Agapornis: há diferenças entre fischer e personata?

Os agapornis são uma das aves exóticas com maior presença em casas de todo o mundo, mas sabe apontar as diferenças entre fischer e personata? Estes pequenos pássaros ganharam o carinho de todos com a sua vivacidade e simpatia. Vamos contar-lhe as diferenças entre o fischer e o personata.

Em linhas gerais, podemos distinguir três tipos de agapornis: agapornis fischer, agapornis personata e agapornis roseicollis. Mas vamos concentrar as diferenças no agapornis fischer e no personata. Claro que isto levanta uma questão… como se diferencia uma espécie de outra?

Diferenças entre fischer e personata

Embora todos sejam agapornis e todos partilhem o caráter alegre há características que o vão ajudar a diferenciá-los. Na verdade, os traços que evidenciam a diferença que existe entre agapornis fischer e personata são essencialmente físicos. Continue a ler para conhecer mais cada espécie.

Agapornis fischer

Saiba que estes papagaios têm o nome do explorador Gustav Fischer, o seu descobridor. Destacam-se não só por serem muito ágeis, mas também pelo seu sonido forte e agudo. Mas qual é a sua principal característica distintiva? O seu anel ocular. Nos agapornis fischer este anel que rodeia os seus olhos não tem penas e é de cor branca.

Além disso, a plumagem dos agapornis fischer é de cor verde intenso nas costas, asas e peito. A parte superior da cabeça é verde-oliva, enquanto que o seu rosto é laranja intenso combinado com um amarelo vivo que desce pelo seu pescoço. E a sua cauda? Repare que existem algumas notas de azul.

Agapornis personata

Os agapornis personata são a variedade mais atrativa de todas. São conhecidos como cabeças negras, já que a plumagem da sua cabeça é de tons negro e castanho. E o seu anel ocular? É branco, o que faz com que pareça que está a usar uma máscara no rosto.

Em relação ao corpo, podem tê-lo de cor verde combinada com amarelo e um bico vermelho. Ou tê-lo de cor azul e peito branco. Mas o que mais os diferencia dos seus parentes agapornis fischer? Apesar de serem capazes de emitir sons muito intensos, o caráter dos agapornis personata é muito mais calmo.

Agapornis fischer e agapornis personata… Unidos?

É verdade que os agapornis vivem muito melhor acompanhados nas suas gaiolas. Mas podem se juntar diferentes tipos de agapornis na mesma gaiola? A verdade é que as pequenas diferenças de caráter entre si e o fato de que as crias híbridas resultantes de uma possível reprodução seriam estéreis deixam claro que é melhor juntá-los unicamente com os da sua espécie.

Por exemplo, os agapornis fischer são a raça mais sociável. No entanto, também são a raça mais pequena, mais tímida e com menor força do que a roseicollis e a personata.

No entanto, juntar fischer e roseicolli, levando em conta o caráter mais territorial dos roseicolli, inicialmente poderiam resultar numa convivência pacífica, mas com o tempo poderia levar a uma luta territorial entre eles que deixaria em mau estado um agapornis fischer.

Em alguns casos, pode desenvolver-se um vínculo entre o roseicollis e o fischer. Infelizmente, a reprodução resultante desta união seria híbrida e nenhuma delas seria fértil, por isso esta união não é recomendada.

No entanto, há um período de tempo em que poderiam viver juntos agapornis de diferentes tipos. Na verdade, os agapornis não desenvolvem o seu caráter territorial até aproximadamente os três meses. Pelo que se poderiam juntar crias de diferentes tipos na mesma gaiola durante esse espaço de tempo. E agora que conhece um pouco melhor as diferenças entre fischer e personata… qual destes agapornis é o seu favorito?

« Anterior

10 curiosidades sobre o agaporni

Como cuidar de uma catatua ninfa?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.