo é que ama acima de tudo a sua família e adora fazer parte dela, assim como partilhar todo o tipo de atividades, não consentirá ficar em casa!

Como já sabes, é uma raça que pode atingir um peso mais do que considerável, por isso o primeiro e melhor conselho que podemos partilhar contigo é que seja educado de forma adequada desde pequeno para que seja fácil lidar com ele quando for adulto, já que é um animal com muita força.


Quais cuidados devo proporcionar ao meu São-bernardo?  

Desde o primeiro momento que o nosso cachorro chegar a casa deve habituar-se com a rotina de higiene para evitar problemas no futuro.

Com relação ao pelo, há duas variedades: pelo curto e pelo longo. Os de pelo curto, têm uma pelagem mais lisa e densa. Por outro lado, os de pelo comprido têm uma melena mais ondulada.

Recomenda-se escovar umas três vezes por semana para uma correta manutenção da pelagem e deves saber que tem duas mudas por ano, em outono e primavera.


Manter o teu cão saudável e com vitalidade 

O São-bernardo é um cão enorme e se adapta tanto no campo como na cidade, mas pelo seu tamanho é um animal que será mais feliz em uma casa grande, já que precisa de suficiente espaço para movimentar-se com liberdade. 

Também é bom saber que gosta de ficar relaxado e adora ficar muito tempo deitado do lado da sua família.

É um cão que para ser saudável e não ganhar muitos quilinhos deve manter-se em forma, pois com o excesso de peso surgem problemas de saúde.

Quais são as doenças mais comuns no São-bernardo? 

No gera, esta raça é bastante saudável apesar do seu grande tamanho. 

Como acontece com outras raças gigantes, uma das patologias mais comuns é a dilatação-torção gástrica, e para preveni-la é recomendado colocar o alimento em um espaço alto e evitar que realize exercício logo após ter comido. 

Também costumam ter problemas de displasia de anca, que é um dos defeitos congénitos mais comuns nas raças grandes. Neste caso, o teu veterinário indicará todas as pautas a seguir, mas é importante manter o peso adequado, assim como realizar exercício para retardar o problema. 

Por outro lado, é bastante comum a doença cardíaca, com sintomas como debilidade repentina, falta de ar e síncopes. 

Quais são os melhores brinquedos para o meu São-bernardo? 

Este cão adora brincar e gosta de estar sempre entretido com alguma coisa. Há inúmeros brinquedos e podes encontrar uma enorme quantidade no nosso catálogo de Tiendanimal, mas aqui vamos falar dos mais populares:

Os brinquedos da gama Kong Extreme serão o suficientemente duros e resistentes como para suportar a sua força:


Se quiseres estimular o seu olfato podes oferecer um que possas encher com prémios, pasta ou patê:


E como sempre falamos, é muito saudável que os nossos animais de companhia se exercitem, e para isso não há nada melhor que os Frisbees.

O que come o São-bernardo e qual é a melhor alimentação para esta raça? 

As raças grandes e gigantes têm um crescimento mais lento que as outras, e por este motivo devem ser alimentadas com uma ração de altíssima qualidade até os 24 meses.

É um cão com muita fome e precisará ser alimentado com uma ração com ingredientes de primeira qualidade para ter uma saúde de ferro, assim como para manter a pele e o pelo em perfeitas condições.


Finalmente, é importante manter a sua boca saudável, portanto o ideal é ter uma rotina de higiene desde cachorro.

Um bom conselho é escovar os dentes e usar produtos específicos.


Sabemos que agora estás mais preparado para começar a aventura com o teu novo melhor amigo. Na nossa loja online Tiendanimal encontrarás uma ampla variedade de produtos para manter o teu cão saudável e feliz.E se quiseres saber mais sobre os animais de companhia, não te esqueças de visitar o nosso blog. Por exemplo, queres saber como fazer com que o teu cão não ladre?

« Anterior

O momento de dizer adeus ao nosso animal de estimação

Guloseimas nutritivas para aves

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.